Querer liberdade é um fenômeno natural

RISHEKESH, Índia

11 de março de 2010

P: Guruji, na Gita, o Senhor Krishna disse que as pessoas que se lembram dele e o servem estão mais próximas a ele. Por outro lado, dizemos que Deus ama a todos igualmente. Por favor, explique isto.
Sri Sri Ravi Shankar: Sim, Krishna lista muitas pessoas que são muito próximas a ele. É uma longa lista. O capítulo 12 do Gita é cheio dela. Ele diz que, “aquele que não tem antipatia por ninguém, aquele que é piedoso e amigável com todos, que não tem apego extremo, que não tem ego, que é equânime em todas as situações – todos estão perto de mim.” Você também não expressa do que você gosta? Gostar de uma coisa não significa não gostar de outra.
Às vezes, Krishna também diz isso para criar confusão. Seu trabalho é apenas confundir. Então, quando Arjuna estava completamente abalado pela confusão em sua mente, ele pediu a Krishna para lhe dizer uma única coisa (a seguir). Então Krishna disse: “Tudo isso é um. Mesmo que eu diga coisas diferentes, é tudo uma coisa só”.

P: Guruji, o que pode unir a sociedade, trazendo todos juntos para servir?
Sri Sri Ravi Shankar: Continue servindo, os outros vão juntar-se a você automaticamente. Não se esforce para fazer os outros se juntarem a você. Apenas sirva e continue a motivar os outros. Pergunte a eles se eles querem juntar-se a você. Eles também virão. Se você está gostando de servir, os outros também serão motivados a fazer isto. Líderes deveriam ser assim. Mas normalmente eles querem tanto a perfeição que acabam irritando todos. Neste tipo de serviço, as pessoas vêm uma vez e depois fogem. Ninguém quer trabalhar com uma pessoa que vive se queixando. Assim, sirva com diversão. Quando a felicidade vem de dentro, com Sadhna e Satsang regulares, tudo acontece naturalmente.

P: Guruji, o que é tapasya?

Sri Sri Ravi Shankar: Tapasya é aquilo que você pode não gostar de fazer, mas que ao fazer, beneficia você.

P: O que é oração?
Sri Sri Ravi Shankar: Oração significa um chamado do fundo do coração. Quando as crianças choram, como elas choram? As crianças choram por sua mãe com todo o seu corpo. Quando cada célula do corpo e cada canto do coração precisa de algo, então você só faz chorar. Oração é um chamado num estilo exclusivo – do seu coração. Além disso, quando fazemos algo com todo nosso coração, isto é chamado de prarthna (oração).

P: Como podemos equilibrar as atividades mundanas com as práticas espirituais?
Sri Sri Ravi Shankar: Como você anda? Você levanta um pé e mantém o outro no chão, e então você alterna os pés. Isto é equilíbrio. Você pode caminhar sem equilíbrio? Um homem andando com seus sentidos sabe o que é equilíbrio. Só assim você equilibra sua vida.
Se você deixar todos os seus trabalhos e apenas meditar, você não vai ser capaz nem de meditar. E se você apenas trabalhar e não fizer suas práticas, você vai sentir falta da meditação. Então ouça seu coração. Ele pulsa para ambos os lados. Equilibre os lados, faça isto e aquilo.

P: Vivemos essa vida humana só uma vez? Nascemos desta vez depois de termos nascido como outras criaturas?
Sri Sri Ravi Shankar: É mais importante estar ciente de que você nasceu como um ser humano neste nascimento. Você está aqui e eu também estou aqui. Faça o que for possível e tente completar sua viagem neste nascimento.

P: De que maneira e até que ponto devemos nos opor a algumas pessoas que violam as regras e regulamentos? Se não tivermos o resultado esperado depois da oposição, o que devemos fazer? Só por causa do medo, não estamos fazendo nada. O que devemos fazer?
Sri Sri Ravi Shankar: Sanghe shakti kalyuge significa – só a unidade tem poder nesta época. Precisamos nos agrupar. Fique contra o que você sentir que está errado. Escreva artigos, conscientize pessoas sobre os acontecimentos. Há muitas pessoas éticas hoje. Junte todas elas e aja em conjunto.

P: Guruji, o que é guru tattva?
Sri Sri Ravi Shankar: Você faz esta pergunta porque você quer saber alguma coisa. Então, essa sede de saber é o discipulado. Aquele que responde é o Guru. A fonte de onde você obtém todas as respostas na vida é o Guru Tattva. Precisamos de respostas para nos sentirmos completos. O conhecimento torna você completo. O elemento que traz a plenitude em você é o Guru Tattva. Na presença de quem você não sente nenhuma falta é Guru Tattva.

P: Ouvi sobre os dez avatares (encarnações de Deus). Por favor, fale sobre o avatar Kalki? Estou um pouco confuso.
Sri Sri Ravi Shankar: Não há apenas 10 avatares, há 24 avatares do Senhor Vishnu. Não apenas 24, mas eles têm infinitas formas e nomes, o que significa que Deus está presente em todos os lugares, em tantas formas diferentes. Kal significa amanhã. Não pense que todos os avatares já se foram, um  pode permanecer para o futuro também.

24 avatares encarnaram anteriormente, e outros mais deverão vir no futuro também. Então Kalki refere-se ao avatar do futuro. Dizem que este avatar virá a cavalo. Cavalo em sânscrito é chamado de Ashwa. Ashwa significa tanto no passado quanto no futuro. Então Ashwa significa o que é agora. Então Kalki refere-se a quem está presente na consciência neste exato momento. A divindade que reúne tudo neste exato momento, que acaba com seu sentimento de separação e reacende o de pertencimento, está presente aqui e agora.

P: Qual é o centro de energia em nosso corpo?
Sri Sri Ravi Shankar: Há centro de energia em cada célula do corpo. Coração, mente, tudo é centro de energia. A consciência inteira é manifestação de energia.

P: A intuição pode estar errada?
Sri Sri Ravi Shankar: Então ela não é intuição.

P: Como reconhecer se um mestre é verdadeiro ou não? Quem fica ligado a um mestre põe sua inteira fé nele, mas então pode acontecer um uso errado desta fé. Assim, quando alguém me faz esta pergunta, acho difícil responder da forma adequada.
Sri Sri Ravi Shankar: Existem tantas pessoas neste mundo que traem seus amigos. Mesmo sabendo disso, você não para de fazer amigos. Há tantas pessoas que vão às lojas, roubam coisas e vão embora. Como você se sentiria sendo suspeito de ladrão quando você entra numa loja? Então não tenha esse medo. Alguns médicos tiram os rins dos pacientes, então as pessoas deveriam parar de confiar em todos os médicos? Muitas vezes,  acidentes acontecem, como por exemplo um trem que descarrilha. Agora, as pessoas deveriam parar de viajar em trens por causa deste medo? Isto é paranóia.

Ouça seu coração. Se sua fé é verdadeira, mesmo se o mestre fizer mal a você, nada lhe afetará. Sua fé só irá elevá-lo. Se o senhor estiver agindo erradamente, ele vai cair, enfrentar problemas, mas isso não vai afetá-lo em nada. Seu coração guia você para o que é certo.

P: Devemos ter fé cega no Mestre?
Sri Sri Ravi Shankar: A fé nunca é cega, fé é fé. Quando a fé se quebra, começamos a sentir que ela era cega. Agora não tente trazer fé para você, ela só vem por si mesma. Na verdade, eu diria para duvidar o quanto puder. Se mesmo assim sua fé permanecer, ela é uma fé autêntica. É por isso que eu digo para duvidar ao máximo. Meu trabalho não é levar a fé para você, mas fazer você duvidar mais. Seu trabalho é passar por isto.

P: Guruji, quando estou com raiva não consigo me controlar, mas depois me sinto mal por ter dito alguma coisa a alguém. Agora mesmo, quando minha mãe me dizia para fazer uma pergunta, eu estava com raiva, mas logo que te vi, ela desapareceu. O que devo fazer para controlar a raiva?
Sri Sri Ravi Shankar: Quer dizer que sua raiva muda quando você me vê? (risos). Ok, então continue olhando para mim.

P: Eu adoro o que você fala, mas me diga como superar os obstáculos que aparecem no caminho?
Sri Sri Ravi Shankar: Não os considere como obstáculos.

P: Eu não gosto quando minha esposa me impede de vir aqui.
Sri Sri Ravi Shankar: Ela pode estar agindo assim porque ela pode estar preocupada com você abandonando sua família e tornando-se um asceta. Então você deve assegurá-la de que Guruji não vai deixar você se tornar um asceta, em primeiro lugar.

P: Quando minha família virá para este caminho?
Sri Sri Ravi Shankar: Não se preocupe. Todos virão para o caminho lentamente.

P: Como garantir que o conhecimento que você transfere é transferido da mesma forma pura, quando transferido para alguém?
Sri Sri Ravi Shankar: É por isso que existe uma metodologia de ensino. Quando você recebe formação de professor, o conhecimento flui da mesma forma. Professores são treinados exaustivamente.

P: O que é Bhagwan (Deus)?
Sri Sri Ravi Shankar: Ela é formada de quatro sílabas – bh, ga, wa, na. BH vem de bhoomi (terra). Aquele que tem paciência como a Terra, fluidez como a água, nitidez e foco como o fogo, sutileza como o ar, e onipresença como o espaço.

P: Qual é a melhor maneira de chegar a Deus – pelo caminho do conhecimento ou pelo caminho da devoção?
Sri Sri Ravi Shankar: Você não pode gostar de algo sem conhecê-lo. Suponha que você gosta de Gulab jamun (doce indiano). Conhecer seu sabor é Gyan yoga, comprar e comer é Karmayoga, e gostar dele é Bhakti yoga. Devoção é gostar de alguma coisa. Quando você gosta de alguma coisa, então surge a sede de saber sobre ela. Todos os três acontecem juntos.

P: Por que queremos ser livres?
Sri Sri Ravi Shankar: Querer liberdade é um fenômeno natural. O que você sente depois de terminar seus exames é uma pequena experiência de libertação (moksha). Na vida você padece por suas esperanças e desejos. Esses desejos só lhe trazem infelicidade. Quando você relaxa dando um passo para fora de tudo isto, há liberação (moksha). Quando você se sentar para meditar com o sentimento de que não é nada, não quer nada, e não faz nada – este sentimento é o sentimento de liberdade – divertido, livre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s