Um mergulho no conhecimento purifica a mente

10 de março de 2010

Rishikesh, Índia

P. Qual a importância de mergulhar no Ganges, especialmente durante mahakumbh1?

Sri Sri: Acredita-se que é bom mergulhar no Ganges. Todavia, mergulhar no conhecimento é muito melhor pois purifica a mente.

P. Se uma pessoa sente-se vazia por dentro, mesmo tendo prosperidade material e uma boa família, o que ele deve fazer?

Sri Sri: Ele deve se considerar muito sortudo por sentir que há algo mais na vida além de comer, beber e dormir. Apenas quando você sente este vazio é que a busca pela verdade surge.

P. Qual a diferença entre uma religião orientada para oração e uma religião orientada para meditação?

Sri Sri: Tudo tem seu lugar. Rezar é pedir a Deus e meditar é ouvir a Deus. Ambos são importantes.

P. A astrologia e os planetas têm importância? Há tantos canais na televisão que falam sobre as pedras e os efeitos planetários. Nós devemos acreditar?

Sri Sri: Astrologia tem sua importância. Astrologia é uma ciência, mas astrólogos não são cientistas. Nenhum astrólogo pode ser visto como tal. O que é mostrado na televisão é muito genérico e não específico para um indivíduo. Os planetas têm efeito mas saiba que você tem poder muito maior. “Om Namah Shiva” – este mantra é como um escudo e toma conta de todos os efeitos planetários.

P. Uma pessoa que luta por melhorar seu sustento pode progredir no caminho espiritual?

Sri Sri: Algumas pessoas dizem que para progredir no caminho espiritual deve-se abandonar a vida profissional. Mas eu digo que você pode continuar na sua profissão ou no seu negócio e também progredir no caminho espiritual. De fato, eles são complementares. Buscar o caminho espiritual faz ficar mais fácil cumprir as tarefas da sua vida profissional. Apenas ouvir este conhecimento não é suficiente. Fazer as suas práticas também é igualmente importante.

P. Qual a diferença entre amor e apego?

Sri Sri: Apego traz dor. Amor é aquilo sem o qual não se vive. Se o amor se transformar em apego, então o amor que estava dando alegria, começa a causar dor. Apego é quando você quer algo em troca. Se você ama sem querer nada em troca, então este amor não se transforma em apego. Eu tenho falado sobre  amor nos Narad Bhakti Sutras.

P. Se nós viemos de Deus, somos parte de Deus e nos dissolvermos em Deus é nosso objetivo, porque nós fazemos besteiras e nos afastamos de Deus?

Sri Sri: Algumas vezes você fica entediado de ficar em casa e sai para um passeio. Mas depois você volta. Se você não voltar para cá, então pessoas como nós vamos buscá-lo de volta para casa.

P. Por que é tão importante se casar na Índia?

Sri Sri: Para viver em sociedade, nós temos que seguir as regras da sociedade. Estas normas são para manter a ordem.

P. Se o álcool é obtido através de plantações naturais, por que é tão danoso para a saúde consumí-lo?

Sri Sri: O que eu tenho observado é que as pessoas que bebem álcool são muito tristes. Uma vez se livrando da intoxicação, a tristeza volta e em mais amplitude. O objetivo da vida não é perder a consciência mas viver na consciência. Para se livrar da dor, é necessário consciência. Intoxicação apenas evitará a tristeza por uns tempos e ela voltará com maior intensidade. Álcool estraga sua saúde, faz sua mente ficar embotada e permite que os conflitos cresçam na mente. Não apenas faz sua vida infeliz, mas também deixa infeliz aqueles que estão à sua volta. Se você quer perder a saúde continue consumindo álcool.

As pessoas nas vilas ganham uma boa renda, mas consomem 60 por cento em álcool, e continuam em pobres condições financeiras e de saúde. Você tem uma fonte de alegria muito melhor – satsang. Ele dá alegria para todos – a você e às pessoas a sua volta. Todos os outros tipos de intoxicação são aborrecidos quando comparados com satsang.

P. Há uma razão lógica para não comer comida que não é vegetariana?

Sri Sri: Há três tipos de seres: os carnívoros, os herbívoros  e os que se alimentam de carniça. Os carnívoros matam outros animais para comer. Eles matam os animais e consomem carne fresca. Mas eles não matam outros animais a não ser que tenham fome. Os que se alimentam de carniça comem animais que já estão mortos. Muitos poucos se enquadram nesta categoria.

Se você quer fazer trabalho intelectual ou que ser um gênio, então a comida não vegetariana não é boa. Cientistas como Einstein eram vegetarianos. Para um corpo saudável e mente leve, a dieta vegetariana é a melhor.

P. Diz-se que depois de muitos méritos se consegue uma vida humana. Então, como a população de humanos está crescendo se as pessoas nos dias de hoje não tem muito mérito?

Sri Sri: a população de muitos animais como escorpiões e cobras está também decrescendo. Animais da floresta podem estar nascendo como humanos. Pense sobre isto.

P. Qual conselho você dá aos fazendeiros?

Sri Sri: As safras que antes eram abundantes na Índia, agora são importadas e seus preços se multiplicaram. Anteriormente, obtinha-se três colheitas em cada campo e mesmo se uma delas se perdesse, o fazendeiro tinha como viver. O sistema de crescer plantações diferentes não deixa nunca os fazendeiros com prejuízo. Com as plantações híbridas, se obtém uma boa colheita mas apenas no primeiro ou segundo ano, depois a terra perde fertilidade. Leva à exaustão dos sais essenciais ao solo. Então eu sugiro que se adote os métodos antigos de cultivo. Plantações múltiplas com colheitas lucrativas.

Nós também começamos em banco de sementes em Maharashtra. Um kilo de sementes são dadas a 50 fazendeiros por ano. Um kilo de sementes lhes dará uma colheita de 40 a 45 kg e no ano seguinte eles devem devolver 2 kg de sementes. Desta forma, cem fazendeiros receberão sementes de graça no próximo ano. Será bom se este tipo de banco de sementes também começasse em Punjab e Haryana. Os fazendeiros ficarão felizes e também obterão uma boa colheita. De outra forma, as colheitas que são obtidas com produção química, causam dor e outras doenças no corpo. Logo, plantações múltiplas e livres de química são as melhores soluções.

P. Você pode nos falar sobre colheitas BT?  Por que é recomendável não se consumir colheitas BT?

Sri Sri: BT – biotech. Sim, não se deve usar. Por causa do algodão BT, milhares de fazendeiros se suicidaram. E o vírus emitidos nestas sementes afetam outras plantas também. Há 10, 15 anos as folhas da árvore neem1 nunca ficavam secas.  Por causa do algodão BT até isto aconteceu.

Algumas pessoas também planejaram lançar a berinjela BT na Índia. Mas graças a aclamação coletiva contra isto, este projeto foi abafado por enquanto. Este tipo de sementes foram proibidas até na França e América.

As pesquisas mostram que estas sementes afetam adversamente os rins, fígado e coração, causando câncer. Mas a corrupção ia permitir na Índia. Eles planejavam lançar arroz BT, etc. É por isso que é tão importante que pessoas boas, santos e assistentes sociais se manifestem e as pessoas fiquem alertas quanto a isto.

P. Não existe conflitos entre as diferentes religiões e organizações espirituais?

Sri Sri: Há métodos e padrões diferentes, mas o principal objetivo é o mesmo – a evolução da humanidade. Todos são bons. Seminários inter-religiosos são conduzidos frequentemente. Até onde eu saiba não há conflitos entre eles.

P. O que é ignorância e o que significa ter conhecimento?

Sri Sri: Se você é bombardeado por vários pensamentos quando está sozinho também, você tem ignorância. Se você está calmo mesmo no meio da multidão, então você tem conhecimento.

1 peregrinação hindu em massa

2 neem é uma árvore da família do mogno, nativa da Índia

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s