Uma mente centrada é a coisa a mais importante na evolução espiritual

Ashram de Bangalore, 19 de Janeiro:

P: O quão importante é a prana (energia de força vital)? Primeiro, ela dá a vida, é claro. Como aprimorar a prana?

Sri Sri Ravi Shankar: Prana está presente em tudo. De fato, nós estamos flutuando no ar, em prana, um oceano de prana. Quando a unidade de expressão varia, faz uma diferença. As pedras tem uma unidade de prana. A água tem duas unidades de prana. O fogo tem três unidades de prana. O ar tem quatro unidades de prana. As plantas tem cinco unidades de prana. Os animais tem seis unidades de prana. Os seres humanos são capazes de ter de sete a 16 unidades de prana. A expressão da prana é o universo. Quando a prana esta abaixo de um, é quando você se sente deprimido. Quando a prana cai abaixo de um, então você se sente suicida. Quando a prana esta normal, você se sente normal. Quando a prana esta mais elevada, você se sente entusiástico. Quando a prana esta muito elevada, você se sente energético e feliz. Isso é porque quando as pessoas estão deprimidas, pra baixo, oferecer só terapia não funciona, o que tem que ser feito é aumentar o nível de prana. Quando a prana esta elevada há alegria, vibração, compreensão. Quando a prana esta baixa, aí a mente começa a reclamar. Depressão, letargia, tendências suicidas vem à tona. Tudo é um jogo e exposição de prana.

P: Guruji, outro dia você falou sobre o esforço e não esforço. Mas precisa muito esforço para ser sem esforço.

Sri Sri Ravi Shankar: Vale a pena fazer o esforço.

P: Por que o umbigo de Krishna era chamado Padamnabha (plexo solar)?

Sri Sri Ravi Shankar: O plexo solar é chamado o segundo cérebro ou cérebro do meio. Para um yogue, o tamanho do plexo solar é maior. Os cientistas também concordam com isto. É pequeno em uma pessoa que não faça Yoga e meditação. Um yogue que faça meditação e yoga tem um plexo solar maior. Quando o plexo solar é maior, você é criativo e generoso. Quando é menor, você é ciumento. O senhor Krishna é chamado Padamnabha, seu plexo solar era como uma flor inteiramente florescida. Padma significa não somente lótus, também significa flor. A flor inteiramente florescida é geralmente chamada de padma.

P: Há tantas atrações e distrações, ainda assim a juventude está tão entediada.

Sri Sri Ravi Shankar: A juventude está entediada, sorte deles!! Se estivessem satisfeitos, o crescimento pararia. Quando estão entediados, uma busca nasce neles. Insatisfeitos com as coisas disponíveis ao redor. E este é o estágio quando podem dar um passo em direção a si mesmos, um salto em sua viagem interna, um passo para a espiritualidade. Um interesse em um crescimento mais elevado se instala, quando você esta entediado com as coisas ao seu redor. Quando você encontra a fonte da alegria dentro de você, então obviamente tudo ao redor também está refletindo a mesma fonte de alegria,  aí você encontra interesse em tudo. O bombardeio contínuo dos sentidos por estímulos pode causar a inércia. A inércia é enfadonha, é um forma de tédio. Além disso, quando o nível de prana aumenta, você  se transporta da inércia para o entusiasmo.

P: Guruji, você dá tanta importância a Satsang. Há alguma razão científica por trás?

Sri Sri Ravi Shankar: Satsang significa a companhia da realidade, estando em contato com a verdade. Satsang não é apenas cantar. Cantar algumas canções complicadas que você não compreende não é Satsang. A música é uma parte. A segunda parte é compreender a lógica. A terceira parte é sentar e repousar dentro de si mesmo, em meditação profunda, estar com você mesmo.

P: Por que O divino atende e recompensa alguns enquanto as orações de outros não são atendidas?

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, eu não sei porque algumas orações são atendidas e outras não. Eu não tenho a mínima ideia. Talvez seja bom para você. Talvez você possa mudar de ideia sobre o que você quer. As pessoas vão as compras – isto acontece frequentemente pelo menos na Índia – vão comprando e perguntam ao comerciante, ‘Posso voltar mais tarde e trocar caso eu não goste?’ Vão para casa, não gostam e a trocam no dia seguinte. A coisa mais incerta que você tem é sua própria mente porque você não sabe o que ela gosta e quando ela não gosta de algo. Por isso é tão importante trazer a mente para seu centro, a sua fonte. Uma mente centrada é a coisa mais importante na evolução espiritual. Compreender o que é transitório e o que é permanente, o que lhe traz alegria permanente e o que causa conveniência temporária e infelicidade a longo prazo, o que causa incomodo provisório e alegria permanente e o que causa o incômodo a longo prazo. Isto é chamado viveka, discernimento, sabedoria – saber discernir uma coisa da outra.

P: Guruji uma mulher pode seguir Brahamcharya (celibato)?

Sri Sri Ravi Shankar: Brahamcharya – é sua escolha pessoal. Se você quer se casar então case. Se você não quer se casar então não case. Há pessoas que estão casadas e infelizes. Há pessoas que são solteiras e infelizes. Tudo que eu quero para você é que seja sábio. Seja sábio em um ou outro caso. Seja centrado. Isso é o mais importante.

P: Guruji, há um número fixo de almas ou uma alma no universo inteiro?

Sri Sri Ravi Shankar: Almas infinitas. É como perguntar se há um número fixo de estrelas no céu? Há infinitas estrelas. O shastra Vedic e o shastra de Agma dizem que há 224 terras, mundos como o nosso nesta galáxia. Há muitos (mundos), mas principalmente 224. Estas são as visões de Santos que em estado de meditação profunda exploraram o Universo.

P: Você falou sobre significados ocultos dos símbolos do Hinduismo que parecem ser muito ilógicos. Poderia por favor falar sobre os muitos crores dos devtas?

Sri Sri Ravi Shankar: Crores, koti significa tipos. 33 crores significa 33 tipos de impulsos divinos. Em nosso corpo igualmente há 33 tipos de impulsos divinos. Há 33 tipos de genes em nosso corpo. Um tipo particular faz o olho, outro tipo particular faz o nariz, da mesma forma que um tipo particular faz os tímpanos, cabelos, unhas. Todos esses são compostos de um tipo particular de gene que são de 33 tipos diferentes. Assim também, há 33 raios de Divindade. Há uma luz, um Deus, um Parmatma, contudo há 33 aspetos. Devas são os 33 aspetos diferentes do Divindade. Aqui os crores não são relacionados como um número. O Divino não tem nenhum forma mas os Santos antigos disseram que podemos adora-lo em qualquer forma ou nome. Todos os mil nomes pertencem a um Deus somente. Isso é uma ciência muito, muito profunda ou conhecimento profundo. É surpreendente. Quando você vai mais fundo nisso, ai’ você sente o ‘uau’. As pessoas – que escreveram isso, descobriram isso – têm um conhecimento simplesmente extraordinário. O universo não é assim tão simples. É muito complexo. A física moderna também diz que o quanto mais fundo se vai, há muitos tipos diferentes de partículas. Assim o universo é diverso. A Divindade que controla, rege , e fez este universo diverso é Devta. O nome Inglês, David, é uma palavra do Sanskrito. Dev+vid, dev significa Divindade, vid significa saber. David significa aquele que conhece a Divindade. Divindade não esta lá em cima em algum lugar no céu. Está presente no mundo, no Universo, em toda parte. E tem que ser percebida quando a mente esta calma, serena e confortável em nosso coração e quando a emoção e o intelecto se fundem em uma serena mistura dentro do silêncio, então você e’ capaz de perceber a realidade sutil do Universo e isso é devta.

P: Quando um discípulo morre qual é o papel do Satguru?

Sri Sri Ravi Shankar: Satguru sabe que não há morte para o discípulo. Atma nunca morre. Mesmo após a morte ele continua a receber instruções de que direção seguir no caminho.

P: Guruji, é difícil para uma mulher organizar algo pois ela também tem que gerenciar sua casa. Como uma mulher faz tudo isso com eficácia?

Sri Sri Ravi Shankar: Não pense em nada como difícil. Mesmo se é difícil, torna-se ainda mais difícil quando você o processa como difícil em sua mente. Se você tem tarefas difíceis de executar, qualquer nível de dificuldade que possa parecer, saiba que temos uma forca muito maior dentro de nós. Está disponível para nós e de acordo com essa forca nós recebemos tarefas a executar.

P: O mundo é permanente ou mutante?

Sri Sri Ravi Shankar: Você pode ver que o mundo não é permanente.

P: Que é puja?

Sri Sri Ravi Shankar: Aquilo que nasce do purnata (do cheio/completo) é puja. Quando a gratidão é devastadora, a garganta fecha de gratitdão, então qualquer ação que você executa em tal estado é puja. Nós entregamos/rendemos tudo – esse bhavana (sentimento) é puja.

P: A quem eu me entrego/ rendo?

Sri Sri Ravi Shankar: Ao divino que reside dentro de mim como mim, a esse divino eu me rendo.

P: Como nos lembrarmos das coisas boas e esquecermos das ruins?

Sri Sri Ravi Shankar: É melhor esquecer as coisas ruins e bom lembrar das coisas boas. Ambas, juntas são vida, mas nós esquecemos disso e lembramos todas as coisas negativas. É importante lembrar o que você ouve no Satsang. Esquecer os erros dos outros é importante. Lembrar de não repetir nossos erros é importante. Lembrar das lições aprendidas com os erros dos outros também é importante.

P: Qual é o significado de nungitha do koli do kodagana (um bhajan no Kannada)?

Sri Sri Ravi Shankar: Seu significado é tão surpreendente. Eu estava pensando ser uma grande pessoa mas quando eu olho os pés do Guru, tão magníficos, meu ego, que eu pensava ser tão grande e os pés do Guru pequenos, mas foi o contrario. Os pés do Guru engoliram meu grande ego.

P: Qual é o significado de Ashwamedha?

Sri Sri Ravi Shankar: Ashwamedha significa purificar. Shwa significa aquilo que é passado ou futuro. Ashwa significa aquilo que é presente e medha significa limpeza. Ashwamedha é quando a limpeza da mente e do buddhi (intelecto) acontece no momento presente. Mantenha a mente/buddhi (intelecto) no momento presente.

P: Como aumentar atmabal?

Sri Sri Ravi Shankar: Atmabal… faz prarthna (oração), pranayama, sadhana.

P: O que é Guru tattva e quem é o Guru?

Sri Sri Ravi Shankar: Guru tattva é viveka, discernimento. Importa quem o Guru é? Basta pegar o conhecimento e seguir em frente. Não se preocupe quem o Guru é.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s