Maus pensamentos são semelhantes às nuvens escuras que vêm e vão

O que Sri Sri disse hoje:

Rishikesh, 27.fev:

P: Guruji, quando tenho maus pensamentos, consigo subjugá-los através da inteligência.

Mas é possível nunca ter maus pensamentos?

Sri Sri Ravi Shankar: É uma habilidade o modo como você administra maus pensamentos. Muitos pensamentos vêm quando há impurezas no corpo, quando existe aavaran (artificialidade) na mente.

Ter pensamentos demais indica alguma fraqueza no corpo. Consulte um médico da ayurveda e tome ervas para limpar seu corpo. Com pranayam, purificamos a mente. Com meditação, purificamos a consciência.

Às vezes os pensamentos vêm por causa do ambiente ou da companhia. Não tenha medo de maus pensamentos. Estes pensamentos são semelhantes às nuvens escuras que vêm e vão embora.

P: Você por favor podia falar sobre prakriti e parmatma?

Sri Sri Ravi Shankar: Existem duas coisas – prakriti e parmatma. Prakriti segue de acordo com as regras. Parmatma é livre. O ser humano é a combinação de ambos. Com o aumento do elemento de parmatma, o homem experimenta mais liberdade. Um nível elevado de  prakriti significa que a pessoa não é diferente dos animais, pássaros ou árvores.

No ser humano existe um vislumbre do parmatma e do prakriti também – esta é uma combinação preciosa.

P: Guruji, temos falado sobre poupar o planeta da poluição, incluindo a da água. Está errado jogar os materiais de puja na água?

Sri Sri Ravi Shankar: Se você joga coisas naturais, então não há poluição. Elas são biodegradáveis. Mas se você joga sabão ou plástico, isto prejudica a água. Há séculos muitas folhas e frutas caem na água das florestas, mas isto não contamina a água. Mas quando jogamos coisas artificiais, a água fica contaminada.

Quando nós jogamos tigelas feitas de folhas e guirlandas feitas de flores verdadeiras na água, ela não fica poluída.

É interessante: quem está acostumado a coisas reais, até mesmo coisas falsas lhe parecem reais.

E quem está acostumado a coisas falsas, até mesmo as reais lhe parecem falsas. Isto é maya. Temos que descobrir o que é real e o que é irreal. Para tal você necessita de um olho interno (antar drishti). Isto é possível através de ioga e meditação.

P: Guruji, qual a diferença entre niilismo e advaita?

Sri Sri Ravi Shankar: Um é nada e o outro é  completo. A verdade tem dois aspectos – insistimos em dizer que não é nada e depois experimentamos sua integralidade. Portanto, na Ioga Vashishta, Maharishi Vashishta diz no início que a consciência está vazia como o céu e plena como o oceano. Começamos com o ditado: “Eu sou nada” e seguimos para “Eu estou em tudo”.

P: O que é swadhyaya?

Sri Sri Ravi Shankar: Faça uma das duas coisas:

Torne-se como Yudhishthir, um devoto do Senhor Krishna, repleto de inteligência, ou adquira conhecimento de outro modo, despertando esse elemento em você.

O mundo pensa que você é melhor do que você realmente é. O mundo pensa que você é menos pior do que você realmente é. Se você pensa assim, então o que você quiser, vai acontecer. Qualquer tipo de sankalpa que você libera no universo, este tipo de resultado atingirá você.

Compreenda isto agora ou mais tarde, depois de uma década. Quando você compreender isto, você se curvará ao Ser Universal. Caso contrário, você culpará o mundo e ficará triste ao se tornar imperfeito. Algumas pessoas se satisfazem ao sentirem pena de si mesmas: “Eu sou muito bom mas as pessoas fazem coisas erradas comigo”.

Quem diz que as pessoas erraram? Quem pede para você ser tolo e levado por suas emoções? Alguns se apaixonam loucamente. Eles falam demais e a outra pessoa não sabe como lidar com isto. O sábio sabe como aceitar e dar amor. Mas nem todos são sábios. Queremos que todos se comportem como sábios mas nos comportamos como ignorantes.

Um olhar para si mesmo. Estudo de si mesmo –  isto é swadhyaya. Swa – significa ser, adhyaya – significa estudo. Swadhyaya não quer dizer virar páginas de livros.

P: Guruji, sempre que surge algum problema, afastamos todos os Deuses e oramos a um Deus particular. Você não acha que os outros Deuses vão se zangar?

Sri Sri Ravi Shankar: Existe shloka – Sarve deva namaskara, keshavam pratigachchati.

Como toda água que vai para o oceano no final, assim também para quaisquer Deus ou Deusa que você orar, tudo vai para um só. Não se preocupe. Deus não ficará zangado.

P: Guruji, quero aumentar minha fé…

Sri Sri Ravi Shanka: Pare de lutar para fortalecer sua fé. Pense que tenha fé. Se ela balançar, ore a Deus para torná-lo forte.

P: Guruji, vemos estrelas à noite. Isto quer dizer que, para ver a verdade nós temos que viver na escuridão?

Sri Sri Ravi Shankar: O sol, durante dia, é invisível a você? Você não vê a lua à noite? Somente na ausência do sol e da lua que as estrelas são visíveis. Então você corre atrás das estrelas. Só quem não viu o sol e a lua do seu próprio Ser corre atrás das estrelas.

Valores opostos são complementares. Se há uma pergunta, há uma resposta.

P: Guruji, algumas pessoas pensam que são Radha, mas há tantos Radhas… O que fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: O verdadeiro Radha não vê ninguém a não ser Krishna. Como você viu outros Radhas?

P: Guruji, tenho muitas fraquezas e me sinto mal com relação a elas. Quando vou me tornar igual a você?

Sri Sri Ravi Shankar: Você compreendeu que tem fraquezas. Este é o primeiro passo. Agora, você quer tirar a fraqueza ou não?

Um pequeno toque sobre suas fraquezas vai ajudá-lo a livrar-se delas.

Se você simplesmente aceitá-las e dizer que é uma pessoa normal, etc, você continuará a tê-las.

Alguém está aí para acabar com suas fraquezas. Tenha fé. Ok, você escorregou uma vez, duas vezes, três vezes, não importa – continue a seguir em frente.

As pessoas dizem para jurar que nunca mais vai cometê-las outra vez. Quebrar os juramentos é ainda pior. A entrega é melhor.

P: Por favor, explique o significado de seva (serviço).

Sri Sri Ravi Shankar: Uma coisa é nosso trabalho, outra é seva. Ambos são diferentes. Você trabalha para seu sustento. Seva significa Fazendo como Ele.

Deus te deu tudo, quer você se lembre Dele ou não. Ele não quer nada em troca. Trabalhe e faça outra pessoa feliz. A recompensa de seva só vem quando você não quer nada em troca.

P: Guruji, vemos pessoas boas sofrendo muito na vida. Parece que Deus é duro com as pessoas boas. Por que?

Sri Sri Ravi Shankar: Não, não – só parece assim. Isto não é verdade. Uma pessoa que parece bem-sucedida e feliz apesar de fazer mal, é na verdade inquieta no seu coração. Ela não consegue dormir em paz, não pode comer com alegria, e sua queda será maior que seu sucesso. Tenha fé que você faz o bem, então somente o bem acontecerá a você. Se você pensa diferente, isto é uma ilusão.

Mas ser bom não quer dizer que a pessoa deva ser estúpida. Use sua inteligência. Seu coração deve estar limpo.

P: Guruji, muitas pessoas não doam seus olhos por acreditar que nascerão cegas na próxima vida. Você pode esclarecer isto?

Sri Sri Ravi Shankar: Não é verdade que se você doar seus olhos nesta vida, nascerá cego na próxima vida.

P: Querido Guruji, em minhas orações eu continuo pedindo ao Divino para realizar meus desejos – estou sendo egoísta?

Sri Sri Ravi Shankar: Não, não. Continue pedindo. Se você não pedir ao Divino, vai pedir a quem? Mas lembre-se de que só receberá quando chegar a hora.

P: Quando a matéria será unida ao espírito?

Sri Sri Ravi Shankar: Quando eles se separaram? Quem está ouvindo minha resposta? É matéria ou espírito? A matéria ou o espírito escuta?

Resposta da audiência – não sei…

Um corpo morto também tem orelhas, o som chega a ele. Mas ele ouve? Quem ouve?

Quando este pequeno “eu” relaxa, ele entra em contato com o Espírito Universal, e isso é meditação.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s