Tanto a Ciência como a Espiritualidade são necessários para trazer contentamento à alma

P: Depois de entrar para o caminho, acho difícil seguir rituais religiosos. Eu não entendo, devemos continuar fazendo isso ou deixar para trás? Por favor, me guie.

Sri Sri Ravi Shankar: Há um verso de um santo kabir que diz:

karka manka chod kar,
Manka manka fer.

O melhor é meditar. Mas eu não digo que se deve abandonar por completo os rituais. Você executa alguns rituais em festivais. Um pouco de ritual é bom. Mas não se apegue muito aos rituais. Por exemplo, se você resolveu realizar um ritual e devido a algumas circunstâncias você não puder completá-lo, não vá pensar que Deus ficará zangado com você ou que você pecou de alguma forma. Posso garantir isso. Maharishi Narada também disse “Deus é amor total”. A devoção e o desprendimento são mais importantes que qualquer ritual. Um pouco de ritual é necessário por duas razões. As crianças são apresentadas à religião e à espiritualidade através dos rituais. Segundo, realizar rituais também purifica a atmosfera em casa. Por exemplo: quando todos os membros da família se reúnem e realizam o “Puja” no Diwali, a atmosfera de nossos lares muda. Acontece o mesmo quando você oferece Ardas no Gurudwara. Não há razão para temer ou sentir-se culpado, seja qual for ela, no caso de não poder seguir com seu ritual.

P: Karmas passados afetam nossa vida?

Sri Sri Ravi Shankar: Tanto os karmas passados como os atuais afetam nossa vida.

P: Quanta diferença existe entre ciência e espiritualidade? Por que os cientistas não acreditam na espiritualidade?

Sri Sri Ravi Shankar: Cientistas evoluídos certamente acreditam na espiritualidade.  Aqueles que não são completamente evoluídos, poderão não acreditar na espiritualidade. Cientistas, como o caso de Einstein, disseram que nunca viram ou ouviram um livro como o Bhagwad Geeta. Se você ouvir um físico falar sobre física quântica, sentirá que o texto está sendo tirado das escrituras somente. “O que é isso?”, é ciência. “Quem sou eu?”, é espiritualidade. Precisamos tanto de ciência como de espiritualidade para trazermos contentamento à nossa alma.

P: Como sobrevivemos em um mundo onde a maioria das pessoas ganha seu sustento através de meios ilegais e errados?

Sri Sri Ravi Shankar: Não pense que todas as pessoas sobrevivem fazendo ações ilegais ou erradas. Há muitas pessoas boas que sobrevivem fazendo coisas boas. Aquele que sobrevive por meios errados tem um período muito curto de vida.

Nas nossas escrituras, é sabido que um professor, um guru ou um santo não deve mentir de modo algum. A um rei, é permitido que minta só um pouco. Um homem de negócios pode ir um pouco além. Um homem de negócio pode dizer que tal produto é o melhor, mesmo se não for. Somente esta quantidade de mentira é permitida. É como sal na comida.

P: Estou apaixonada por um homem e quero casar com ele. Mas meus pais são contra isso. Seja qual for minha escolha, eu perderei as pessoas que mais amo. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Tente convencer os seus pais ou tente entender a razão da oposição deles. Se eles estão fazendo isso por causa do sistema de casta ou de qualquer outra superstição, então fale com eles e faça-os entender. Mas se eles têm outra preocupação, você deveria entender o ponto de vista deles também. Às vezes ficamos cegos quando nos apaixonamos. Você é guiada pelos sentimentos e não consegue ver o que os outros veem. Se você não consegue chegar a alguma conclusão, então de tempo ao tempo. Tenha paciência, relaxe e ore. A oração tem um poder enorme e que funciona.

P: Qual é a mais sensível forma de karma?

Sri Sri Ravi Shankar: O que não queremos para nós mesmos, não devemos também fazer aos outros.

P: Qual é o melhor modo de lidar com um problema quando estamos passando pela fase dele?

Sri Sri Ravi Shankar: Por que você quer manter este problema consigo? Largue-o aqui antes de partir. Você pode vir aqui com problemas, mas não pode sair daqui com eles.

P: Quando não estou na sua presença, sinto saudades. Mas quando o encontro, esta saudade é intensificada. Por que isso acontece?

Sri Sri Ravi Shankar: (sorrindo) Apenas sou assim!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s