Não há alegria que o desapego não possa lhe dar

10 de março de 2010

Rishikesh, Índia

P. Como se libertar do ciúme e do ego?

Sri Sri: O antídoto para o ciúme é o conhecimento que todo mundo irá morrer. Você e a pessoa de quem você tem ciúme irão morrer. Pode haver uma pequena diferença no tempo, mas isto irá acontecer.

Se o ego o incomoda, então fique com ele e pense que foi Deus que o deu para você. Você se perturba pensando que ele é seu? É outro grande problema livrar-se do ego. Ser natural é um antídoto do ego. Você pode fazer uma experiência. Faça algo tolo na frente de dez pessoas e aceite seu erro. Poucas pessoas irão dizer algo, e seu ego irá embora. Se ainda o incomodar, você deve simplesmente pensar que foi Deus que lhe deu seu ego por alguma razão. Não fique muito preso a isto.

P. Se nós somos desapaixonados na vida, nós não teremos ambição na vida. Até que ponto isto é verdade?

Sri Sri: Eu não uso muito a palavra desapaixonamento porque ela tem sido distorcida. Eu tenho visto pessoas ditas desapaixonadas que não tem brilho ou felicidade em seus rostos. Desapaixonamento significa ausência de qualquer tipo de desejo febril, mas existe alegria. Adi Shankaracharya disse belamente que não há alegria que o desapaixonamento não possa lhe dar. Desapaixonamento significa – você não corre atrás da alegria, mas você é alegre a partir de dentro.

P. Eu sou um professor da Arte de Viver. Como eu sinto que trabalhei o suficiente? Eu sempre sinto que poderia fazer mais pela sociedade.

Sri Sri: Os pais nunca sentem que deram o suficiente para seus filhos, especialmente para as filhas. A natureza do amor é assim. Seja o que for que você faz por amor, você sente que não fez o suficiente. Saiba que há algo faltando se você sentir que não fez o suficiente. É uma manifestação de amor que faz você sentir que pode fazer mais. O amor é contínuo e nunca se acaba.

P. É importante se casar? Como eu sei se a pessoa é certa pra mim ou não?

Sri Sri: Você deve decidir se você quer se casar ou não. Isto é algo que nem seus pais nem seu Guru deve decidir. Com quem, deve ser você que decide também. Isto inclui a decisão de ambos: sua e da pessoa com quem você quer se casar. O que eu digo nestes casos é: “a escolha é sua, as bênçãos são minhas.”

P. Qual e o objetivo da vida? Se a alma é eterna, então para que serve a vida?

Sri Sri: Para saber isto você deve fazer uma lista de quais não são os objetivos da vida.

Estar triste e fazer os outros tristes não é o objetivo da vida. Apenas comer, beber e dormir não é o objetivo da sua vida. Apesar de nós precisarmos fazer tudo isto para viver, mas isto não é a vida.

P. Você acha que é justo haver uma reserva de 33% para as mulheres?

Sri Sri: Na minha opinião é melhor ter 50% de reserva para as mulheres. Nós devemos ter números iguais de mulheres e homens na sociedade também. Assim o equilíbrio é mantido. O desequilíbrio fará crescer o crime na sociedade. Então a proporção tem que ser a mesma. Esta é a lei da natureza e nós devemos segui-la.

É melhor ter 50% de mulheres no parlamento, mas 33% é bom para começar.

P. O que é paz interior?

Sri Sri: O estado sem pensamento, paz e alegria que você sente após Sudarshan Kriya é paz interior.

P. O que é iluminação?

Sri Sri: O livro “Celebrando o silêncio” tem pequenos excertos sobre vários tópicos. Você o lê e depois nós discutimos sobre isto.

P. O que fazer com pensamentos negativos?

Sri Sri: É ok ter pensamentos negativos de tempos em tempos. Quando você acha que um pensamento negativo não pode nunca surgir, você o encoraja. Aceite mesmo o mais negativo pensamento que vier. Então você descobrirá que ele não está mais lá. É uma energia que se apagou.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s