AC para a mente é meditação – AC significa absoluto conforto

Sábado, 20 de março de 2010

O que Sri Sri disse hoje

Rishikesh (Índia), 3 de março:

P. Quão importante é fixar metas? Como fixar metas no campo profissional e espiritual?

Sri Sri: Nós queremos atingir sucesso na vida profissional, não é? É por isso que nós nos dedicamos a um negócio ou profissão. De tal forma que tenhamos todo o conforto para o corpo. O que fazemos para o conforto do corpo é uma profissão ou um negócio. O que fazemos para o conforto da alma é yoga, meditação, espiritualidade.

Quando o quarto está muito quente, você liga o ar condicionado para ter algum conforto para o corpo. O AC para a mente é a meditação – AC significa absoluto conforto.

Na vida nós não queremos que ninguém pense coisas ruins de nós. Nós não gostamos que algumas pessoas falem coisas ruins sobre nós. Nem uma única pessoa pode pensar ou dizer coisas ruins sobre nós.

Você faz o mesmo com as pessoas?

Claro, você não pode dizer que todas as maçãs na cesta são boas. Quando você tem que criticar, restrinja aos seus lábios apenas, não leva para seu coração. Não guarde na mente. Não odeie ninguém. Isto faz mal a você e a ninguém mais. Desta forma, nunca pense ou deseje coisas ruins para os outros. Qualquer bom trabalho pode ser feito através de nós. O homem rico é aquele que diz ‘eu não quero nada de ninguém. Deixe-me ser útil para todos.’ Está é a beleza do caminho espiritual.

P. Guriji, o que tem mais significado: fazer o Sudarshan Kriya ou rezar para você?

Sri Sri: Você é importante. Você é aquele que reza. É você que faz o Sudarshan Kriya. Tudo isto é para você, para que você fique centrado e tão sólido que ninguém pode tirar seu sorriso. Esta capacidade está dentro de você apenas. Se você não quiser, então nada é possível. Tudo depende de você.

P. Guruji, apesar de Rukmini ser esposa de Krishna, nós vemos que é Radha que está próxima dele em todos os lugares, trabalhos artísticos e templos. Isto significa que nós não devemos estar com as pessoas que casamos?

Sri Sri: Diz-se que no Srimad Bhagwat, Radha não é mencionada em nenhum lugar. Gopis são mencionados. Todos os incidentes de Rada com Krishna aconteceram em Vrindavan, onde Krishna sai numa idade muito jovem para Mathura e Dwarka. Todas estas pessoas apareceram na vida dele bem depois.

Você encontrará templos de Rukmini em Dwarka, Pandapura e muitos lugares.

Radhaji é um símbolo da força da mulher. Logo, não pense porque Rukmini não está lá. Se você tem um sentimento forte sobre isto, você pode mantê-lo em casa. Nos templos geralmente a glória de Radha Vallabha continua. Há expressões diferentes de fé e diferentes tradições. Sri Krishna é adorado em formas diferentes em diferentes lugares. Em Gujarat, Krishna é adorado como Ranchor. Em Orissa, em Puri, Krishna é adorado junto com Balrama e Subhadra. Em Kerala não há Radha, somente Balrama é adorado com Krishna. No sul da Índia, Balkrishna, Krishna criança é adorado sozinho. São crenças diferentes. Você pode acreditar no que quiser.

Krishna é Poorna (completo). No Bhagwat Geeta, ele disse: com qualquer bhava (emoção) as pessoas me adoram, eu respondo a eles nesta forma. Bhava é importante.

P. Ramji teve que pedir ajuda a Hanuman tantas vezes, mesmo sendo Deus. Quando ele era Deus, porque ele teve que contar com Hanuman?

Sri Sri: A divindade é onipresente. É nirvishesha – além de qualidades e do local. É comum como ar, água e luz. Deus é a mercadoria mais barata e presente em todos lugares. É você que mantém Deus em algum lugar longe no céu.

Os Rishis consideravam mesmo uma pessoa cruel e de coração duro como Parshurama como um avatar. Ele era tão impiedoso que ele decapitou a própria mãe. Não somos todos tão melhores que ele? Ele matou tantos kshatriyas.  Mesmo num cruel Parshurama, pode-se ver Deus, pois não há nenhum lugar desprovido de Deus. Veja-o num javali, num peixe, num anão, numa tartaruga, em tudo.

Se você está buscando falhas, você encontrará falhas em todos os avatares. Aquele que vê defeitos não pode atingir Deus. Seja um anasuya: o que não está entre aqueles que vêm falhas. Krishna disse a Arjuna: eu estou lhe dando conhecimento, o segredo,  porque você é anasuya.

Veja Deus nos espinhos assim como nas flores. É um leela (por isso dizemos Ramleela). É um jogo.

Não é para se pensar em termos de bom ou ruim. Depois da morte, para onde foi Ravana? Ele se dissolveu em Ram. Este é um ponto do nosso primeiro curso: valores opostos são complementares.

Deus é onipresente. Em Ramavatar, ele tinha 12 kalas. Em Pasuram, eram apenas 9 kalas. Em Hanumanji, eram 14 kalas. A verdade é que Deus não existe sem seus devotos. Nos textos antigos, eles diziam que Deus e o homem seguem respeitando uma ao outro.

Hanuman nunca disse a Ram: “eu sou aquele que trouxe seu irmão de volta à vida”  ou “quem o está ajudando a ter de volta sua esposa?” Ele apenas disse: “você está derramando graça em mim. Você me fez digno de trabalhar pra você.” Isto é conhecimento.

Nós temos esta peça para demonstrar estes elementos.

No avatar Krishna, ele tinha 16 kalas. Era um avatar poorna (completo).

Você pode ver tantas falhar nele também. Os jainas colocaram Krihsna no inferno por iludir Arjuna para lutar e fazer a guerra. Nenhuma lógica de Arjuna pode enfrentar Krishna. Ele era a personificação do amor. Mas eles dizem que no ciclo do próximo mundo ele será o primeiro teerthankar. A primeira lição que lhe ensinaram é a ver Deus na mãe, pai, professor, visita, então nas árvores, rios, montanhas. Apenas sente-se com este dharana (entendimento) que Deus está em todo lugar em volta de mim, em toda partícula, em toda pessoa. Então vem a meditação e samadhi.

P. O Guru encontra o discípulo ou o discípulo encontra o Guru?

Sri Sri: Qual a diferença se você acha o Guru ou se o Guru acha você? Você encontrou, e isto é o que basta. Um Yogiraj de 85 anos me encontrou, seu discípulo tinha 70 anos. Eles me disseram que eles procuraram um ao outro durante 40 anos e se encontraram apenas há 20 ano!

P. O Guru chega ao fim de um yug?

Sri Sri: Não apenas ao fim. Ele pode vir a qualquer momento. Jab guru aate hai tab naya yug

Shuru hota hai. Shuru mein bhi aate hai, beechme bhee, ant mein bhi. (quando o Mestre chega, uma nova era começa.)

Guru vivek hai, gyan hai. Guru é discriminação, conhecimento.  Quando você começa a ir para dentro, você começa a seguir o caminho.

P. Sri Sri Ravi Shankar, qual é o significado de kumbh?

Sri Sri: Ganga é um símbolo de conhecimento e Yamuna simboliza amor.

Prayag (onde Ganga, Yamuna e Saraswati se encontram, é a unidade de amor e conhecimento. Onde amor e conhecimento se encontram, há celebração. Kumbh significa o encontro de santos, estudiosos e katha vachaks. Eles discutem e meditam com sankalpa para beneficiar todas as pessoas.

As pessoas não precisam ir a todos os lugares. Elas podem vir a um lugar. O conceito de mela começou na Índia. Hoje nós chamamos de expo. Há expo para motores, livros, roupas, para apresentar todos os produtos num lugar. Então, também todos os santos se congregam num lugar uma vez a cada 12 anos. Naqueles tempos, os transportes era tão extensivos e viajar levava muito tempo. Kumbh provia uma oportunidade para as pessoas dialogarem e trocarem conhecimento. Se você vir com uma perspectiva planetária, quando Júpiter entra em Aquário, acontece kumbh.  Ao tomar banho no Ganges, a chitta (consciência) se torna feliz. Os pecados são lavados. É tão lindo! Os pecados são tão superficiais que só de mergulhá-los no Ganges, eles são lavados. A consciência sempre pura nunca fica suja.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s