A fé que resiste à dúvida é autêntica

P. Guruji, quando estamos na sua companhia, sentimos como se Vrindavan tivesse sido criado aqui e agora. Mas quando nós nos afastamos para o mundo, as confusões surgem novamente. Como nos libertarmos?

Sri Sri: Continue vindo sempre. Você notou que as confusões são menores? O tamanho delas vai diminuindo. Gradualmente, quanto mais você fica centrado, estas coisas mundanas não o distraem mais.

P. Como diferenciar entre devoção e fé cega?

Sri Sri: Fé cega é aquela que não lhe dá nenhum resultado positivo. Na fé cega você segue em frente com noções que você ouviu de pessoas daqui e dali que têm as mesmas esperanças que você. Ou você está iludido ou você quer apenas a realização de algum forte desejo que você esteja tendo.

P. Você frequentemente diz que nós somos como seus cabelos e você sabe se um deles é puxado. Eu tenho puxado seus cabelos há vários dias, mas parece que você não notou.

Sri Sri: (com um sorriso matreiro) sim, alguns dos meus cabelos foram arrancados!

Cada coisa tem seu tempo. Se você reza e pede que todas as suas preces sejam atendidas hoje, isto não é possível. Tenha paciência. (Fazendo um gesto com as mãos onde a mão direita está virada para o público e a esquerda dobrada para baixo, mostrando as palmas das mãos) Você já viu as mãos de todos os deuses e deusas deste jeito? O mesmo para Laxmi, Vishnu… Você sabe o significado? Tenha paciência que eu estou dando. Outro significado é venha, entregue-se que você descobrirá que não há necessidade de ter medo de nada. (a palma direita levantada, de frente para o público). Este é chamado de abhya mudra. Abhraya muda significa sem nenhum medo (A mão esqueda dobrada para baixo, com a palma virada para o céu) E este é o Varada mudra, que indica – eu estou lhe dando o que quer que você deseje.

Eu não me importo nem se você pedir por mais.

P. Se uma maçã estragada contamina as outras no cesto, então como um punhado de pessoas pode fazer deste mundo um lugar saudável e seguro para se viver? Há um pouco mais de gente ruim do que boa no mundo.

Sri Sri: Este não é o caso, na realidade. Há mais pessoas boas do que ruins. Há mais amor do que ódio no mundo. Há mais felicidade do que tristeza. Mas parece que é o contrário. Não culpe a sociedade. Você tem responsabilidade e você deve assumi-la. Continue divulgando satsang (companhia da verdade). O mesmo foi feito por Mahatama Gandhi.  Antes da independência da Índia, as pessoas eram deprimidas, julgando que seriam escravas para sempre. O que Mahatama Gandhi fez? Ele começou a organizar satsangs em vários lugares do país. As pessoas se encorajaram com eles. Da mesma forma nós precisamos espalhar uma onda de satsang e conscientização, não de ódio.

P. Guruji, você pode fazer qualquer coisa. Então porque você não apaga toda a corrupção e violência no mundo e o deixa perfeito?

Sri Sri: (Brincando) Este é um jeito muito esperto que você adotou para escapar! Se eu fizer tudo, então o que sobraria para você fazer? Porque você veio ao mundo neste momento? Você também tem um papel a cumprir. Será um monólogo se só uma pessoa fizer todos os personagens numa peça. Eu não vim aqui fazer isto. Eu nem estou aqui para dialogar, mas eu estou aqui para multilogar (risos). Cada um tem que cumprir seu próprio papel.

Vocês ouviram a história do esquilo? Quando Sri Rama estava construindo setu com seu exército de macacos, um pequeno esquilo estava colocando areia na água. Alguns membros do time riram de quão pouco o esquilo poderia contribuir. Mas aquele esquilo estava muito feliz em fazer sua parte no exército de Sri Rama. Ele estava feliz pensando que ele também tinha seu trabalho para fazer. Sri Rama sentiu-se feliz e abençoou o esquilo encostando sua mão nas costas dele. Devido ao seu tamanho pequeno, com apenas três dedos de Sri Rama cobriu todo o seu corpo e ele ficou com três linhas nas costas. Esta pode ser uma história fictícia mas a mensagem é – nós também temos a responsabilidade mesmo se Deus estiver fazendo tudo. Seja lá o que pudermos fazer, nós fazemos.

Responsabilidade é aquilo que nós podemos fazer.

P. Guruji, o que deve um devoto fazer se sua fé balançar?

Sri Sri: Quando a devoção ou a fé balançam, está mandando uma mensagem sobre a força da sua fé. Porque ficar com medo? Balance isto vigorosamente!  Eu diria que a fé somente a fé que é autêntica, fica após ser sacudida. Este é o trabalho do mestre – sacudir a fé e deixá-la crescer mais forte. O Guru não constrói sua fé, mas ele balança sua fé. Esta é a estratégia que vem dos tempos antigos. Quando a fé balança, revela-se que ela pode ser mais forte. Se for autêntica, crescerá mais forte. No processo todo, você percebe que é tudo um jogo da mente. Fé e devoção sempre estiveram presente. Devoção em relação a verdade não pode nunca desaparecer. Isto é maya (ilusão) da mente que faz você sentir que ela balançou.

P. Há alguma fórmula para ter paz em casa?

Sri Sri: Você fez uma pergunta muito difícil! Mas a resposta é muito simples. Você se mantém sorrindo a despeito do que acontecer em volta de você. Se alguém está gritando, deixe estar por algum tempo. Tente considerar toda a atmosfera da sua casa como se estivesse vendo um seriado da televisão. Você fica aborrecido quando vê televisão? Algumas pessoas me disseram que as mesmas discussões que vêm em casa aparecem na televisão. Imagina que há um show ao vivo acontecendo na sua casa.

E só está faltando a câmera. Quando você se lembrar disto e vir a si próprio como um diretor, não um ator, então ao menos você terá paz no seu coração. E quantas vezes os outros vão encenar seus papéis? Em algum momento ficarão cansados. Todo este trabalho é num estado acordado, não em sonho ou dormindo. Deus lhe deu algumas horas de sono e algumas atividades rotineiras como tomar banho, etc. Então, ao menos nestas horas você estará em paz.(Brincando)

E divirta-se nas outras 14 horas de show. O que mais você pode fazer? Mas se você quer se divertir, lembre-se de não ser um ator.

P. Como deve ser a relação com o Mestre? Um é uma pessoa normal e o outra com tantos poderes. Deve ser como amigos ou entes queridos?

Sri Sri: Deixe o amor ser amor. Não lhe dê um nome. O amor está acima de todas as relações. Estar apaixonado pelo mestre é como estar apaixonado pelo divino. Mestre, Deus e espírito não são diferentes. Eles são todos um. Apenas um existe – a existência não dual. Tudo é divino.

P. Qual o significado de Kumbh?

(A Kumbh Mela é uma das peregrinações mais sagradas do hinduísmo. A palavra kumbh significa “pote” ou “jarro”e Mela significa “festival”. Está é a razão porque é conhecido como “festival do jarro”. É uma feira que energiza sua mente e alma.

Sri Sri: Sempre que as pessoas se reúnem para satsang, é kumbh.

P. Os planetas têm efeitos em nós?

Sri Sri: Sim, os planetas têm efeito sobre nós. Mas os efeitos são mínimos naqueles que seguem o caminho de sadhna, satsang e conhecimento. Para estes, os efeitos negativos se reduzem e os efeitos positivos começam a crescer. É como quando você usa um guarda-sol quando o sol está quente. Você sente menos calor na sua cabeça. As práticas e os mantras são as soluções.

P. Deve-se acreditar em horóscopo?

Sri Sri: Se sua mente diz-lhe para acreditar, você deve fazê-lo. Mas não dê muita importância. Algumas vezes a hora ou lugar de nascimento podem não estar precisos. Há muitos pontos envolvidos.  Logo, nem ignore totalmente nem assuma que está exato.

P. É ok ser guiado pelas emoções?

Sri Sri: A diferença entre um humano e uma pedra é que os humanos têm emoções. Quando as emoções são combinadas com sabedoria, então é bom. É como quando a água flui entre duas margens, que nós chamamos de rio. Mas se a água se alastra por todos os lugares, então é enchente. Na vida, junto com intelecto, também se deve alimentar as emoções. Para manter o equilíbrio entre o intelecto e as emoções, há a sabedoria.

P. O que é liberação? É possível ser liberto nesta vida?

Sri Sri: É possível ser-se liberto nesta vida apenas. Você deve ouvir o Ashtavakra (um tratado de Sua Santidade).

P. Como eu posso ficar contente? Muitas necessidades bombardeiam minha mente.

Sri Sri: Diga-me uma coisa: você está contente hoje?

(o cavalheiro respondeu: ‘não’)

(o cavalheiro continua “eu preciso ter algo após ter isto, todos os meus desejos se acalmam)

É bom que você esteja consciente que muitos desejos estão te perturbando.   Este desejo – eu quero me livrar de todos os meus desejos, chama-se mumuksha.

P. Você pode por favor nos falar sobre o nosso carma governando nosso futuro?

Sri Sri: Sim, seu carma forma seu futuro. Eu falei sobre tudo isto no livro “Uma nota íntima para o buscador sincero”. Você deve lê-lo.

P. O que devemos fazer quando nada está nas nossas mãos e nós não entendemos o que deve e o que não deve ser feito em um relacionamento ou carreira?

Sri Sri: Você deve meditar. Quando você está tão iludido e confuso, medite por algum tempo. Você verá a clareza brotar instantaneamente.

P. Que pergunta devo fazer?

Sri Sri: Meu querido, você está me pedindo para dizer-lhe o que perguntar! Este é sua resolução de Ano Novo, de não usar seu cérebro? Você quer pegar emprestado até as questões? De jeito nenhum! As perguntas têm que ser suas. Não é a escola onde eles dão as perguntas e você as respostas. Aqui você tem que vir com a pergunta. E você não tem que; se ela surgir dentro de você, então é a sua pergunta. Ninguém pode dizer-lhe que questão você deve perguntar, o que você deve rezar ou o que você deve procurar. É um resultado espontâneo que vem de dentro. A necessidade não pode ser ditada por alguém. A necessidade vem de dentro. Na verdade, quando você vem aqui, nesta energia, as questões dentro de você desaparecem.

P. Como viver no momento presente?

Sri Sri: (estalando os dedos)

Assim. Você está aqui agora? (a senhora confirma). Então esteja aqui agora.

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s