‘No momento que você está centrado, você vê a Divindade em toda parte’

Kolkata (Índia), 12 de fevereiro:

Pouco antes de conduzir o Rudra Puja na noite de Shivratri, Sri Sri Ravi Shankar falou sobre a essência verdadeira de Shiva e Shivratri.

Vamos entender um pouco sobre Shiva tattva. Só podemos conhecer um pouco. A inteligência tem que estar contente e os sentimentos mais puros têm que estar acordados. Tanto o entendimento científico como a sabedoria espiritual são necessários para trazer este contentamento que é holístico e completo. Não há necessidade de fazer longas peregrinações para achar o Divino. Se você não achar Deus aqui, onde você está, então isso não é possível em nenhum outro lugar. Onde a mente dissolve, lá está Shiva. Fique estabelecido onde quer que você esteja. No momento que você está estabelecido, centrado, você vê que a Divindade está presente em toda parte. Isto é meditação. Um dos nomes do Senhor Shiva é Virupaksha – significando aquele que não tem forma mas que tudo vê. Sabemos que existe ar ao nosso redor e também podemos sentir o ar. Mas como seria se o ar também começasse a sentir você? O espaço está ao nosso redor, nós identificamos o espaço. Mas como seria se o espaço também reconhecesse e sentisse a sua presença? Isto acontece. Só que não sabemos disto. Os cientistas sabem disto e eles chamam isto de teoria da relatividade. Quem vê e aquilo que é visto, ambos são afetados quando vistos.

O Divino está ao seu redor e vendo você. Ele não tem uma forma. Ele é o centro disforme da existência e a meta. Ele é o vidente, a visão e a cena. Esta Divindade disforme é Shiva. Ao simplesmente acordar e experimentar este Shiva tattva é Shivratri.

Normalmente quando há celebração, perde-se a consciência. Descanso profundo na celebração com consciência é Shivratri. Quando você encara algum problema, você fica consciente e alerta. Estamos em descanso quando tudo está bem; em Shivratri nós descansamos com consciência. Dizem que um yogi fica acordado quando todos os outros dormem. Para um yogi, todo dia é Shivratri.

O senhor Shiva é belamente explicado num poema por Adi Shankaracharya (Sri Sri recita algumas linhas do poema). Adyantahinam – aquele sem começo ou fim. Sarvada – ele é Bholenath (líder inocente de todos) presente em toda parte o tempo todo. Pensamos que Shiva está em algum lugar sentado com uma cobra ao redor do seu pescoço. Shiva é de quem tudo nasceu, que abrange tudo bem neste momento, e em quem tudo dissolve na criação.

Cada forma que você vê nesta criação é  forma dele. Ele involve a criação inteira. Ele nunca nasceu e nunca acabará. Ele é eterno. Ele é o quarto estado de consciência, o turiya avasta, o estado meditativo, que está além do despertar, do sono profundo e dos estados de sonho.

Ele é a consciência não-dupla que está presente em toda parte. Essa é a razão pela qual para fazer Shiva puja, você tem que dissolver-se em Shiva. Sendo Shiva, você faz Shiva puja.

Chidananda rupa – Ele é a consciência que é êxtase pura.

Tapo yoga gamya – aquele que pode ser conhecido através de tapa e ioga. O Shiva tattva pode ser experimentado no conhecimento dos Vedas. O estado de Shivoham (eu sou Shiva), Shiva kevaloham (só existe Shiva) é atingido. Shivratri é o dia de experimentar uma onda de alegria e contentamento. Sem ioga, Shiva não pode ser experimentado. A ioga não quer dizer só asanas (posturas físicas) mas a experiência de Shiva tattva que acontece com meditação, pranayam: quando aquele “UAU” acontece por dentro.

A palavra Shambo veio da mesma fonte – compreender como o Divino, a criação e o Ser são belos! É um milagre que a mesma consciência esteja presente em cada ser nesta criação! Não existe outro milagre maior do que este. Como este UM se tornou tantos?

Esta tradição (de Shivratri) de mudar de muitos para um é tão rara. Ioga e meditação são necessárias para isso. Sem meditação, a mente não está calma. Na ocasião da meditação de Shivratri, bhajans fazem parte da celebração. Todos participam com o coração pleno. Todos devem cantar. Shiva é a causa de todas as causas. Por causa de tudo que existe – o crescimento das árvores, o nascer do sol, o vento soprando… A razão para tudo isto acontecer é Shiva – por sua causa tudo acontece e sem ele, nada acontece. Panchmukha, Panchtattva – Shiva tem  cinco rostos – Água, Ar, Terra, Fogo e Espaço.

O entendimento destes cinco elementos é tattva gyana (conhecimento dos cinco elementos). E então Shiva é adorado como Ashtamurti (oito formas) – Mente, Memória, Ego também estão incluídos. Eles são tanto a forma como o aspecto disforme de Shiva.

Adorar Shiva é dissolver-se no Shiva tattva e então desejar algo bom.

Desejar o que? Deseje com um coração liberal para o bem universal, ninguém deve estar infeliz no mundo.

‘Sarve janah sukhino bhavantu.’

E faça um sankalpa nesta ocasião. Isso é algo que vem a você repetidas vezes como sua respiração, sua pulsação.

E quando você oferece esta sankalpa ao Divino, ela sem dúvida vai se realizar.

Nós também adoramos a natureza. A divindade permeia tudo nesta Terra. Puja não está completo sem honrarmos as árvores, montanhas, rios, Terra e as pessoas que vivem na Terra. Honrar todos é Dakshina. Da significa dar e Dakshina significa dar algo que vai nos limpar de todas impurezas.

Oferenda que faz todos seus pecados desaparecerem. Nenhum puja está completo sem Dakshina. Quando agimos na sociedade com habilidade e livres das distorções da mente, todas tendências negativas como raiva, preocupações e tristeza são destruídas. Digo para darem suas tensões, preocupações e tristezas como Dakshina. E como isso acontece? Com Sadhana (práticas espirituais), Seva (serviço) e Satsang (companhia da verdade). Ande no barco da inteligência para dissolver-se no oceano dos sentimentos mais puros e da fé.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s