‘O desejo de servir em momentos de alegria é o desejo a se pedir.’

Bad Antogast (Alemanha), 31 de dezembro.

Sri Sri retira papeis de perguntas da cesta. Lê cada um deles, sorri e coloca as perguntas ao seu lado. Uma criança se aproxima para colocar um adesivo com Nº 1 nas mãos de Sri Sri.

Sri Sri Ravi Shankar: Outro ano se passa, já passou. Vamos dar as boas vindas à 2010. O ano que passou nos enriqueceu com suas experiências. Os problemas que se criaram nesse ano fez criar também mais talentos em nós. Sempre que os problemas aparecem, eles trazem mais conhecimentos e talentos interiores e a habilidade de lidar com eles. Somos gratos por isso. Apenas imagine uma vida sem desafios. Seria tão tediosa. Os desafios ou crises mostrarão o talento que há em você e o deixarão ciente das habilidades que você possui  para superá-las.

Em chinês, as palavras “crise” e “oportunidade” significam a mesma coisa… porque em cada crise existe a oportunidade de exibir a sua força, o seu conhecimento, e as habilidades necessárias para suportar todas as situações e circunstâncias. A crise traz a oportunidade esperada para exibir seus conhecimentos. Os momentos de prazer ou alegria, é claro, trazem consigo uma expansão e implica o fato de você ter que servir. Quando você está feliz, você contribui para o mundo e então você serve – não fica apenas em sua pequena alegria. Ser feliz combinado ao serviço torna a sua alegria mais rica. Os problemas e a angústia trazem a força para relevar, para renunciar. Eles trazem o desapego, e a partir daí você aprende bastante.

Muitas vezes nós nos apegamos à angústia também. Sabem por quê? Quando você era criança, você fazia uma cara triste e imediatamente alguém lhe dava um tapinha nas costas e tentava animá-lo. Você chorava e seus pais lhe atendiam. Então existe um senso sutil de se querer atenção sempre que se está cultuando a angústia. Você tem que superar isso e crescer além disso e é aí que você ganha o poder de renunciar. No Ano Novo, peça a alegria na qual se possa servir e compartilhar de modo que isso cresça. E quando algum problema ou angústia aparecer, pois eles aparecem, do mesmo modo que aparecem o dia e a noite, eles fazem parte do mundo, peça força necessária para ser centrado. O desejo de servir em momentos de alegria é o desejo a se pedir. Não que tudo deva ser rosa durante o ano todo, não é assim que acontece. A maioria dos dias deverá ter algum contratempo. Mas com esta oração ou desejo você verá que os dias problemáticos, quando houver, serão muito poucos e existirão apenas para revelar os conhecimentos que há em vocês, e os tornarão mais sábios, mais fortes e mais bonitos.

Esse é o lado prático.

Então no Ano Novo, aprenda com o ano anterior e siga neste Ano Novo sabendo que você é eterno e que os momentos de meditação que você experimenta são eternos. São nestes momentos que os eventos não chegam a você, as emoções não o abalam e os pensamentos não o incomodam; nada o desequilibra. No espaço sereno em que estiver, repouse. Então nenhum prazer ou dor chegará a você. Você estará além da dualidade.

Mais “satsang” e “seva” é o modo de  reduzirmos a angústia. Satsang e seva. Somos tão afortunados. Temos esta oportunidade de pensarmos, de discutirmos conhecimento e experimentarmos este momento interior. Imaginem os bilhões de pessoas que nunca souberam o que é fechar os olhos e ficar sereno, e aprofundar-se nessa serenidade interior, mesmo que por um instante! Para nós, é tão natural sermos felizes e serenos. Para aqueles que não sabem como ser sereno, lembrem-se dos pacientes insones que estão tão cansados e atribulados, tão exaustos com tudo que os cerca que não sabem como descansar ou dormir! Podem imaginar esse tipo de situação?

É nesse momento que sua intervenção é tão preciosa, tão necessária. Muitas vezes você nem precisa falar muito. Apenas você ficando perto das pessoas que não são serenas, lhes trará uma onda de paz, aquele alívio que eles tanto procuram!

P: É verdade que eu tenho que me amar antes dos outros me amarem?

Sri Sri: Meu querido, você é amor quando está relaxado. Você é amor. Renuncie a exaltação e o desejo.  Você é amor. Você não tem que dizer a você mesmo, “eu sou amor”. Você não tem que esforçar-se.  É um nome. Seu nome é amor. Durante um curso na Suíça, eu falava sobre os sutras do ioga de Pantajali. Um casal de participantes foi tomar um capuccino durante o intervalo. Perto dali, eles encontraram pessoas que disseram seguir outros caminhos e então eles trocaram dicas.  Essas pessoas teriam dito, “Nós levantamos às 3 da manhã. Sentamos e repetimos “eu me amo” por cerca de uma hora!”, Nós dormimos bem e amamos a nós mesmos!

Se alguém lhe disser, “você não se ama”, não é verdade. Mesmo se você estiver infligindo angústia em você mesmo, mesmo assim você se ama porque a angústia trouxe a atenção para você. Quando você entende isso você imediatamente sai desta tendência.

P: E se eu não atingir o meu objetivo e ao invés disso, experimentar a angústia?

Sri Sri:Quando você está fazendo coisas boas pelo mundo, você nunca passará por maus momentos. A angústia nunca lhe atingirá quando suas ações e intenções são benevolentes.

P: Eu me sinto muito pequeno e insignificante neste mundo. Isso é bom?

Sri Sri: Tudo que é pequeno é muito bonito. Você está vivo. Isso é importante e você sabe que estar vivo é ainda mais importante. Duas coisas: Sou pequeno. Outra é: sou inútil.

Você é minúsculo, isto você sabe. Mas pensar que você é inútil, que não serve para nada, isso não é bom. “Sou inútil, sujo, não tenho esperança”, esse tipo de autopercepção você não deve ter. Isso é demonstração de autoignorância e não de autopercepção.

P: Como é que algumas pessoas são serenas desde o seu nascimento, mesmo não tendo participado de nenhuma prática espiritual?

Sri Sri: Se você ouviu os sutras do ioga de Pantajali, há pessoas que são serenas desde o nascimento, alguns são serenos por causa de suas impressões passadas. Elas teriam feito estas práticas em vidas passadas, se não estão fazendo agora. Isso lhes trouxe impressões serenas na atual vida. Se os pais são serenos, se a mãe teve um período sereno durante a gravidez, isso também cria fortes impressões. Alguns tiveram uma vida dura desde o início, e as coisas não os incomodam. Eles suportaram os distúrbios. Alguns viveram em áreas barulhentas, então a maioria dos barulhos não os incomoda. A quantidade de estresse que você sofreu, a quantidade de contrastes por que você passou em diversas situações faz a diferença. Em países de terceiro mundo, as discussões não os incomodam. Eles brigam e tomam chá juntos. Você não está acostumado a brigar e depois tomar chá com eles imediatamente. Isto é tudo questão de como nós nos treinamos, de como treinamos nossa mente.

P: O que devo fazer para levar a paz a este planeta?

Sri Sri: Manter esta pergunta com você será bastante proveitoso para abastecer seu motor para seguir adiante. Cada vez mais você vai pensar e planejar e isso ajudará você a seguir adiante. Há muito a ser feito. Podemos todos fazer isso juntos. Sei que em muitos países  existe uma violência contínua. Dizem que 92% da população da Palestina está deprimida.  O Paquistão, o Iraque e o Iêmen estão na mesa condição. Há muita coisa que precisa ser feita. Quando você vê a magnitude, você pensa no que fazer de verdade! Mas não perca o carinho. Continue fazendo!

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s