“A alegria depende apenas de sua mente”

O que Sri Sri Ravi Shankar disse hoje:

Bangalore, Índia, 17 de janeiro:

P: Quando todos estão dormindo, o Guruji está acordado. Você não enfrenta nenhum problema por causa disso?

Sri Sri Ravi Shankar: Há um vigia na frente da casa quando você está dormindo. Para alguém que tem grandes problemas, os pequenos não o incomodam. Iogues não se preocupam com o que  as pessoas normalmente se preocupam. Para os iogues, tudo é possível.

P: Onde eu devo ir para realizar o bhakti (devoção)?

Sri Sri Ravi Shankar: Bhaktipreeti – você não tem de ir a lugar algum para alcançar o bhakti. Com smarana (lembrança), você pode fazer o que quiser. Onde você estiver, você pode realizar o bhakti. Alguém pode te parar? Enquanto estiver caminhando, comendo, você pode ser um devoto.

P: A Arte de Viver me deu tanto. Eu também quero contribuir, quero servir. Como devo fazer isso?

Sri Sri Ravi Shankar: Você pode vir e servir no Ashram a qualquer momento.

(A pessoa então diz a Sri Sri Ravi Shankar: Fico muito feliz de comer ao lado de tanta gente, sem diferenças entre as pessoas e com tanta união).

P: Guruji, meu passado me perturba demais. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Deixe o passado ser passado. Esqueça até mesmo o perdão. Para perdoar você tem que lembrar. Considere aquilo como um sonho. Alguém analisa um sonho? Do mesmo modo, você tem que relevar o passado. Um astrólogo devoto disse um dia, “Eu fraturei uma perna. Eu dormi nessa noite e sonhei que lutava com um tigre. Eu chutei o muro e fraturei a perna. O tigre estava em meu sonho, eu devia ter chutado no sonho”. Não pare por obstáculo algum, continue caminhando.

P: Onde quer que eu vá eu encontro tristeza. Onde devo ir e o que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Antarmukhi (levando consigo). Do lado de fora está um bazar, um mercado. No mercado da cidade, debaixo da ponte, as pessoas dormem! Você pode aprender com eles. Eles conseguem dormir no meio do bazar. Você também pode meditar e ser sereno. Ou venha para cá. Você consegue paz. Pode haver 20 problemas e ainda teríamos 100 coisas boas. A mente ainda está empacada nos 20 problemas.

P: Eu não consigo seguir as instruções no CD de meditação.

Sri Sri Ravi Shankar: Não tente escutar-me enquanto medita, o que quer que aconteça, deixe acontecer. Siga-o como se ouvisse um conselho. Ouça com um ouvido, e deixe sair pelo outro! Já é o suficiente se você simplesmente se sentar.

P: Na sociedade, todos vivem pacificamente. Ainda assim, algumas pessoas criam distúrbios. O que devemos fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Às vezes você deve fazer algo, às vezes não deve. A Asprushate (divisão de castas) não ajuda ninguém. Não alimente o ódio contra ninguém. Quando há uma cobra morta e você continua batendo nela, sua mão vai se machucar. Ainda assim, em alguns lugares, o pau é necessário. Não tenha dvesha (aversão) por ele.

P: Eu sigo o princípio que diz que “tudo que a gente resiste, persiste”. Mas eu ainda me vejo resistindo a certas coisas.

Sri Sri Ravi Shankar: A regra para a mente e o corpo é diferente. O que você resiste persiste na mente, não no corpo.

P: Qual a definição para vida? Como ter uma vida feliz?

Sri Sri Ravi Shankar: É disso que trata a Arte de Viver. A vida está além das definições. É muito mais do que você pode capturar ou definir. É tão vasta, tão grande que não pode ser encapsulada em algumas palavras. Ao tentar definir a vida, você a limita em um escopo. A felicidade é um fator que devemos almejar conscientemente.

Inconscientemente, todos somo felizes mas em algum momento desta procura, nós empacamos e perdemos o objetivo. É disso que trata a espiritualidade… de buscar esse sorriso. Quando você for capaz de ver a luz, veja o passado todo como um sonho, e siga em frente. Acorde e veja o presente, você verá que a alegria está lá, uma alegria incondicional. A alegria depende apenas de sua mente. Quando a mente está livre de impressões do passado e de ansiedades futuras, a alegria estará lá.

P: Deus em sua infinita sabedoria fez o mundo do jeito que vemos. Eu não entendo por que não devo comer carne. Eu nasci não-vegetariano e não consigo largar esta alimentação.

Sri Sri Ravi Shankar: Certo. O que é que faz você ansiar pela comida não vegetariana? (A mulher responde ser o aroma e o gosto). O que traz o gosto e o sabor à comida são os temperos. Ok, esqueça todo o gosto e o aroma e a espiritualidade. Você sabe qual é a última descoberta sobre a comida não vegetariana? Um quilo de carne equivale ao alimento de 400 pessoas. Se apenas 10% da população mundial se torna vegetariana, o problema do aquecimento global será reduzido. Deste modo, temos que salvar o planeta. Temos que reduzir o consumo de alimento não vegetariano. Pelo bem do planeta e de modo que todos consigam comida, temos que nos preocupar com isso. Deus nos deu o senso de cuidar do próximo, e do planeta também! Você comeu o bastante? Então consuma um pouco menos de modo que os outros que não tem nada para comer possam ao menos comer um pouco, de modo que mais e mais pessoas tenham algo para comer.

Estamos consumindo de 40 a 50% mais do que produzimos. Plantar árvores, ser vegetariano é também ser espiritual.

A espiritualidade não é apenas meditação. A Índia tinha 400 vacas para cada 1.000 pessoas quando conquistamos a independência. Agora temos menos de 100 vacas para cada 1.000 pessoas. Em 20 anos, haverá apenas 20 vacas para cada 1.000 pessoas. As crianças não terão a alimentação mais básica como o leite, o iogurte, o ghee. Temos que proteger os animais e salvar o planeta.

P: Guruji, os homens sempre estão brigando. Em algum momento haverá um mundo livre de violência e no qual reste apenas a paz?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, é com isso que devemos sonhar e trabalhar. O mundo todo é uma só família. Ser uma família global é a nossa mais antiga vocação… Vasudhaiva Kutumbakam.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s