A fonte da alegria esta bem fundo dentro de você.

Ashram de Bangalore, 5 de Janeiro:

O amor está presente em toda parte. É o inteligente quem protege o amor da distorção. Amor quando distorcido transforma-se em ganância, ciúme, medo e ódio.

Quando uma pessoa esta envolvida com outra, cria-se ‘moha’ – obsessão. A raiva sai do amor procurando a perfeição.

Atrás de cada emoção, positiva ou negativa, há amor. Não há nenhuma existência sem amor. Nós queremos o amor, amor puro sem sofrimento, aquele que traz alegria e paz. O amor puro se transforma em êxtase. O caminho espiritual mantém o amor longe da ganância e põe você do outro lado – êxtase e alegria. Esta é a função destas práticas.

P: Guruji, você pode falar do poder das palavras?

Sri Sri: Os pensamentos são energia, têm poder. Quando você está confuso, suas palavras não têm impacto. Quanto mais clareza há em sua mente, mais poder suas palavras têm. Se você está na confusão, o poder das palavras é muito fraco. Pranayamas e meditação fazem a mente desobstruir. Assim os pensamentos que saem são direcionados e claros. Aquele que está contente, suas palavras têm poder. Na Índia nós temos o costume de procurar nossos idosos para bênçãos. Acredita-se que eles tem um estado mental sereno. Nesse espaço, quando você dá uma bênção, é mais eficaz. Para cartões de casamento, as bênçãos são dadas pelo membro mais idoso da família. A mesma tradição existe na América do Norte, na Austrália e na Nova Zelândia entre os povos nativos. Pelo mundo afora, as tradições nativas têm o costume de respeitar as pessoas idosas. Sem isto, as pessoas acima de 50 estão ficando deprimidas. Isso tem que mudar. Os pais também devem se tornar mais felizes e vibrantes.

Mais felizes a medida que ficam mais velhos! O quanto mais idoso você fica, maior o seu sorriso – satisfeito, completo. Você teve uma boa vida. Agora você só tem que abençoar as pessoas das gerações vindouras. Isto é maturidade. Isto é satisfação. Isto vem quando você se torna desapegado das coisas do dia a dia. Lave suas mãos de qualquer coisa que te faz infeliz. Assuma a sua responsabilidade.

Aja por ela mas não se preocupe por ela. Pessoas que agem não se preocupam e aquelas que se preocupam não agem. Esta mudança precisa acontecer. Se não, você continua se queixando, fulano não escuta,  a nora não escuta.

Você não deve ir para sua sepultura com queixas. Faça somente o que você pode. Cresça pouco a pouco. Com isto precisamos nos reorientar. Ou estamos acomodados ou queixosos. Nenhum dos dois é bom. Então você continua sem nenhuma ação. Por outro lado, até seu último suspiro, se você só encontra defeitos nos outros, isso também não é bom.

Quanto mais violamos as leis da natureza, mais o corpo experimenta dor. Estas coisas não deveriam te incomodar. Se você tem mesmo que se incomodar, se incomode com o mundo.

P: Quando dizemos “aceite as situações”, como podemos aceitar algo como um ladrão que invade  nossa casa?

Sri Sri: Quando um ladrão entra pela porta, você começa a tremer, tiritar, questionar é inútil. Porque o ladrão te roubou é uma pergunta inútil. É o trabalho dele! Aceite que ele é um ladrão. Alguém te engana. Quando você se prende em perguntar porque a pessoa engana, você fica mexido, e não consegue agir.  Quando você aceita o ladrão, ai você chama a polícia, etc. você toma uma atitude. Os pais ficam zangados com a criança que não estuda. Aceite. Então você pode atuar melhor. Se você não aceita, as emoções sobem, o intelecto fica conturbado e nos arrependemos de nossas ações.

P: Como a meditação  é importante para vítimas de desastres?

Sri Sri: O alivio do trauma vem somente através da meditação. Terapia está somente na superfície. A fonte da alegria esta bem fundo dentro de você. Os eventos são impermanentes. Você não permitirá que nenhum evento grude no espelho da mente. Você é inabalável pelos eventos. Mantendo a mente como um espelho limpo –  isso é a ideia central da Yoga. Pessoas que não estão num caminho espiritual nunca se sentem completas.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s