Quanto mais espiritual você for, maior será a harmonia na sua vida material

O que Sri Sri disse hoje

Rishikesh, 26.fev:

P: Guruji, como saber se progredimos no caminho espiritual?

Sri Sri Ravi Shankar: Quando você olhar para trás, verá que não é o mesmo de antes. Aquela  pessoa do passado não está mais aí.

Veja como você ficou forte!

Às vezes você pensa por que, apesar de tantos anos de sadhana, você ainda fica zangado. Mas veja que agora a intensidade está muito menor.

Às vezes as impressões passadas (samskaras) surgem. Entretanto, neste caminho, se você deu dez passos para frente, não escorregará todo caminho de volta completamente. Você pode voltar quatro passos, mas não completamente tudo.

Há uma transformação permanente que acontece dentro de nós. Não somos aquela mesma pessoa. Andar neste caminho transforma até mesmo burros em Deuses – o que dizer dos homens? (É o caminho par gadhe bhi chal chal kar khuda ho jaata hai to aadmi ki kya baat hai.)

P: Como adiantar o progresso?

Sri Sri Ravi Shankar: Se quer apressar o passo, então continue escutando o conhecimento repetidas vezes. Leia ao menos uma página de Ioga Vashishtha e Ashtavakra diariamente. Continue fazendo satsang, seva e meditação.

Maya tem grande alcance e a evolução continua acontecendo. Sua ajuda traz a pessoa que estava fora do caminho. Satsang, sadhna, satguru – estão todos aí só para isto.

P: Eu frequentemente falo a verdade, mas por causa disto, as pessoas ficam zangadas. O que eu devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Fale a verdade e fale docemente também. Quando você fala severamente, as pessoas ficam zangadas, mas não por causa da verdade. Quando é necessário contar uma verdade amarga, faça isto com doçura. Você não precisa cortar verduras com um machado.

P: Como lembramos do Divino em cada respiração?

Sri Sri Ravi Shankar: O Divino não é tão medíocre que você “terá” que lembrar-se Dele. A recordação acontece. Não se esforce para lembrar. Você faz assim quando algo não tocou seu coração. Quando o coração é tocado, então você não tem que fazer esforço para lembrar-se de nada.

P: Você podia falar sobre amor?

Sri Sri Ravi Shankar: Não é possível que uma pessoa não conheça o amor. Amor distorcido é o  que gera raiva e ansiedade. É quase impossível falar de amor. Sage Narad falou um pouco e depois disse que ele é inexprimível – Anirvachniyam.

P: Como aumentar a dedicação?

Sri Sri Ravi Shankar: Abra bem seus ouvidos e  escute. Você é um devoto e um devoto verdadeiro. Nunca duvide disto. A maldade vem de fora. No seu interior, você é um com a Verdade. Sua dedicação é também uma dedicação verdadeira. Pense assim. Caso contrário, sua dúvida transforma-se em culpa e então você destroi sua mente. Siga acreditando ser um devoto verdadeiro. Ouça isto com ouvidos bem abertos.

P: Krishna ki chaturta / Ram ki gambheeta (Senhor Krishna ou a seriedade do Senhor Rama) – Guruji, que caminho seguir?

Sri Sri Ravi Shankar: Veja que não há nenhuma disputa aqui. Eles vieram em eras diferentes para que não houvesse competição. Eles vieram para nos dizer que “somos todos um”. Aqui não há nenhum conflito de quem é melhor ou pior, tudo é essencial. Cada um tem seu estilo, lugar e tempo. É como você cantar músicas diferentes em ocasiões diferentes da vida. Num casamento você não canta uma canção que é cantada em funerais.

P: Guruji, como estabelecer harmonia entre a vida material e a espiritual?

Sri Sri Ravi Shankar: Já existe uma harmonia. Quanto mais espiritual você for, maior será a harmonia na sua vida material.

Com quem você gostaria de interagir? Com quem está feliz e entusiasmado, ou com quem é duro e sério?

Todos nossos corpos criam vibrações. De algumas pessoas você sente vontade de fugir, enquanto quer passar mais tempo com outras. As ondas que veem de dentro de uma pessoa podem afastar as outras. Estar no caminho espiritual embeleza as ondas.

P: Guruji, sempre que a Terra é sobrecarregada com pecados, dizem que Deus virá aqui para baixo. Isto é Kalyug. Por que Deus não veio até agora?

Sri Sri Ravi Shankar: Deus está dentro de você. Deixe-O sair.

Você veio a este planeta há tantos anos, e até agora você não deu à luz àquele que está dentro de você.

Log Kahte Hai Ishwar Nazar Nahi Aata
In Bando Se Poojho Ishwar Ke Siwa Kuch Najar Nahi Aata

Dizem que não podemos ver Deus. Pergunte as pessoas aqui – eles não podem ver nada além de Deus.

Deus não é um objeto para ser visto. Ele é o vidente. Essa é a razão pela qual digamos na ioga: “fique estabelecido no vidente”.

Shareer ko aram, man ko vishram, to ban gaye atmaram

Dê descanso ao corpo e relaxamento à mente – você ficará estabelecido no Ser.

P: Guruji, há tanta corrupção na política. A Arte de Viver não poderia entrar na política?

Sri Sri Ravi Shankar: Reforma e administração são duas áreas diferentes. É essencial que ambas as áreas fluam. Se o governador virar  reformador e o reformador virar governador então ambos trabalhos vão parar.

Mas espiritualidade terá que ser levada à política. Temos que lidar com a corrupção. Embora milhares de rupees tenham sido destinados a programas diferentes, eles nunca chegam às pessoas.

Eu diria que vocês, sadhaks, devem participar disto. Pessoas boas fogem de política como se ela fosse um cano de esgoto sujo. Com tantos drenos sujos fluindo, Gangaji desapareceu. Temos que trazer nova direção para a política; todos tem que trabalhar para isto.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s