Quando o mundo todo celebra, toda a natureza celebra sua diversidade

Igreja do Pacífico

Princeville, Kauai, Havaí

8 de abril de 2010  19:15 hs

A audiência fez ao Sri Sri perguntas sobre amor, autorealização, deixar ir,  paz e propósito da vida

Sri Sri: Devemos começar deixando ir todos os tópicos?

Quando éramos bebês, quando éramos muito jovens, nós nos comunicávamos sem palavras. Um olhar podia transmitir nosso coração e alma. Algumas pessoas podem falar de amor e mesmo assim você nada sente. Mas um olhar de um bebê e você recebe toda a mensagem.

Se alguém está com raiva, irritado, você consegue sentir. O sorriso deles não vêm dos olhos. A presença pode transmitir muito. A presença fala, mas nós fazemos muito pouco para limpar nossa presença. Nós precisamos meditar e relaxar. Permitindo que a mente se expanda, nós perdemos toda a negatividade.

Quando nós estamos estressados, nós nos sentimos restringidos e esmagados. Na felicidade nossa consciência se expande. Quando estamos felizes, há algo profundo dentro de nós que se expande. Vale a pena saber esse fato; que a consciência se expande, pulsa, quando estamos felizes.

Então, quem é você? Mente, corpo ou emoção?

Isto muda o tempo todo. A mente muda, o corpo muda e as emoções mudam. Mas há algo que não muda, que é você. É muito simples. É tão simples. Você não precisa ir a lugar nenhum.

Para meditar, há três regras de ouro. Quando você se sentar para meditar, pelos primeiros quinze minutos, diga a si mesmo: “eu não quero nada” – se você quiser iluminação, você não conseguirá. Diga a si mesmo: “eu não faço nada” – qualquer pensamento, apenas dê-lhe um abraço e ele desaparecerá, eles não ficam. Então diga a si mesmo: “eu não sou nada” –mesmo que eu pense que sou rico, eu não sou. Se eu penso que eu sou pobre, eu não sou. Você tem apenas três princípios chaves, simplesmente deixe ir.

Sri Sri lidera o público a 20

minutos de meditação guiada

Kauai (uma ilha no Havaí) é um ótimo lugar para se sentar e deixar ir. Há oceanos e montanhas. O espírito é elevado; na natureza, o espírito se eleva e é celebrado. Quando o coração se eleva, a natureza se transforma numa montanha.

“Parva”, uma palavra em sânscrito, significa tanto montanha quanto celebração. A água celebra e se transforma em chuva. Quando o mundo todo celebra, toda a natureza celebra a sua diversidade. É muito necessário preservar está natureza.

Quantas pessoas nesta audiência são fazendeiros? Nas fazendas, plantar colheitas múltiplas durante o ano é o mais benéfico. Na Índia, nós plantamos três safras por ano de tal forma a não esgotar o solo. Não apenas plante milho, mas também outros vegetais. Safras múltiplas dão mais rendimentos e são mais saborosas.

Eu vou compartilhar minha experiência com alimentos GM (geneticamente modificados). Os propositores de alimentos GM foram a 5.000 vilarejos na Índia. As pessoas aderiram aos alimentos GM porque são muito lucrativos economicamente. No primeiro ano, eles deram boas safras e as pessoas ficaram impressionadas. Eles multiplicaram várias vezes o ganho que teriam. Os alimentos GM destruíram tanto o solo quanto o meio ambiente. Grande número de pessoas das comunidades agrícolas cometeram suicídio. A Fundação Arte de Viver trabalhou em vários vilarejos, ajudando as pessoas a se recuperarem da depressão, trauma e de tendências suicidas.

Eu não sou contra alimentos GM mas antes de fazerem uma distribuição em massa, nós devemos estudar os efeitos no solo, nas outras plantas e no meio ambiente. Nós temos que preservar a natureza, a beleza e as sementes nativas. Ainda é um grande desafio superar este incidente; o gado que comeu as folhas de algodão GM, morreu. Foi um incidente muito trágico.

Recentemente, o governo da Índia quis introduzir sementes GM em outros vilarejos. A Arte de Viver se uniu aos moradores e educou o governo e os fazendeiros. O governo reconsiderou o plano.

Foi um sucesso.

P. No Sri Lanka estão dando produtos químicos para os fazendeiros que não sabem ler. Os fazendeiros não sabem quão tóxicos os produtos são. Eles podem ter câncer só por tocá-los. Nações desenvolvidas proibiram os produtos químicos. Os fazendeiros precisam ser educados.

Sri Sri: Isto é exatamente o que estamos fazendo. Nós temos 65.000 jovens voluntários que estão trabalhando em várias áreas da Índia e em partes da África. Sim, nos Estados Unidos e Europa proibiram o DDT. Ele é enviado a países do terceiro mundo onde pensam que o DDT é bom porque mata insetos. Esta educação é necessária.

Da mesma forma que nós preservamos sementes, nos temos que preservar nossa mente, mantendo-a calma e agradável. Ativistas são muito agitados. A mente fica contrariada e por isso os projetos não evoluem. Algumas pessoas são felizes e pacíficas e não fazem nada. Também não é o jeito certo. Nós temos que preservar a mente através da prática de meditação e respiração e ajudar o meio ambiente.

Toda alma tem cinco camadas em volta.

A primeira é o meio ambiente. A segunda é a Prana ou energia. Prana e a força da vida. A terceira é a força da mente. A quarta é a intuição. E a quinta é bem-aventurança e nós somos naturalmente bem aventurados.

Logo nós estamos ativamente boiando num oceano de Prana. Prana é a força de vida, nosso corpo é como concha.

P. Qual é a fonte da felicidade?

Sri Sri: Qual é a fonte do espaço? Ele está em todos os lugares. Espaço é um elemento. Felicidade tem uma fonte, é a nossa natureza. Quando um bebê está triste, ele sempre tem uma razão para sua tristeza. Com esta razão há sempre um jeito para eliminar a tristeza. Mas um bebê é feliz sem nenhuma razão. Você pode ser feliz sem nenhuma razão em particular. Há sempre um jeito de eliminar tristeza. Bem-aventurança, alegria, felicidade é nossa natureza quando você não tem nenhuma razão para ser infeliz. Infelizmente as pessoas sempre procuram por uma razão para ser infeliz.

P. Arte de Viver trabalha com tribos de índios americanos?

Sri Sri: Nós temos trabalhando com índios americanos no Canadá, mas não nos Estados Unidos. Nós gostaríamos muito de fazer algum trabalho aqui. Há muito alcoolismo nesta comunidade.

P. A vida tem uma natureza dual. Como sentir unidade nesta dualidade?

Sri Sri: Como a maré alta e maré baixa, que vai e vem, mas o oceano continua. Como era há cinco, dez, quinze anos? Nós tivemos altos e baixo. Veio e foi. Olhando para trás no tempo, você ganha força. “Isto passará.”

P. 90% das pessoas não tem água limpa, comida suficiente nem esperança. O que pode uma simples pessoas fazer?

Sri Sri: Em alguns vilarejos onde há água suja, os filtros de água operam com eletricidade. Algumas pessoas vieram me ver há dois ou três anos sobre este problema. Os filtros de água são caros e metade dos vilarejos não tem acesso a eletricidade (na Índia). Então, os moradores não podiam usá-los. Eles inventaram o filtro de água. Custa apenas $10 por um ano. Pode-se filtrar quanta água se quiser. Água muito suja atravessa o filtro e sai limpa. E custa apenas $10 para trocar todo ano. Isto é uma importante descoberta. 90% de todas as doenças surgem na água. Quando se bebe água boa, há uma mudança. Basta um filtro para filtrar água e se obter água pura.

P. Compartilhe seu pensamento sobre super população.

Sri Sri: Em algumas partes do mundo há super população e em algumas partes a população está encolhendo. Definitivamente é bom ter planejamento familiar.

P. O que você pensa sobre 2012?

Sri Sri: Deixe-me lembrá-lo de 1999. Havia um clamor público na América do Norte. O mundo vai parar. Ia ser um grande desastre. Mas nada aconteceu. Eu penso que será o mesmo em 2012. Do jeito de sempre. Mas as pessoas serão mais criativas. As crianças serão mais espiritualizadas. As pessoas vão aspirar valores humanos mais elevados. A quantidade de violência, o senso de agressão e violência irá diminuir. Nós escolheremos opções mais sustentáveis. Naturalmente nós seremos mais espiritualizados. Haverá menos vícios e menos doenças.

P. Qual é o propósito da vida? É servir?

Sri Sri: Aquele que sabe o propósito da vida não lhe dirá. Se alguém lhe disser, é porque não sabe qual é. Esta pergunta é como o veículo que nos move para frente. É algo que devemos perguntar a nós mesmos várias vezes. Limpa o caminho das teias da vida. Não tenha pressa em responder esta questão.

A origem da palavra serviço é seva, isto é, ser como ele, natureza, Deus. Serviço é quando alguém faz algo sem esperar algo em troca. É da nossa natureza e instinto, servir. Quando nossa mente está livre de estresse, calma, centrada, feliz, o que você faz é servir.

P. Quais seus pensamentos sobre vegetarianismo?

Sri Sri: Há tantas pesquisas nos Estados Unidos sobre vegetarianismo. Eu sempre fui vegetariano. Eu não sei ser nada diferente de ser vegetariano. Algumas pessoas dizem que deve-se comer peixe e carne para se ter proteína, mas se você tiver o equilíbrio adequado de proteína, você ficará bem sem carne. Se não, você deve comer alguma carne. Eu tomo um pequeno iogurte uma vez por semana. Vegetarianismo é essencial para a prática espiritual.

P. Como encontrar a habilidade de voltar a ser feliz?

Sri Sri: A habilidade de voltar a ser feliz vem com a prática. Quando você está com sede, você precisa beber. Quando você está infeliz, cansado, perdido, sem energia, você precisa fazer respiração e meditação. Observe suas emoções, deixe-as e observe. Olhe para o céu por um segundo. Observe a sensação. Se você está com a garganta apertada, peito apertado, inspire profundamente e relaxe.

P. Como se livrar de um vício?

Sri Sri: Para começar, considere o curto prazo. Diga que você não vai fazê-lo por um mês.

O que nos tira de um vício?

Ambição – você receberá $10 milhões se você não fumar por um mês. Ambição ajuda a manter a promessa.

Medo – o medo o tira do vício. Se você tiver medo de morrer ou ficar doente.

Amor – se alguém promete a alguém que ama que não o fará.

E, é claro, meditação.

P. Como se viver com alguém que tem muita raiva?

Sri Sri: Meditação. Aprenda as técnicas de respiração. Você verá a mudança.

P. Quais serão os resultados finais desta situação econômica? Como você acha que isto acabará?

Sri Sri: Não há fim. Este tipo de coisa tem altos e baixos. Este é o jeito do mundo. A América sairá desta.

Sri Sri então convidou a audiência a visitar a Índia e participar de projetos de assistência.

Mahalo (uma palavra havaiana que significa obrigado)

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s