“Há um elemento eterno e imutável em você”

Ashram de Bangalore: 24 de janeiro

Como era domingo, Sri Sri costuma falar em kannada e havia várias pessoas no ashram que não entendiam kannada. Então, Sri Sri disse: ‘se você não entende kannada, não tem importância. Apenas participe de tudo. Ria quando os outros rirem, bata palmas quando os outros baterem palmas.’

P. Estou um pouco nervoso por estar na sua frente e meu coração está acelerado. Enquanto fazia o curso, ouvi que nossa existência é eterna. Eu quero saber qual é a conexão desta encarnação com a presença eterna.

Sri Sri: Para saber que tudo está mudando, você precisa de um ponto de referência. O ponto de referência é o que é imutável em você. Há um elemento imutável e eterno em você pelo qual você pode vivenciar a mudança.

P. Venho de Tamil Nadu. Eu fiz o curso. Depois do curso, eu tive várias lutas. Quanto mais eu faço sadhana, mais desafios e problemas vêm. O que fazer?

Sri Sri: Há um ditado em Tamil que significa que ‘Deus criou o rabo da cabra de acordo com sua capacidade.’ Seja corajoso e encare os problemas. Não se preocupe, apenas os problemas que você pode suportar virão na sua vida. Logo, suporte-os, supere-os com coragem.

P. Eu faço seva para a sociedade organizando cursos e, algumas vezes, falho nas minhas tarefas domésticas. Meus pais me repreendem dizendo que eu não estou cuidando da casa. Devo cuidar da sociedade ou da casa? O que fazer?

Sri Sri: Você sabe andar de bicicleta? Como se equilibrar? Da mesma forma você tem que fazer os dois, equilibre suas obrigações.

P. Eu quero saber qual a relação entre a mente consciente, a mente subconsciente e a inteligência infinita da mente subconsciente?

Sri Sri: Sim! A mente subconsciente tem inteligência infinita. Seja o que for que você colocar na mente subconsciente, ele se manifestará. Se você colocar o pensamento que você é pobre, isto acontecerá e se você colocar pensamentos positivos, que todos são bons, isto acontecerá.

P. Em 2003, você veio e começou um bom trabalho no templo. Todo o bom trabalho continua até hoje. Nós pedimos que você volte e abençoe todas as pessoas.

Sri Sri: Sim, em Tamil Nadu, você tem muito trabalho a fazer. Há muitos problemas sobre as castas. Vocês todos tem que fazer algo, trabalhar.

P. Venho de Polachi. Tive um problema na coluna antes de fazer o curso. Fiz o curso e agora posso me sentar e fazer todo o meu trabalho sem a ajuda de ninguém.

Sri Sri: Viu? O que os doutores não podem fazer, pranayama faz. Pode fazer maravilhas.

P. Depois de resolver um problema, outro surge. O que devo fazer?

Sri Sri: Tenha fé que você será ajudado e seus problemas se resolverão.

P. Guruji, sou deficiente físico. Tenho pensado em como eu posso contribuir para a sociedade. Agora estou trabalhando com o Projeto Divino Kanataka, na favela Sheshadripuram (em Bangalore). Estou muito confiante.

Sri Sri: Nós temos que trabalhar muito nas favelas. Nós temos que alfabetizá-los e erradicar as castas nas favelas. Para isto, todos nós temos que trabalhar juntos. Em Bangalore há 400 favelas e Arte de Viver está trabalhando em 105 delas. As pessoas nas favelas são viciadas em álcool e nós temos que acabar com isto. Estes lugares e países onde as pessoas tomam muito álcool, perderam suas culturas. As pessoas ganham bem, mas gastam mais da metade com álcool. Como podemos pará-los? Dando-lhes uma fonte alternativa de embriaguez, trazendo-os para satsang e fazendo-os sentir a embriaguez e alegria da meditação.

Vocês sentem embriaguez e alegria na meditação e satsang? (‘sim’ do público) Então, você sente a mudança depois que faz tudo isto. Todos os DKP yuvacharyas (jovens líderes) têm que ir as favelas e trabalhar naqueles lugares. Você poderá encontrar alguns obstáculos, mas siga em frente e continuem trabalhando. Um membro da audiência compartilha sua experiência: “eu fiz o curso básico há 3 meses em Andhra Pradesh. A felicidade que tenho sentido nestes últimos 3 meses, eu não senti nos últimos 26 anos de vida.  Sou muito agradecido a você.”

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Deixe um comentário

