Sua sorte aumenta quando você faz serviço voluntário

Rishikesh, Índia

14 de março de 2010

P. Além da alegria que temos quando fazemos serviço voluntário, há algo mais que recebemos?

Sri Sri: Você recebe o que se chama de boa sorte. Fazer trabalho voluntário aumenta sua sorte. Mas fazer trabalho voluntário para ter mais sorte seria trapaça. Você faz trabalho voluntário porque você não poderia viver sem fazê-lo.

Faça o que estiver na sua capacidade.

P. Eu sempre falo com você no meu coração. Como eu confirmo que minhas palavras chegaram até você?

Sri Sri: Meu trabalho não é confirmar para você, mas deixá-lo inquieto para obter mais conhecimento elevado. Nesta inquietude, você fica mais conscientizado.

P. Eu não consigo pensar em me afastar da Arte de Viver. Isto é apego ou inquietude da alma?

Sri Sri: Uma vez que você tenha aprendido uma língua e começado a conversar nela, você não se esquecerá mais dela. Da mesma forma, uma vez você tendo adquirido conhecimento, não há como perdê-lo. Ele se solidifica em você.

Os antigos da Índia eram tão inteligentes que eles mantiveram Laxmi (deusa da riqueza) em lótus, e Saraswati (deusa do conhecimento) em pedra. Lótus não se mantém estável  na superfície da água e se move quando a água move. Mas a pedra e sólida e estável. Uma vez você tendo o conhecimento, ele fica sendo parte de você, não apenas para esta vida, mas também para as outras vidas que virão.

P. Para se aprofundar mais na espiritualidade é necessário religião?

Sri Sri: Religião é diferente de comunismo. Ser religioso significa ter compaixão, honestidade e não tratar os outros como não se quer ser tratado.

P. Eu tenho medo de você me deixar. O que posso fazer?

Sri Sri: Quando a Terra, ar, sol, estrelas não podem deixá-lo, como eu posso fazer isto?!

P. O tempo e a mente estão relacionados?

Sri Sri: Você deve ler o livro “Celebrando silêncio”  ou “Uma nota íntima  para o buscador sincero”.

P. Como eu sei que adquiri conhecimento?

Sri Sri: Como você sabe se tem alguma dor no seu corpo? Como você sabe se você ama a alguém? Como você sabe se está sentindo medo? É de dentro. Da mesma forma você saberá. Quando você tem conhecimento,  alegria, felicidade, limpeza, doçura, sinceridade, integridade, tudo se reflete por si mesmo.

P. Como deve ser a relação do discípulo com o mestre?

Sri Sri: Qual a relação que você quer ter consigo mesmo? Uma relação na qual você é natural e sem nenhuma hesitação.

P. Qual a diferença entre descanso e preguiça?

Sri Sri: O que você obtém depois de trabalhar é descanso. Ao não fazer nada e ficar deitado não é descanso. Você fica num estado inquieto.

P. Momento presente é inevitável. A despeito deste conhecimento, a mente oscila entre o passado e o presente. O que fazer?

Sri Sri: Está melhor agora do que era antes? Uma vez que você está aqui, continuará a melhorar.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri


Deixe um comentário

