Você é uma criança da natureza e a natureza te ama

Ashram de Bangalore, 16 de janeiro:

P: Guruji, me sinto tão conectado a você, você sente o mesmo?

Sri Sri: Mais do que isso. Sabe, conexão significa que há uma diferença. Não me sinto conectado por não sentir a diferença. Sinto que você é uma parte de mim.

P: Se a verdade é contraditória, como encontrar a verdade?

Sri Sri: A verdade é algo que você não pode evitar nem enfrentar. Não exige esforço. A verdade simplesmente sai. Se você conta uma mentira, você tem que fabricá-la. Há muito esforço para contar uma mentira.

Você está com frio, com calor, é assim que você se sente. Não precisa de nenhum esforço.

P: Mesmo depois de passar por problemas, eu me preocupo com eles. O que fazer?

Sri Sri: Isto é dizer: ‘eu o abandonei’ e mesmo depois disso você ainda diz: ‘eu tenho ele comigo’. Se mesmo depois de abandoná-lo repetidas vezes, ele volta a você como uma bola, você deve abandoná-lo ir repetidas vezes. Não desista até que você o tenha abandonado totalmente!

P: Quais são as características de um devoto ideal?

Sri Sri: (Depois de uma pequena pausa) Você é Um. Não duvide disso. E qualquer qualidade adicional que você queira ter, você sempre poderá desenvolver.

• Alguém que tenha uma mente tranqüila e serena,

• Queira viver no conhecimento, ter algum conhecimento e desejo para adquirir conhecimento,

• Nenhum ressentimento, nenhum ódio por ninguém,

• Ter compaixão.

P: O que você espera de nós?

Sri Sri: Muito. Você vive no conhecimento, continue a sorrir, continue a servir, mantenha-se conectado. Eu não espero nada – eu sei que você assim o fará. Só sou impaciente. Quero que você faça isto rapidamente.

P: Guruji, contar a verdade causa problemas externos e contar mentira gera problemas dentro de nós? O que fazer?

Sri Sri: Resolva o problema. Os problemas devem ser vistos como desafios. Quem é corajoso gosta de desafios e você é corajoso, eu lhe digo.

P: Guruji, quando dizemos Jai Gurudev a alguém, estamos nos referindo ao Guru na pessoa em nossa frente ou nos lembrando do Guru em nós mesmos?

Sri Sri: Deixo isto por sua conta, o que você quiser. Tem muitos significados: Oi, como vai você, tchau, bem vindo, obrigado…tantas palavras vem de Jai Gurudev. Se você quer dizer: ‘Oh, meu Deus!’, você diz: Jai Gurudev, se quer dizer, ‘Oh, eu desisto!’, você diz: Jai Gurudev. Isso já virou um hábito. Eu não insisto absolutamente. Você pode dizer o que quiser.

P: Eu existo além do corpo e da alma? Se existo, em qual forma?

Sri Sri: Nada existe além da alma. Além do corpo? Sim. Quando você compreende, vê que não é o seu corpo, então você entenderá isso sozinho.

P: Guruji, há momentos que fico entusiasmado e muito confiante, mas há dois problemas:

1. Esqueço das coisas.

2. Sinto medo do que pode acontecer se este estado continuar.

Isto é predominantemente do lado da minha esposa. O que fazer?

Sri Sri: Lembro-me de um curso cujo senhor participou com sua esposa. Em cada ponto de conhecimento, o marido dizia: ‘Olha, eu também digo a mesma coisa’.

Como eu disse: ‘Perdoe e esqueça’ , ela dizia: ‘eu te falei a mesma coisa, agora Guruji também fala isso’. (Risadas)

Eu disse para ele que estes pontos são para serem usados e não só passados adiante. A caridade começa em casa, o Amor começa em casa. Comece de onde você está.

P: Sou fisicamente atraído a muitas pessoas. O que fazer? Está certo ser fisicamente atraído?

Sri Sri: Se você visse sua mente, muitos pensamentos vêm. Você não pode agir conforme todos os pensamentos. Se tentar agir conforme todos seus pensamentos, vai acabar num hospício. Quando pensamentos de atração ou repulsa vêm, você não só é atraído, você também sente repulsa por muitas pessoas.

Por exemplo, se a mente diz para estrangular alguém, você tem que agir com sabedoria. Tem que ver o que é certo e o que é errado. Tem que ver o que é evolutivo e o que não é. Tem que ver o que lhe dá felicidade a longo prazo e o que traz miséria. Tem que ver o que é permanente e o que é temporário. Isso é discriminação, Viveka, isso é muito importante. Caso contrário, nada terá sentido, ação impensada deixando você na miséria.

P: Damos tantas preocupações a você. A quem você dá todas estas preocupações?

Sri Sri: Não se preocupe com isto. Tenho uma unidade de processamento onde todo lixo vira estrume.

P: Se atma (espírito) não é criado nem  destruído, então de onde vêm estas novas almas? Como a população do mundo aumenta?

Sri Sri: Meu querido, tantos animais também estão extintos. Existem muito poucos pardais e crocodilos. Do mesmo modo, muitas outras espécies estão acabando. Somente imagine. Penso que você terá o resto de sua resposta.

P: Guruji, faço todas as práticas quando estou com problemas, mas caso contrário fico longe do caminho. O que devo fazer?

Sri Sri: Você vai entender isto. Na miséria, todos pensam em Deus. Mas aqueles que pensam em Deus mesmo quando estão felizes, por que a  miséria vai tocá-los? Há um provérbio antigo que diz:  Sukh mein simran sabh karein, dukh mein kare na koi, Sukh mein simran jo kare to dukh kahe ko hoye. Isto se aplica a nós também. Quando você faz pranayama, Sudarshan kriya e está feliz, então esta felicidade permanecerá. Hoje, havia um artigo no jornal dizendo que a única maneira de curar a depressão é através da meditação. As pílulas anti-depressão farão a depressão voltar. Há um retorno da depressão com pílulas anti-depressão, mas com a meditação não há volta. Hoje milhões de pessoas sofrem de depressão e elas não sabem que algo assim existe. Não sabem que há uma maneira de libertá-los da depressão. Quando você voltar, conte a todos sobre meditação. Ela pode tirar as pessoas da depressão, de tendências suicidas.

Olhe para Rashid (apontando para um jovem que veio de Kashmir) – ele sorri depois de 12 anos e agora faz um serviço maravilhoso também.

P: Quando venho aqui, encontro tanta paz e harmonia. Como posso levar esta mesma paz e harmonia de volta a Kashmir também?

Sri Sri: Você também traz idéias. Mais jovens como você devem vir de Kashmir, experimentar isto, voltar e servir. Começaremos a Arte de Viver em Kashmir e vamos fazê-la grande lá. Se vocês todos resolverem, vamos fazer isto, sem dúvida. Podemos fazer agricultura orgânica lá. Podemos treinar mais professores, tudo pode curar e  abençoá-los, trazer felicidade para eles. Nós já temos uma escola residencial lá. Precisamos fazer cada vez mais e mais.

P: Se algo ruim acontece a uma pessoa, dizemos que o responsável é o carma anterior ao nascimento. Você pode falar sobre isso, por favor?

Sri Sri: ‘Paap kya punya kyat tu bhulade’ Karam kar phal ki chinta tu mitade’. Esqueça do que é pecaminoso e do que é nobre. Livre-se do desejo da fruta da ação. Não fique sentado, preocupando-se demais com isto. Eu falo mais sobre isto no livro Celebrando o Silêncio.

P: Dizem no Gita: faça seu dever e não espere pelo resultado. Como viver este conhecimento numa vida normal?

Sri Sri: Viva naturalmente. Todos os pontos da Arte de Viver são da experiência de vida. Não há esforço nisto. Faça alguma meditação, ioga e você verá como a vida muda fácil e automaticamente.

P: Guruji, é verdade que você tem um super poder. Você já parou a chuva tantas vezes somente por olhar o céu, pode ler pensamentos…

Sri Sri: Sabe, o amor é o maior super poder deste mundo e esse poder está em todos, não apenas comigo. Quando a mente está livre de cobiça, ganância, posse, arrogância, etc; quando a mente está na forma pura com a qual todos nascemos, então a natureza escuta você. Você é uma criança da natureza e a natureza te ama. Quando isto se manifesta, quando você está limpo, então duas coisas acontecem: seus desejos se realizam e você pode realizar o desejo dos outros também. Quando você está contente, a bênção acontece. Não pense que só o Guruji pode fazer isto. Isto não é realização e nem precisa de esforço. Isso é natural do nosso estado de ser, estado de inocência. A maioria de nós perde isto mas eu ainda não o perdi.

P: Como você fala tão docemente sempre?

Sri Sri: É como perguntar a jaggery como ela pode ser tão doce. É da natureza da jaggery ser doce. Não me esforço para falar docemente. Se eu me esforçasse, meu discurso seria salgado. O que eu sou, falo do mesmo jeito. Essa é a razão pela qual você acha que meu modo é doce. E em segundo lugar, como você também é doce, então você me acha doce também. Se sua mente está turbulenta, ainda que eu fale docemente, você vai achar isto salgado. Eu também não sei como ser de outro jeito. Agradeço por nunca ter tido a oportunidade de fazer algo que não está em minha natureza. Nunca precisei falar uma mentira nem enganar alguém. Nunca aconteceu de eu fingir ser outra pessoa que não eu mesmo. Acho que isto também não vai acontecer no futuro. (Risada) Mas não garanto (mais risada). Não aconteceu até agora e Deus sabe do futuro.

P: Guruji, eu trabalhei numa favela e recebi tanta felicidade. Sinto-me tão abençoado e a vida é tão bela.

Sri Sri: A vida é bela mas não ansiamos pela felicidade: ‘Oh, a vida é bela. Quero alegria’. Quando você está feliz – serve. Quando você fica triste – abandona, tenha a coragem de abandonar sua trsteza. . Adveshta serva bhutanam maitra karuna evacah| Nirmamo Nirahankarah samah sukah dukkah kshami||

Senhor Krishna diz para Arjuna: quem é querido por mim, que não odeia ninguém, que não tem ego – eu, eu, eu. Quem é tranqüilo no sucesso ou no fracasso. O que seja que ele recebe – tristeza ou felicidade – ele recebe tudo com um sorriso. Gita também fala sobre os três gunas – Rajas, Tamas e Sattva. Que tipo de comida que você deve comer, como o cosmos afeta. Ayurveda, ioga, psicologia, todos estes assuntos estão lá.

As pessoas de Tamil Nadu foram para o satsang. Sri Sri Ravi Shankar recebeu-os e iniciou o festival do Pongal celebrado em 14 de janeiro. Pongal é o maior festival de Tamil Nadu. O sabor do Pongal é um pouquinho salgado e um pouco doce. Ele é preparado com arroz, dal e açafrão-da-terra num pote de argila e celebrado.

Sri Sri Ravi Shankar disse: O Inteligente celebra todos os dias; o Idiota luta todos os dias.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Deixe um comentário

