Espiritualidade e ciência andam juntos para trazer realização na vida

Aukland, Nova Zelândia

5 de abril de 2010

(continuação)

P. Como lidar com pessoas que pensam que estão certas o tempo todo?

Sri Sri: Elas podem estar dizendo isto mas elas percebem quando deram o passo errado. Elas não podem explicar porque tomaram o caminho errado, mas elas o sabem. Elas não tem coragem de admitir que erram. Então tenha compaixão daqueles que dizem que estão certos o tempo todo.

P. Qual o propósito da vida?

Sri Sri: Aquele que sabe, não lhe dirá e quem quer que lhe diga, não o sabe. É uma questão muito importante. Mantenha-a consigo mesmo. Você deve continuar perguntando a si mesmo. Esta questão retirará toda a teia a sua volta, e o manterá na direção do que você quer e onde você quer ir.

P. Como não há datas no calendário Maya após 2012, o que acontecerá? Há algum perigo para a civilização humana?

P. Sri Sri: Não, o mundo vai continuar do jeito que é. Se tornará até melhor. Haverá um salto na consciência das pessoas. Haverá mais compaixão e valores humanos e todo o consumismo irá pra o segundo plano. É isto que eu penso.

P. A espiritualidade é realmente relacionada com a ciência?

Sri Sri: Sim, espiritualidade  é dizer: ‘quem eu sou?’ e ciência é dizer: ‘o que é isto?’ A análise objetiva é ciência e o entendimento subjetivo é espiritualidade. E eles andam de mãos dadas. No Leste eles nunca ficaram em conflito. No Bhagvat geeta, diz – Gyan Vigyana triptatma, que significa você deve se satisfazer através de conhecimento subjetivo e científico. Você só encontrará realização com ciência e espiritualidade juntos.

P. Quem é você e qual sua missão?

Sri Sri: Eu lhe devolvo a pergunta. E esta é a minha missão: fazer esta pergunta de volta a você. Quem é você? Quando você se pergunta quem você é, a jornada começa. A jornada espiritual apenas começa com estas duas perguntas. Fazer outras perguntas é fútil. Você se pergunta: ‘quem sou eu?’ e ‘o que eu quero da minha vida?’

P. Minha mente fica conflita entre o mundo espiritual e o mundo material. Como superar isto?

Sri Sri: Não há tal conflito. Você deve equilibrar sua vida. Alguns exercícios respiratórios e ioga lhe ajudarão. Junto com isto algum serviço voluntário – que nós chamamos de seva na Índia. Nós ganhamos e então gastamos conosco mesmo. Não é bom dar ao menos 3 a 5% do nosso ganho para aqueles que têm necessidade? Há 300 milhões de crianças no mundo que precisam de educação. Você também pode participar deste projeto. Um dia por mês, reserve seu tempo pra ajudar a limpar o meio ambiente. Fortaleça os programas de meio ambiente e serviços voluntários.

P. O que faz com que tantas pessoas tenham depressão?

P. Sri Sri: E só nós ficarmos pensando sobre nós mesmos o tempo todo que nós ficamos deprimidos. Você deve pensar no que você pode fazer, em como você pode contribuir para o mundo.

Nós todos devemos trabalhar para termos um sociedade saudável, livre de estresse, violência, drogas e álcool. Uma sociedade livre de violência, um corpo livre de doenças, uma mente livre de confusão, um intelecto livre de inibição, uma memória livre de trauma e uma alma livre de tristeza é o direito no nascimento de qualquer individuo e é o que eu tenho dito por todo o mundo. Nós somos todos uma única família; nós pertencemos a uma família.

P. Meditação é se concentrar em algum ponto?
Sri Sri: Definitivamente não!

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário