A vida é uma jornada onde você transforma uma pergunta em questionamento

Aukland, Nova Zelândia

5 de abril de 2010

A vida nos é dada como um presente, um presente encantador, mas nós raramente o abrimos.

É tudo questão de nós nos abrirmos e ficarmos abertos. A vida é um presente embrulhado em papel dourado, que está esperando que cada um de nós o abra.

E como estão todos hoje?

Nós precisamos ter uma atmosfera informal para saber algo sobre nós mesmos e alguma sabedoria profunda.

Atmosfera formal não é útil para o conhecimento. Então, vamos tirar um momento para cumprimentar a pessoa ao seu lado, cumprimente-os e diga-lhes o que quiser: ‘Olá, como vai você… eu pertenço a você…’

Agora eu tenho uma pergunta: você realmente cumprimentou a pessoa ao seu lado ou foi apenas formalidade?

Na maior parte do tempo nós trocamos gentilezas sem termos intenção verdadeira.

Não é assim? A maior parte das gentilezas e conversações são no nível superficial. É quase como a aeromoça dizendo: ‘tenha um bom dia!’

As mesmas palavras quando a sua avó lhe diz, carregam alguma energia, algumas vibrações e alguma presença. A vida fica muito seca e o mundo desencantado se nós nos relacionamos com todos a nossa volta no nível superficial de ‘oi’ e ‘olá’ o tempo todo.

Na próxima década o maior desafio para o mundo será a depressão mental. Pertencimento pode criar uma melhor atmosfera e meio ambiente a nossa volta. Depende de nós criarmos este meio ambiente.

Sentir-se em casa, onde quer que você esteja e com quer que você esteja é o que eu chamaria de uma verdadeira evolução dos seres humanos.

Para tal, nós precisamos olhar para nós mesmos. Apenas uma olhada dentro de nós mesmos para sabermos o que é que nos incomoda e nos impede de conectar com todos a nossa volta.

Você sabe que um bebê sorri 400 vezes por dia, um adolescente 17 vezes e um adulto pouco sorri. Nós não sorrimos do nosso coração, o que está errado conosco? É o estresse e a tensão que nós carregamos? Não podemos todos sonharmos com um mundo livre de estresse e violência? Você gostaria de sonhar comigo desta vez? Podemos ter uma sociedade sem estresse e nós mesmo nos liberarmos do estresse. Primeiro nós precisamos ter o sonho, a visão e depois trabalhar para realizá-la.

(o resto das palavras de Sri Sri ditas antes do começo da sessão de perguntas e respostas estará no próximo texto)

P. Eu vejo várias pessoas a minha volta e eu não sei porque elas vieram aqui. Mesmo eu estou sentado aqui e não tenho idéia porque estou aqui. Isto será o vazio dentro de mim?

Sri Sri: Isto é mais um questionamento do que uma pergunta. Eu deixo este questionamento para você. A vida deveria ser cheia de questionamentos e é bom questionar. Todo questionamento não é nada além de uma pergunta procurando por uma resposta. A vida é uma jornada onde você transforma uma pergunta em questionamento.

P. A espiritualidade necessariamente leva à paz interior e à felicidade?

Sri Sri: Definitivamente a espiritualidade é para paz. Paz, felicidade, alegria e compaixão – todas estas virtudes são qualidades do espírito. Não há uma única pessoa no planeta que não seja um buscador espiritual. Sabe por quê? Porque todos procuram paz, amor e felicidades e isto é o que o espírito é.

Na Índia, nós dizemos Satyam Shivam Sundaram. Satyam – verdade, Shivam – Divino e Sundaram – beleza. O divino é belo e o divino é a verdade. Então, onde você vir beleza, por trás haverá consciência de onde vem todo o universo.

Você ouviu falar na Teoria das Cordas em Física? Se você estudar física quântica, você achará que está estudando Vedanta – a sabedoria antiga. As duas são exatamente a mesma coisa.

P. O que fez Deus viver? Quando você começou a acreditar em Deus. Você viu Deus? Como é Deus?

Sri Sri: Esta mesma pergunta foi feita por uma menino de oito ou nove anos ao seu pai, há 10.000 anos.

O menino para o pai: ‘O que é Deus e como Ele é?’

O pai o pegou pela mão e o levou para fora de casa, e perguntou-lhe o que existia no lugar da casa, antes dela ser construída.

O menino disse: ‘espaço’

Pai: ‘Onde a casa foi construída?’

Menino: ‘espaço’

Pai: ‘o que existe e o que existirá quando a casa for demolida?’

Menino: ‘espaço’

Pai: ‘Isto é Deus’

Deus não é uma pessoa sentada em algum lugar. Ele é desenhado assim nas pinturas apenas. Deus é amor, Deus é o espaço onde tudo existe, do qual tudo veio e onde tudo se dissolve. Deus é o espaço, alegria e amor, que a tudo permeia. O espaço a sua volta não é espaço morto. É cheio de energia e inteligência. Esta energia é inteligência é a divindade. Está em todo lugar – dentro e fora de você. A maior parte das culturas nativas tem o mesmo conceito. Eles dizem que Deus está nas montanhas, nos rios, nas flores, nas árvores, nos animais e nos seres humanos. Deus é amor. Você pode sentir mas não pode ver. Você experimenta esta energia enorme quando você faz meditação profunda.

P. Sua Santidade, como eu posso me concentrar com a quantidade de trabalho que tenho? Tem momentos que eu fico tão aborrecido e perturbado pelas reclamações dos clientes, especialmente aquelas que são completamente inverídicas.

Sri Sri: Reclamações são opiniões. Ouça-as cuidadosamente, e se houver algo de bom nelas, aproveite. Se for uma opinião tendenciosa, sorria dela. Está é a minha política. Você pode ficar com algo. Eu sugiro que você receba critica com a mente aberta, e também faça crítica com a mente aberta. Você nunca deve ser tímido em relação à critica.

O que é ótimo é quando você consegue sorrir das reclamações. Isto significa que você conseguiu alguma coisa.

P. O homem cria riqueza e segurança ou insegurança?

Sri Sri: Riqueza é o meio, mas se se transformar no objetivo, leva à insegurança.

P. Como você pode aprender a fazer julgamentos claros e honestos? Porque os seres iluminados ainda mantém uma personalidade após a iluminação?

Sri Sri: Personalidade é o que as pessoas percebem. A jornada da vida é de ser alguém até virar ninguém, e de ser ninguém até ser parte de todos. Se alguém fica preso com a idéia de personalidade, há menos espaço para eles crescerem.

Tudo está mudando. As pessoas mudam, suas idéias mudam. Vamos aceitar este fato básico. Então, se você julgou, então até seu julgamento pode mudar.

P. Como se desenvolve poderes intuitivos para quando se tomar uma decisão?

Sri Sri: O poder intuitivo é como um sensação, e para se ter intuições claras, você deve meditar.

Sem meditação sua intuição será vaga, ela não será intuição.

(a próxima parte será apresentada no próximo texto)

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s