O conhecimento espiritual e o conhecimento prático caminham juntos.

Rishikesh, India

8 de março de 2010

P: Quem é Shiva?

Sri Sri Ravi Shankar: Devíamos perguntar o que não é Shiva. O mundo todo está preenchido de Shiva. Shiva, cujo corpo está no universo inteiro. Era muito difícil para a comunidade de artistas retratar Shiva em quadros porque Shiva está além da imaginação. Por esta razão, foi dada a Shiva a cor azul. O azul significa o infinito que permeia tudo, o qual não tem limites. Não tem forma. Nos vedas (antigas Escrituras Indianas), o conhecimento não tem forma. Mas se infiltra em toda e qualquer partícula do universo.

O “Saam sada shiv” – o “Shiv tattva” inclui tanto Shiva quanto Shakti (a energia masculina e feminina). Parvati não é diferente de Shiva. Parvati é quem nasce da celebração. A celebração não pode existir sem o “Shiv tattva”. É impossível separar Shiva de Shakti, nem mesmo por um segundo. Se Shiva está em todo lugar, como Shakti vai estar além de seu alcance? Os puranas incluem várias histórias de Shiva com a visão de que até mesmo uma criança poderia entender algo neste tattva. Todos vivenciam três estados de consciência: a vigília, o sonho e o sono. O quarto estado, o qual tem o nome de “turia” e que você vivencia em profunda meditação, é Shiva. Quando você experimenta esse estado, a inocência floresce. E sem inocência, você não consegue assimilar este tattva. Deste modo, ele é chamado de Bholenath.

P: O que é a inocência? O que nos tira a inocência?

Sri Sri Ravi Shankar: Quanto à inocência, você teria que saber que não há outra coisa.

P: Qual o significado da história do veneno que fica preso na garganta de Shivji?

Sri Sri Ravi Shankar: Tem um profundo significado. O veneno se espalha com a fala. A mente torna-se agitada com a fala. Todos os distúrbios acontecem por causa das palavras duras e da falta do conhecimento certo. Shivji é também chamado de neelkanth, que significa que quando Mahadev toma o veneno, ele não atinge seu corpo todo. Quando há uma luta entre pensamentos bons e maus, um veneno é gerado. Shiva tattva tem o poder de segurar este veneno. Mesmo que você tenha que criticar, faça-o somente pela boca, e não pelo coração. Quando você o faz pelo coração, isso o prejudica. Quando isso é feito da boca para fora, alguém na sociedade se beneficia com isso. Você não pode ter uma fala mansa o tempo todo. Isso seria trair você mesmo e aos outros também. Você tem que misturar-se às pessoas. Mas isso não deve ser do nível do seu coração. Mesmo quando Shiva se irrita, isso não vem de dentro. A mesma paz está lá dentro. É como as crianças que se irritam com a mãe. Em nenhum momento eles retém seu sorriso. Isto é inocência. São os crescidos que se apegam em lutas por longo tempo.

P: O que faz uma criança aprender palavrões?

Sri Sri Ravi Shankar: Toda criança nasce inocente. Mas eles aprendem palavrões no meio em que vivem. No início, eles somente imitam seus pais ou as pessoas que os cercam. Mas então isso se torna um hábito. O que você der, volta para você. Isso somente estraga sua mente.

P: Qual o significado do tridente de Shiva?

Sri Sri Ravi Shankar: Segurar o tridente significa que Shiva está acima dos três estados: da vigília, do sonho e do sono. Mas que leva todos estes três estados consigo.

P: A distância física é um obstáculo quando estamos íntimos de alguém?

Sri Sri Ravi Shankar: Não existem distâncias para a mente. Quando você se conecta com os sentimentos, todas as distâncias somem. Se não existem sentimentos, então você não sentirá a conexão nem se sentar ao lado desta pessoa. Isso vale para Deus, para o Divino e para todas as relações. Quando esta conexão é estabelecida com o universo, você vivencia o Shiv tattva.

P: Como podemos ver Shiva em tudo e em todos?

Sri Sri Ravi Shankar: “Shiva está em todo lugar” é verdade espiritual, a outra coisa é o conhecimento prático. Ambos devem ser consideradas juntos. Aquele que se prender a comportamentos sociais, não obterá nada. O mesmo vale para aquele que estiver muito ligado ao conceito de meditação e espiritualidade.

Se um ladrão entra em sua casa, você não pode deixá-lo fazer o que quiser se considera-lo na forma de Shiva. (brinca) Então deixe Shiva na forma de polícia cuidar dessa forma de Shiva.

Você não pode justificar o uso de drogas ou álcool dizendo que Shiva está presente neles também. Nosso corpo é feito de tal forma que se você aumentar sua consciência e seu prana (sua força vital), você experimenta a divindade. E se você diminui-los, você experimenta a inércia. Onde existir prana, existe a verdadeira beleza, ou Shiva.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s