“Todo broto tem tudo o que precisa para ser uma flor”

Ashram de Bangalore, 23 de fevereiro

P: Guruji, com sua graça eu consegui um carro novo mas se você não se sentar dentro dele, qual a vantagem em ter um carro?

Sri Sri: Seu corpo é o carro do qual seu coração é o motor. É suficiente eu ter um lugar nele. Qual é a graça em sentar no outro carro? Faça-me residir no seu coração.

P. Guruji, eu quero que aconteça algo de tal forma que eu não tenha nem vontade de fazer perguntas.

Sri Sri: Seu desejo de não ter desejo de fazer perguntas já é um desejo em si. Isto é um problema. Jo jaisa hai theek hai – isto é sanmati. (O que estiver lá, seja lá o que for, é certo. Isto é chamado de sanmati ou raciocínio certo. Se você tem ou não uma pergunta, está certo. Se você tem ou não um resposta, está certo. “Tudo está certo.” É o caminho de nivriti. Normalmente dizemos, “isto não está certo, aquilo não está certo” e então, nos recolhemos em nós mesmos. Neste estado, você não pode descansar. Por que quando você acha algo que não está ok, a tendência é agir. E você tenta descansar enquanto evita a ação, mas com o propósito de agir. Isto traz tensão e falta de descanso profundo. Nós precisamos ter duas atitudes na vida: pravriti e nivriti.

É importante se recolher internamente quando se está cansado de trabalhar no mundo. A natureza fez assim: 12 horas de dia e 12 horas de noite. Em alguns lugares, como nos pólos norte e sul, a noite dura aproximadamente 4 horas e o dia 18 a 20 horas. Mas no inverno, se inverte, e o dia tem apenas 4 ou 5 horas. A natureza mantém seu equilíbrio. 12 horas de dia e 12 horas de noite á a lei da natureza. A noite representa parar qualquer tipo de  esforço. Dia simboliza pravriti e noite simboliza nivriti.

Viveka (discriminação) é entender o que pravriti e o que é nivriti. Nós pensamos qe nivriti é se aposentar aos 60 e viver de férias. Não, o Vedar diz, “sempre adote o caminho de nivriti.”  Se recolher internamente e descansar após trabalhar é nivriti. Há dois tipos de descanso. Um é o descanso inerte que obtemos dormindo. Dá algum descanso mas a mente não obtém descanso completo. Outro é o descanso consciente: você está descansando, mas por dentro você está consciente e alerta, isto é meditação. Descansar com sensibilidade e sono consciente é meditação. O descanso meditativo é muito superior e traz descanso verdadeiro ao sistema. Quando queremos entrar em meditação, a atitude que devemos assumir é de “tudo está ok.” Não há falta de nada e nem “eu não quero nada neste momento.” Quando você pensa “tudo está ok”, sua mente se acalma e você vai para dentro. Agora, quando você vai para dentro, você sente felicidade, satisfação, alegria e paz. Você encontrou o caminho para pravriti. Então, pravriti é quando você acha que as coisas não estão ok e perfeitas; e nivriti é quando você repousa no Ser e descobre que tudo está bem e perfeito. Este conhecimento você obtém com as práticas espirituais.

A espécie humana é desenhada de tal jeito que ninguém pode nunca ficar apenas em nivriti ou pravriti. Os dois vão sempre coexistir na vida. Quando estamos em pravriti, achamos que isto não está ok, aquilo não está ok, nada está ok. Só então nós trabalhamos. E nós corrigimos as coisas. (Aponta pequenas imperfeições em volta). Pequenas coisas chamam nossa atenção e você sente vontade de consertar tudo. Isto é pravriti. Mas se alguém se prende apenas nesta atitude, então, mesmo com os olhos fechados, pensará apenas em imperfeições e não vai para nivriti. Isto deixa a pessoa doida e cheia de estresse. Isto se chama asuri vriti.

Senhor Krishna disse isto no Gita. Uma pessoa com tendência a tamoguna não sabe qual dos dois caminhos seguir. Ele não discrimina. Quando trabalha, ele pensa que tudo está indo bem. Este é um exemplo de nivriti em pravriti. Ele pensa que corrupção também é ok, é de qualquer forma presente. Ele não trabalha e adota uma atitude de indiferença. Ele pensa o que ele tem com isso, se tarefas são feita ou não. E então ele usa o conceito de pravriti em nivriti. A noite toda ele pensa e se preocupa. Apenas pensar não realiza nenhum tarefa. Quando você pensa que algo não está ok e não faz nada sobre ele, isto perturba sua saúde. Quando as duas atitudes são tomadas juntas, então suas tarefas são feitas com habilidade, são bem sucedidas e sem nenhum estresse.

Também é dito no Gita que aquele que é inteligente sabe qual é a atitude correta para se afastar, nivriti. Quando você quer internalizar, meditar ou contemplar, a atitude que você deve adotar é “nem uma folha de grama se move sem a vontade de Deus”. Tudo está ok e é perfeito. Então a mente se acalma e você descansa profundamente, entra em meditação profunda. Quando você acaba a meditação, você fica atento e alerta e detecta até uma imperfeição pequena. Quando você acha imperfeições, você pode corrigi-las. Sua mente atentará para coisas diminutas e trabalhará para trazer perfeição para qualquer coisa pequena. A habilidade da mente humana de mudar de “tudo está ok” para “nada está ok” e vice-versa, é uma habilidade em si que tem-se que se aprimorar. Você é capaz de desligar para uma atitude “tudo está ok” para obter descanso profundo e entrar em meditação. E você nunca estará em meditação todo o tempo porque você tem que mudar de inação para ação. Atividade e descanso são dois lados da personalidade humana e você precisa de ambos para evolução humana.

Você também não deve pensar: “nada está ok”.  Em nivriti, você pensa: “Deus está cuidado de tudo.” Desta forma, ao não deixar a mente se prender em nenhum dos dois, você traz de volta a menta a sua origem. Isto é uma arte. Você terá a vida toda para caminhar nisto. Como meditar? Mesmo com dificuldades, você desliga sua mente. Desta forma você descobrirá que a metade de suas tarefas se realizam e seja qual for o descanso que falte, ele poderá ser sempre feito com a atitude de pravriti. Então, ambos são necessários.

A natureza tem um grande equilíbrio. No verão, os dias são mais longos e no inverno as noites são mais longas. Então, em algum lugar a natureza mantém o equilíbrio. Calor e frio, dia e noite, tudo tem equilíbrio na natureza. E isto está lhe dizendo, de várias maneiras, que você deve equilibrar na vida a atividade e o descanso.

Frequentemente as pessoas se preocupam com suas próximas vidas. O bom trabalho não será dado na próxima vida.  O trabalho deve ser terminado nesta vida.  Apenas seja feliz. Seja feliz em pravriti.

P: Guruji, eu sou tão agradecido a você! Você tem me dado tanto! Eu sou muito feliz e agradecido a você.

Sri Sri: Não é suficiente dizer algumas palavras de agradecimento. Eu não as quero. Você está surpreso? Se você estiver realmente agradecido, você deve trazer esta alegria e conforto ao menos para dez pessoas a sua volta. Quando está muito calor, você usa o ar condicionado para que seu corpo fique confortável. Espiritualidade é o ar condicionado para a o espírito, mente, intelecto e para o ser. Meditação é AC. Você sabe o que AC significa no reino espiritual? Absoluto conforto. Seu conforto absoluto interno é quando você repousa e relaxa – relaxa na fé.

P. Eu quero confiar em todo mundo, mas algo me impede de fazê-lo. O que deve fazer?

Sri Sri: Não importa. Passo a passo você chegará lá algum dia. Ao menos você sabe que duvida de todo mundo. Dúvida não fica por um período longo. E quando a dúvida não estiver mais presente, a fé naturalmente vem. Acontecerá por si mesmo.

P. As pessoas tomam afeem (ópio) como prasad do Senhor Shiva. Devo tomá-lo? Se não, como explicar para os outros?

Sri Sri: Você não deve tomá-lo. Você terá prasad mais pleno aqui no satsang! Apenas observe os rostos das pessoas que tomam afeem. São rostos radiantes?  Eles estão contentes e alegres? Não é o que se observa. Não há brilho, vivacidade ou sorriso nos seus rostos. Não se deve ter outra opção a não ser ficar extremamente bem-aventurado, contente e feliz após receber prasad do Senhor Shiva. Mas isto não é observado nos rostos de quem toma afeem. Eu não considero isto prasad. Use seu entendimento para fazê-los parar. Faça-os experimentar Sudarshan Kriya.

P. Como manter consistência na vida? Eu sempre vivo em altos e baixos.

Sri Sri: O seu próprio desejo por consistência já irá colocá-lo no caminho certo. Contanto que você continue subindo, sem se importar se cair uma ou duas vezes. Se você se preocupar que nunca deve cair, ou se você cair e começar a se culpar, então você ficará com raiva e estressado. Logo, apenas viva.

(A pessoa: mas o que eu faço com a insegurança que eu irei cair?) Olhe para traz e veja. Se você subiu dez degraus, você nunca voltará dez degraus. Não é? Se você subiu dez degraus, você pode voltar três ou cinco, mas nunca todos os dez. Quando você observa as mudanças positivas que você fez, você se parece com quem você era antes de começar a fazer as práticas?  (resposta: não) Era uma pessoa completamente diferente. Isto lhe dá uma confiança completa que você nunca desce completamente todos os dez degraus. Está  em algum lugar uns quatro, cinco, seis degraus abaixo de linha.

P. Guruji, nossas tarefas são realizadas com louvor em sattva. Mas e sobre aqueles na sociedade que fazem coisas erradas? Como as tarefas deles são realizadas?

Sri Sri: Isto acontece por um curto período de tempo. Mais tarde você verá que ele cairão feio. Teve o Bernard Madoff na América. As pessoas costumavam lutar para ter uma foto tirada com ele. Ele era um grande homem de negócios e se dissesse algo seria imediatamente seguido. Então o que aconteceu? Tudo foi revelado. Ele agora está preso. Seu próprio filho o entregou. Então, aqueles que andam no caminho da mentira, desfrutam algum tempo bom, mas mais tarde eles caem. O problema com o caminho da mentira é que você não consegue dormir profundamente e se sente cansado. Ao menos aqueles que seguem o caminho da verdade, têm o sono profundo.

P. Guruji, o que está além de Asakti (apego) e Anasakti (desapego)?

Sri Sri: Eu! (grande gargalhada)

P. Por favor fale sobre o crescimento dos suicídios de estudantes em Maharashtra.

Sri Sri: A taxa de suicídios entre estudantes estava crescendo em Maharashtra, então nós publicamos um anúncio no jornal, encorajando as pessoas a nos contatar, mesmo se tivessem uma leve tendência para suicídio. Nós recebemos aproximadamente 250 ligações num curto período de tempo, dois dias. Eles então vieram para o curso e fizeram meditação. Uma pessoa compartilhou que ele e seu pai iam cometer suicídio mas agora, depois de passarem pelo curso, não iriam mais fazer tal coisa. Este é o caminho. Fazer as pessoas assistirem aos cursos e experimentarem meditação.

P. Guruji, você diz que não há diferença entre você e eu, então como você tem esta luz e eu não?

Sri Sri: Você desabrochará e verá que a luz está em algum lugar em você.  Todo broto tem tudo o que precisa para ser uma flor. Não há muita diferença entre um botão e uma flor. O broto ainda não desabrochou totalmente mas irá fazê-lo.  Se você continuar freqüentando os satsangs, você descobrirá que não tem menos luz. Ela virá a você muito facilmente.

P: Guruji, mesmo após me entregar, a mente ainda se paralisa. O que devo fazer?

Sri Sri: Ao menos por algum tempo a mente fica livre. É assim que é com a mente. O alcance de maya é generalizado. Ele se prende a você de várias direções. Quando você pensa que traz alguma felicidade, a mente se atrai. Acabe isto com entrega, bhog ke (suportando o prazer e a dor) ou com entendimento. Senão, o tempo automaticamente resolverá.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s