“Se você seguir a sabedoria, a diversão e a alegria se seguirão”

Ashram de Bangalore, 5 de fevereiro:

P: Guru, muitas vezes eu vejo pessoas curvarem-se diante de você. É necessário fazer tudo isso?

Sri Sri Ravi Shankar: Não, de modo algum. Estas coisas são muito insignificantes. Sabe? Estes gestos exteriores são insignificantes. Não dê muita importância para eles. Todos estes gestos não importam. Todos nós estamos conectados em um nível mais profundo que é o nível do coração. É por isso que nos encontramos e estamos todos aqui.

P: Ontem você nos falou sobre leela (jogo). Podemos compreender isso de modo intelectual, mas como fazer dele uma experiência interior?

Sri Sri Ravi Shankar: Você não tem que torná-lo uma experiência. Você simplesmente tem que acordar e ver que a vida é um jogo. Acorde neste momento, enquanto eu falo. O que aconteceu até agora, não parece ter sido um sonho? Você jantou nesta noite, meditou pela manhã, fez ioga na manhã e foi para a cama no final da noite, e se você consultar sua memória verá que houve bons e maus eventos, que você lucrou, que perdeu mas que nesse exato momento, isto tudo se foi. Acorde neste momento e você verá que amanhã, os próximos 10 anos são igualmente com um sonho! Quando você percebe este fenômeno por inteiro que acontece no passado e no futuro, tudo é como uma brincadeira, como um jogo. Você não tem que pensar que isto é um conceito e você tem que experimentá-lo. Meu querido, memória é memória. O seu pensamento de ter que experimentar a memória… é um conceito. E o seu pensamento de que não tem de experimentá-la é também um conceito. Você simplesmente tem que perceber, logo de cara, que tudo é um sonho. Isso pode ser um sonho. Neste exato momento você tem uma sensação de alívio. Uma onda refrescante o banha. Não espere até que um dia você a experimente… é tudo um jogo. Talvez depois que você deixar seu corpo, você a experimente. Daí você também percebe que poderia ter feito isso bem antes.

P: Qual é a diferença entre desapego e indiferença?

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, na indiferença há um sentimento de apatia, rejeição e desapontamento enquanto que no desapego existe a alegria e o entusiasmo.

P: Todos nós temos um propósito na vida ou todos viemos e voltamos quando bem entendemos? Se há um propósito, qual seria ele?

Sri Sri Ravi Shankar: É melhor sacar um papel e uma caneta, e listar o que “não” é o propósito da sua vida. Ao negar isso, será mais fácil para você.

P: Arte de Viver é o melhor caminho espiritual? As pessoas dizem que é o melhor. Não seria isso uma semente de guerra, dizer que “minha crença é a melhor”? Os símbolos de outras religiões no Vishalakshi Mantap nos dizem que as demais religiões  são também boas.

Sri Sri Ravi Shankar: Vou deixar esta contigo. Discuta e decida. Passe por toda a confusão e tenha a sua própria conclusão. Eu nunca digo que é a melhor e também não digo que não é a melhor. Depende de você. Não seria a verdade dizer que não é a melhor. E soa engraçado a qualquer um que diga “é a melhor”, há uma certa resistência nisso.

Então, às vezes algumas destas perguntas ficam melhores quando não são respondidas. Não estou aqui para clarear suas dúvidas. Estou aqui para criar mais dúvidas. A dúvida sempre se refere a algo, o que é positivo. Quando alguém lhe diz, “eu te amo” você retruca com “é mesmo?”, mas você pergunta “é mesmo?” quando alguém afirma “eu te odeio”? Você duvida de suas capacidades, mas nunca duvida de suas fraquezas.  Você duvida da honestidade das pessoas, mas nunca de sua desonestidade. A natureza da dúvida é tão peculiar que ela sempre se prende em algo, o que é positivo. Então, se você possui uma dúvida, eu o encorajo dizendo que isso é muito positivo.

P: Guru, você disse que ser um perfeccionista é uma causa de estresse. Ainda assim, tudo em você é tão perfeito, suas palavras são perfeitas, o seu entendimento de Deus é tão perfeito, este Ashram é perfeito e tantas outras coisas o são. Qual é a diferença entre o seu pensamento perfeito ou, o meu ou nosso pensamento?

Sri Sri Ravi Shankar: Apenas que você deve olhar-se no espelho. Só isso. Você se move de perfeição para perfeição. Você se moverá de uma perfeição a outra perfeição mais sublime. É assim que você deve olhar para a vida. Do outro modo você verá que isso não é perfeito, que tudo é imperfeito, que tudo não tem esperança. E daí tendemos a chegar a um quadro negativo. Não é?

P: O que é o Upanishad?

Sri Sri Ravi Shankar: Sentar pertinho e escutar é o Upanishad. O Upanishad é um conjunto de discursos de alto conhecimento e o modo como eram transmitidos de um Mestre aos estudantes é bem interessante.

Um dos Upanishads conta isso de modo lindo. Uma vez um garoto foi até seu pai, que também era seu Guru, e perguntou “O que é Deus?” sendo que o pai respondeu-lhe, “O alimento é Deus, pois tudo cresce do alimento, tudo é sustentado pelo alimento e quando há a falta dele, tudo se dissolve e tudo novamente se torna alimento”.

Então o garoto retirou-se e pensou nisso por vários meses. Ele entendeu tudo sobre o alimento, voltou ao seu pai e perguntou de novo “O que é Deus?”. O pai disse, “O Prana é Deus”. O garoto saiu, pensou e entendeu tudo sobre o prana, como ele entra e sai do corpo, quantos tipos de prana existem e leu todos os tipos de experimentos sobre o prana. Ele, de novo voltou ao seu pai e perguntou, “O que é Deus?”. O pai olhou para o rosto da criança, tão viçosa e tão vibrante. O pai disse, “Certo, a mente é Brahma, então a mente é Deus”. O garoto saiu e refletiu até encontrar a derradeira bênção. Note que o estudante não reclamou com o professor que anteriormente lhe foi dito que o “O alimento é Deus” e não algo mais que isso. Ele apenas voltou e fez a pergunta novamente. Assim, esta é uma forma antiga de ensinar, passo a passo… alimento, depois prana, daí a mente, daí o espírito interior, depois o espírito universal, e a Benção. Benção é o Divino, o espaço. Você é como o espaço. Então ele disse, “não há diferença entre você, eu e a consciência infinita. Todos somos um. O Eu, o Guru e a energia universal não são diferentes. Todos são feitos de uma mesma substância”.  Hoje, se você falar com cientista que estudam a teoria das cordas, que estudam física quântica, eles dirão as mesmas coisas que estão nos Upanishads. Nos upanishads, há milhares de anos foi dito que “Deus não é uma pessoa que está sentada lá no céu, mas está em todos os lugares. Ele é onipresente e onipotente. É a energia da qual você também é feito, da qual tudo é feito”. Não confunda Deus com uma pessoa, que se senta lá em cima no céu. Ser Deus é a sua própria natureza. Deus é vibração. Deus é amor. Deus é Verdade, Existência. Deus é Beleza. As pessoas têm dito isso através da história. O Senhor Krishna disse a Arjuna, “as pessoas acham que sou um ser humano, mas não sou. As pessoas acham que o divino é um ser humano. Mas Deus é a força. Ele é energia. Isso é divino e não humano.”

P: Qual é o segredo de serviço abnegado, que é destituído de conflitos pessoais?

Sri Sri Ravi Shankar: Apenas faça o serviço. Não pense demais, se ele é abnegado ou egoísta. Não analise muito. Vamos deixar tudo simples. Se você gosta de fazer o serviço, muito bem. Se não gosta, não importa porque se alguém está se beneficiando dele, é algo a se gostar. É melhor não analisar muito. Onde está o tempo para pensar? Se há uma intenção apenas, isso o deixará desconfortável. Pense apenas que “está fazendo isto de todo o coração, porque tem de ser feito. Ponto final. É isso. E se você está gostando dele, não pense “ah, eu não deveria gostar”, porque o que você tenta derrubar ou lutar contra, simplesmente teima em aparecer. Em meu comentário dos “Sutras de Narad Bhakti” eu disse: “Quando não houver conflito, repouse no Eu. E suponhamos que haja algum conflito, então, não tente livrar-se dele. Aceite-o simplesmente e você verá que ele desaparece.

P: Guru, qual é a sua citação favorita do Gita?

Sri Sri Ravi Shankar: Tenho tantas. Não há sentido em você apontar qual é a minha citação favorita. Leia o Gita e ache a sua citação favorita e revise-a com o decorrer dos anos porque ela pode mudar. Você não consegue achar uma escritura tão contraditória quanto o Bhagavad Gita. Em cada capítulo o Senhor Krishna diz algo diferente. É como subir um degrau após o outro. E tudo o que é dito é relevante, se visto de um ângulo mais abrangente. Arjuna também disse, “Krishna, você diz coisas diferentes em momentos diferentes. Estou tão confuso. Por favor, diga-me algo que devo fazer”.  Então, o Senhor Krishna diz que “as pessoas inteligentes sabem que existem muitas facetas, muitos ângulos e que tudo é esférico enquanto as pessoas simples pensam que tudo é linear”.

P: Guruji, como vou saber se estou evoluindo no caminho espiritual?

Sri Sri Ravi Shankar: Não existe critério. Veja se, ao comparar-se com o passado, você está mais calmo; ou largue todas as práticas espirituais por um mês e veja como você se sente, se elas fazem a diferença. Ou pergunte às pessoas ao seu redor se você está se comportando melhor do que antes. Mas nenhuma destas ações constitui uma referência. E depois de ouvir todas essas opiniões, jogue-as todas na cesta de lixo. Se você aprendeu a relaxar-se bem, se você é capaz de ver tudo como um sonho, esta natureza do universo, então está progredindo. Não há outro modo. Você está em uma esteira automática, não pode empacar, tem que se mover ou será empurrado. Quando você está em uma esteira automática, você se moverá.

P: Guruji, eu tenho minha parceira a qual eu amo de todo o coração, mas ainda sinto atração por outras pessoas, mesmo quando não quero. Como posso me livrar disto?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, a mente sempre se atrai por algo novo, mas o coração sempre reconhece algo que é velho. Você diz, “é uma velha amizade”, Preet purani, amor antigo. Não importa no que você esteja atraído, se isso se tornar difícil de se conseguir, você cria um amor por isso. Se você o consegue facilmente, acaba facilmente. Quando o amor se aprofunda, torna-se devoção. Quando o amor matura ao lado da sabedoria, torna-se devoção.

P: Guruji, eu me entedio atualmente. Estou contente em meu coração, mas nada me dá alegria, exceto as suas palestras. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Meu querido, como você consegue tanto tempo para sentar e preocupar-se com você? Se você está feliz, saia e faça seva (serviço). Temos muito o que fazer. Preocupe-se com os outros, faça algum serviço. Há tanta coisa para se aprender. Aprenda mais. Não corra atrás da alegria. Deixe a alegria correr atrás de você. Se você seguir a alegria, a angústia seguirá você. Se você seguir o conhecimento, a diversão e a alegria o seguirão. Onde quer que você vá, a diversão marcará você.

P: Guruji, se o ser humano sabe que uma vez que se nasce tem que se morrer um dia, por que ele se preocupa tanto com a morte?

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, há aí uma falta de educação espiritual, de uma visão mais abrangente e de conhecimento por parte desta pessoa. Certo, deixe-me fazer uma pergunta a vocês todos. Vocês sabem que todos aqueles que envelheceram, não percebem que envelheceram, não é? Quantos de vocês já sentiram isso? (muitos levantaram a mão). Você tem 50, 60 ou 70 anos e você sente que todo mundo cresceu, mas você não mudou. Você vê que o seu pequeno de 1 ou 2 anos chegou aos 16 anos, mas você não percebe que você envelheceu igualmente. Sabe, muitas vezes pai e filho, mãe e filha têm conflitos porque nem o pai, nem a mãe percebem que envelheceram. O problema é o mesmo com as sogras e noras na Índia, tanto que virou dito popular, porque você sente que não mudou, que não envelheceu. Isso acontece porque bem lá dentro de você, há algo que não morre, que não envelhece. O tempo não toca neste aspecto dentro de você.

P: Quando erramos, as pessoas ficam com raiva. Mas mesmo quando consertamos o erro, as pessoas não abandonam sua raiva. O que fazemos neste caso?

Sri Sri Ravi Shankar: Traga eles para o curso. Eles não estão vivendo no presente. Traga-os para o presente. Eles permanecem presos ao passado. Você mudou, mas eles se esquecem de mudar.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s