Deixe o ego limitado dissolver-se no ego universal

Rishikesh (Índia), 28 de fevereiro

P. Guruji, diz-se que Deus está em tudo. Então porque os avatares são diferentes?

Sri Sri: Avatar significa aquele que veio para baixo. Aqueles que não querem nada, eles vêm para o bem estar de todos. Eles não vieram para si mesmos – nem pra desfrutar nem para queimar carma. Eles vieram para jankayan (bem estar de todos).

P. Como nós evitamos maus pensamentos?

Sri Sri: Nós nos transformamos no que nós pensamos. Especialmente para o devoto, o que ele pensa vira verdade. Mas este poder do pensamento é para os devotos apenas. Quando você se tornar um devoto, então você não tem maus pensamentos. Com devoção, todos vikalpas vão embora.

P. É importante tomar banho no Haridwar durante Kumbh ou banhar-se em Rishkesh é suficiente?

Sri Sri: É perfeitamente ok banhar-se no Rishkesh. Você pode dar um mergulho sempre que o Ganges fluir. Quando tal parva vem, Ganga vem para todas as casas. No sul da Índia, durante Diwali o Ganga snan (banho) é tomado. O cumprimento usual é “Você tomou o Ganga snan?” Se você tomou um bom banho frio de manhã, significa que você fez Ganga snan.

Nas margens do Ganges, vários sadhus fazem penitência e eles transferem todo o mérito nas águas do Ganga. Teerth ko Sant Puneet banate hai – Teerthani pounayinti sataha! Jaise teerth sabko puneet karte hai sadhu ganga ko puneet karte hai. (Tal como o Ganges purifica tudo, os santos purificam o Ganges.)

O Ganges é chaitanyamayi (animado) hai, brahma roop hai.

Assim que você se banha, você se sente refrescado e renovado. Todas as impurezas da mente são levadas. A mente fica saudável. Eu não diria o mesmo para o Ganges em Kanpur e depois. A água do Ganges deveria se manter pura. Se o Ganges é poluído, então o benefício não será tão grande quanto sua fama.

P. Você pode, por favor, nos falar sobre ego?

Sri Sri: Algum dizem deixe o ego, alguns dizem destrua-o. Eu digo, deixe o ego ficar no seu bolso. Se você disser deixe o ego,  ele vira um grande ego. Deixe o ego limitado dissolver no ego universal. Bhagwad Geet elaborou sobre isto em grande detalhe. Há três tipos de ego – tamasic, rajasic e sattvic. Do tamasic e rajasic vem o ego sattvic. O ego sattvic automaticamente se dissolve no Brahman no estado de samadhi.

P. No casamento há dois – a esposa e o marido. Eu adoro satsangs, mas minha esposa é contra sadhana e satsang. Como nosso casamento continuará?

Sri Sri: Tenha yukti (habilidade). É um teste de quão bom sadhak você é. Você fica onde está e ela gradualmente virá e também ficará feliz. Se você parar suas praticas e for atrás dela, nem você será feliz.

P. Como me livrar da preguiça?

Sri Sri: Se existe cobiça, a preguiça vai embora. Se existe medo, a preguiça vai embora. Quando você está apaixonado, não há sinal de preguiça.

P. Como me livrar da luxúria?

Sri Sri: Vem de berço. Se você ficar pensando nisto, ela ficará mais forte.

O mesmo vasana é trasformado em alegria e amor. Quando há contentamento e masti, a luxúria automaticamente desaparece. Quando o sol está brilhando, você não precisa de tochas.

Atma rati – atma me rati lag jaye, ishwar me man lag jaye. (A mente repousa na consciência.)

P. Guruji, qual a diferença em preguiça e descanço?

Sri Sri: Sharir ko aaram, man ko vishram to ban gaye tum atmaram. (Quando o corpo está descansando, a mente relaxada, você é um com a Consciência).

Com o crescimento de tamoguna, a preguiça se desenvolve no corpo. Quando não há tamoguna, então você tem vishram. Na preguiça, você não ganha energia e força. Se você descansa bem, você ganha energia e força. Se você dorme por sete, oito horas, você se sente descansado.

Se você simplesmente fica deitado, não há entusiasmo, nem força, nem frescor. O corpo está cansado, a mente luta contra os desejos. Quando o corpo descansa e a mente não está febril, há felicidade. Traz-lhe força. Sankalp siddh hone lagta hai. (Intenções começam a se realizar.)

Quando a mente está cheia de pensamentos, então sankalpas não se tornam realidade. Quando você está feliz, sankalpas se tornam verdade.  Quando você tem desejos, você fica infeliz e se torna um ciclo vicioso.

Tente dar seus desejos a alguém, ao menos durante algum tempo. Desejos expõem sua tendência de querer mais. Mantenha-o de lado por algum tempo. Veja, tudo se preenche. Ao menos, por algum tempo, akinchan aur achaha hokar vishram karke dekho. (Seja nada e sem desejo e experimente o estado relaxado.)

P. Eu não acho que mudei muito depois do Sudarshan Kriya.

Sri Sri: Veja, há duas coisas: nós pensamos “eu não mudei.”

Pergunte a qualquer velho se ele é velho. Ele ficara brabo. Ele diz: “eu tenho apenas 70, eu não sou velho.” Dentro de si mesmo, ele não pensa que ficou velho. Há algo dentro de nós que não muda, que fica o mesmo.

É por isso que nós pensamos que nós não mudamos.  Pense sobre isto.

De outro ângulo, há tantas mudanças em você, você não é o mesmo como era há dois meses atrás. Onde quer que seus olhos caiam, você vê que não é o mesmo. Eu não penso como antes, sinto como antes. Então você pensa que está progredindo na vida. Alguns andam devagar, outros dão um salto.

Aquele que dá um salto sente que é uma grande mudança.  Mesmo aqueles que não sentem uma mudança dramática, gradualmente as mudanças acontecem. Quando você olha para trás na sua vida, veja quanto você mudou.

P. As pessoas que falam coisas negativas me fazem mal.

Sri Sri: Nós damos trela aos outros com nossas percepções. Se você olha para alguém como um amigo, isto é benéfico para você. Se você o toma como inimigo, isto acontecerá.

P. O que é seva para um estudante que tem que estudar muito?

Sri Sri: Você deve estudar e fazer um pouco de seva. Não é importante quanto seva você faz. Faça de acordo com sua capacidade, com o coração dedicado. Isto é igual a fazer seva como alguém como grandes capacidades.

P. Guruji, eu sinto baixa auto-estima e inteligência. O que fazer?

Sri Sri:  Ram é a força para o fraco.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s