A pessoa que pergunta, a pessoa que ouve, a pessoa que compreende, o jeeva é todo atma

Ashram de Bangalore, 3 de janeiro

Sri Sri: Os objetos precisam de mim mas eu não preciso dos objetos. O carro precisa de mim mas eu não preciso dele. Este mundo precisa de mim mas eu não preciso desse mundo. Você não tem que rejeita-los externamente, mas saiba em sua mente. Até o seu corpo é um objeto. Isso é sutil. Mas quando este conhecimento despertar, nunca há pobreza ou falta. Nós continuamos a pensar, ‘Nós precisamos disto ou daquilo’. Mas quando nós temos o dharma que o divino cuida de mim e eu não preciso d’e nada’, então suas necessidades são supridas de qualquer maneira.

P: Por que este ano se chama virodhi?

Sri Sri: Talvez para também manter um espaço para os conflitos na sociedade. Termina em março. Próximo março.

P: Quem é atma?

Sri Sri: A pessoa que pergunta, a pessoa que ouve, a pessoa que compreende, o jeeva é todo atma.

P: Guruji, eu pequei no passado…

Sri Sri: Veja, esqueça todo o pecado e o mérito quando você vem aqui. Punya trouxe você aqui, e o pecado se foi.  Foi lavado de você.

P: Em casa, como lidar com a situação quando as pessoas tem pensamentos diferentes?

Sri Sri: Aceite. Pode haver umas diferenças. E ai você se assentará. Você pode dizer que não deveriam haver ondas no oceano? Assim é a natureza. Do mesmo modo neste mundo, pessoas diferentes dirão coisas diferentes. Você deve apenas sorrir e continuar seu caminho. Se eu continuar falando, algum dia, alguém entenderá.

P: As pessoas estão falando sobre o fim do mundo em 2012. Quando eu começo a pensar sobre o fim do mundo, eu me indago – o que é a criação?

Sri Sri: 2012 – nada vai acontecer. Nós ainda faremos satsangs como este. Só que haverá muito mais gente! Se a criação não existisse, como você faria esta pergunta? Foi feita para que você pudesse perguntar e eu pudesse responder!

P: Que eu faço quando há dualidade enquanto medito e tenho pensamentos excessivos?

Sri Sri: Não tente ver algo na meditação. Apenas relaxe. Se pensamentos excessivos vierem, abrace todos eles. A dualidade é o que? Bom e ruim , não é? Certo e errado? Estes são os conflitos. Tenha em mente três regras enquanto medita – eu não sou nada, não preciso de nada, não vou fazer nada – akincan, achah, aprayatna. Se você tiver estes três princípios, você conseguirá meditar.

P: Quando haverá paz total?

Sri Sri: Primeiramente, há paz total em você? Então haverá paz no mundo. As ondas vêm e vão. No mundo, todos estão felizes o tempo todo? – isto não é possível. A importância do alimento é relativo à fome. Se não há nenhuma fome no mundo, o que fazer com o alimento?

P: Eu sou incapaz de honrar meus compromissos.

Sri Sri: O que você pode honrar, foque nisso! Fique feliz que você cumpriu dois compromissos, da próxima vez vai aumentar para três, quatro…, foque nisso.

P: Como saber se você deu 100% de você?

Sri Sri: 100% – você sentirá! Você sabe! Eu pedirei que 10 pessoas te alimentem na cozinha. Elas correrão! Você saberá.

P: Eu quero contribuir para o meio ambiente…

Sri Sri: Você tem uma varanda no seu apartamento? Pegue um vaso, adicione alguns tomates, coentro, pimentas. Cultive-os.

P: Que é Shiva?

Sri Sri: Shiva é chamado Mahakala – tempo grandioso!

P: Eu estou ansioso sobre os resultados da minha entrevista. O que faço?

Sri Sri: Faça a respiração Ujjai, Bastrika, meditação, cante e dance.

P: Quando você considera algo maduro? Eu estou confuso!

Sri Sri: Quando a confusão desaparece, então considere maduro!

P: Às vezes, eu me sinto desconectado de todos.

Sri Sri: Que bom, nessa hora feche os seus olhos e sorria. Eu estou com você nesse momento!

P: Quando todos abraçarão a Arte de Viver?

Sri Sri: Não há nada dentro ou fora da Arte de Viver.

P: Por que você não está arrebatando o mundo mais rapidamente? Por que tão devagar?

Sri Sri: Você todos precisam de trabalho também!

Então Sri Sri Ravi Shankar disse: O céu cor-de-rosa no domingo pede que você cante uma musica! Você sabe que musica? Jai Jai Radha Raman Hari Bhol!

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

