A sabedoria, uma vez aprendida, fica com você como uma sólida pedra .

Bad Antogast (Alemanha), 30 de dezembro

P: Jai Gurudev. Por que a natureza fez o homem e a mulher tão diferentes? Se é tão importante ter igualdade, isto não seria um passo além da lei da natureza? Eu sou um homem e gostaria de tratar uma mulher como uma mulher. E gosto de ser tratado como um homem. Minhas regras são decência e respeito. O todo resto não é obsoleto? É claro que deve haver direito iguais e eu sei que em algumas partes do mundo é necessário educar. Mas no mundo ocidental eu acho que este debate é um pouco distorcido.

Sri Sri: Sabe, os ativistas dos direitos das mulheres, algumas vezes, se esquecem que eles tem direitos e algumas vezes lutam por direitos que já tem. Quando você fazia a pergunta eu pensava no que estava lhe incomodando, se era o movimento feminista onde elas pensam que o mundo é dominado por homens. Elas não estão totalmente erradas. Na maior parte do tempo, é isso. Mas elas estão exigindo direitos. Elas estão pedindo que os homens sejam tratados igualmente. Eu diria: quem lhes deu direito? Você os tem. Você os tomou. Não peça a um homem para lhes dar direitos. Quando você os pede, você já os está perdendo. Assume que os tem e segue em frente.

P. Como não perder a cabeça e parar de me comparar quando meu parceiro está atraído ou apaixonado por outro? Eu me perco neste tipo de situação e sofro tanto. Como não fugir ao compromisso quando eu mesmo me sinto atraído ou apaixonado por outra pessoa?  Por favor me ajude. Com amor e agradecimento por tudo que você tem feito.

Sri Sri: Apenas espere. O tempo lhe dirá. Lembre-se qual é a sua idade agora. Quando os números mudam, você não irá mudar. Entende? Quando você for mais velho, superará estas atrações, estas repulsas. Não se culpe nem ao seu parceiro. Veja por este ângulo. OK, você está sendo atraído.  E daí? A atração não irá destruir seu compromisso e sua relação. Este tanto você deve ter certeza porque a mente sempre quer algo novo e o coração algo antigo. Você sempre quer novidades. Qual a moda mais recente, você pergunta. Mas quando você está apaixonado, você diz: “Oh! Eu o conheço a décadas. É meu velho amor, meu amor antigo.” Você sempre se conecta, volta a tempos atrás porque o coração deseja o velho e a mente quer o novo. Então, quando você está indo para o novo, você sabe que é o trabalho da mente mas seu coração sabe, o coração sempre quer a velha conexão, o velho amor.

P. Eu adoraria ser um professor do Arte de Viver. Mas eu não tenho certeza se eu estou pronto. Quando alguém está pronto para ser professor? Com amor e gratidão.

Sri Sri: Você está pronto. Não duvide de si mesmo. Você está pronto. Mesmo se não estivesse pronto, você será preparado muito bem e ficará pronto. Este é o processo no treinamento de professor. É incrível, sua personalidade florescerá. Logo, não se preocupe, e apenas faça o curso.

P. Eu tenho algumas perguntas sobre como eu me sinto mais conectado com você e como eu sinto esta conexão. Algumas vezes eu não sinto  a conexão com o conhecimento ou com você ou comigo mesmo. Estes tipos de perguntas estão aqui, na minha mente.

Sri Sri: Algumas coisas você deve assumir como certas. Você deve sentir que está conectado. Você está conectado com o ar? Você diz e repete: há ar a minha volta? Meu querido, há! Há sol no universo? Há! Eu não vejo o sol. Se não existisse o sol, o mundo não existiria. Se ele não esta visível agora, estará daqui a seis horas. Ou em oito horas – ele surgirá no horizonte. Na Noruega, você não vê o sol durante 2 meses. Isto não significa que ele desapareceu da superfície do planeta. Da mesma forma, sua conexão, seu amor está sempre lá. Algumas vezes você o sente. Quando um vento frio sopra num dia quente de verão, você sente uma certa elevação. Sente o contraste. Você não estava conectado, e de repente, se sente conectado. Então, este sentimento de se sentir conectado geralmente acontece por contraste. Especialmente quando você não se sentia conectado e de repente você sente a conexão, você sente o contraste. Para aprender, você tem que ter opostos. Quando você não sente a conexão, saiba que você já está conectado. Não procure. Você entende o que eu estou falando? Ok. Deixe todos os princípios do Arte de Viver. Pare seu pranayama, meditação, canto, tudo, por dez dias. Então você verá. Você sentirá a sede. Todo este conhecimento pulará na sua vida. Sabedoria, uma vez aprendida, fica com você como uma sólida pedra. Você não pode fugir da sabedoria. Tente sair dela por algum tempo e você verá. Então você sentirá a conexão. Algumas vezes, astrologicamente, cosmicamente, o sentimento de falta de entusiasmo, de interesse ou espiritualidade ou um embotamento surge na vida. A astrologia védica fala sobre um momento específico na vida da pessoa que isto pode acontecer. Mas é apenas por um curto período de tempo. Especialmente, dizem eles, quando Júpiter está com a energia mais baixa, a energia espiritual no mundo diminui e as pessoas ficam mais rudes. Mas é apenas por um curto período de onze meses ou menos. A tradição cristã fala sobre a noite escura da alma quando o buscador espiritual descobre que tudo que ele tem feito é sem sentido ou não o levou para frente. Este tipo de sentimento despontou também na Madre Teresa.

Nos sutras da Pantajali Yoga, é explicado como superar estes obstáculos através da yoga. Estes são os nove obstáculos que você pode ter – as dúvidas virão. Duvidar de si mesmo, duvidar do professor, duvidar do conhecimento, do caminho e, então, algumas outras aflições surgem. Você estará bem. Quando você quiser fazer alguma prática, você ficará resfriado, com tosse, febre isto ou aquilo. Você pode sentir algum desconforto físico, doença ou embotamento mental. Estes nove diferentes tipos de obstáculo para atingir perfeição também são parte do conhecimento, parte do caminho. Mas nenhum obstáculo fica para sempre. Eles sempre vêm por um pequeno período de tempo e se vão, desaparecem. Logo, não fiquem olhando se estão conectados ou não. Quando você sentir um tipo de vácuo, falta de amor, falta de entusiasmo, ou a alegria inicial que você sentia de repente desaparecendo, apenas sorria e fique centrado. Você verá que este vento soprará e então o sol nascerá novamente. O sol está sempre lá. Estará visível em questão de tempo. Do mesmo jeito, sua conexão com o Ser,com o professor, com o universo está intacta. E irá florescer novamente.

P. Como eu paro de me machucar fisicamente quanto eu me sinto culpada?

Sri Sri: Quando você se sentir culpada, apenas cante e dance. Faça satsang, faça bhastrika.

P. Há muita informação sobre a transição da consciência humana, que é parte da evolução. Eles dizem que acontecerá em 2012. Você pode comentar sobre isto?

Sri Sri: Como eu disse, a evolução da consciência humana é um processo contínuo. Está acontecendo agora mesmo. Eles estão certos. Nos próximos dois anos, 2012, é quando Júpiter vem para Áries, o primeiro ponto de Áries, as pessoas serão mais espirituais. Eles se inclinarão para a espiritualidade. Espiritualidade ficará na moda e se tornará uma necessidade. As pessoas começarão a seguir este caminho. Eu me lembro que nos anos 80 e 90, as pessoas que faziam yoga eram consideradas um pouco diferente. Não normais. Não era uma coisa digna se sentar na posição de lótus ou alongar suas pernas, mãos e joelhos e se sentar no chão. Hoje, várias empresas – quando eles querem demonstrar relaxamento, eles colocam alguém sentado numa posição de yoga. Os anúncios de hoje mostram pessoas se sentando na posição de lótus. O pensamento das pessoas mudou. O preconceito diminuiu. Não diria que foi embora totalmente, mas diminuiu bastante. Diálogos entre diferentes fé é a palavra do dia no mundo de hoje. Eu estive recentemente na Austrália, no Parlamento das Religiões do Mundo, e lá estavam pessoas de todos os lugares do mundo, de diferentes fé, 600 pessoas, começaram respeitando as fé uns dos outros. Eu recebi uma carta do Papa. Ele me mandou votos Diwali  e eu lhe mandei votos de bom Natal. Ele se dirigiu a mim dizendo: “Santidade, nós todos temos que trabalhar juntos para fazermos um grande trabalho para elevar a consciência humana.” Hoje eles reconheceram que há várias outras fé e muitos caminhos. O mundo já está mudando. Não é?

P. Eu realmente quero achar e seguir o caminho da verdade. Por favor, ensine-nos a vê-lo.

Sri Sri: Quando você está num trem, você não fica correndo dentro dos vagões. Imagine se você tiver que correr para pegar o trem. Mas, uma vez que você está dentro do trem, não pega sua mala e fica correndo, pensando “eu quero correr mais e mais rápido.” Você não chegará antes se for no vagão da frente. Apenas sente-se e relaxe. Tome um chá. Você alcançará seu destino. Isto é uma promessa. Apenas relaxe.

Você está no caminho certo. Leia e estude Ashravakra e Yoga Vasishta. O que vai acontecer em 2012? Pergunta tola. O mundo não acabará. Eu estou repetindo o mesmo que disse em 1999. Em 1999, nós estávamos na Itália. Nós tivermos um curso enorme na Europa onde 2.000 pessoas nas praias da Itália estavam dando boas vindas ao ano novo, há exatamente dez anos. Então as pessoas me perguntavam a mesma coisa. O mundo vai acabar no ano 2.000? No Canadá as pessoas estocaram leite em pó, ração, tudo que eles podiam nos seus porões. Adegas e porões estavam estocados com comida. Porque o mundo ia acabar e não iria ter comida durante seis meses até as pessoas resolverem tudo. Este era o medo. Onde quer que eu fosse, todo mundo perguntava o mesma: o que vai acontecer em 2.000? Eu disse que tudo seria normal. Não haveria mudança. Apenas relaxe. Sério! Muitas pessoas  venderam suas casas e propriedades no Ocidente porque eles disseram que haveria um grande terremoto. “Califórnia irá para debaixo d’água. Vamos ser mais espertos. Antes de afundar, nós entramos em barcos e vamos para o Colorado. Vamos agora para o Colorado. Vamos ser os que receberão com festa de boas vindas as pessoas que afundarão”. Está era a idéia. Muitas pessoas venderam suas casas. Eles foram para o Colorado e construíram suas casa lá!

Nada acontecerá e nós continuaremos. Sim. Algum terremoto, algumas calamidades acontecem o tempo todo. É um processo contínuo neste planeta. Nascimento e morte é um processo simultâneo. Hoje tantas pessoas morreram e tantas nasceram. Não acontecerá de ser um dia que todos nascerão nem um dia que todos morrerão. Não. O dia do juízo final ou qualquer dia, não acontecerá. Não se preocupe. Todo dia é dia do juízo final. Todos os dias é dia da ressurreição, porque o mundo é esférico. Há sol em todos os momentos neste planeta. Em algum lugar está brilhando e em outro está se pondo o tempo todo, e nascendo o tempo todo. Isto é o que a antiga ciência Veda diz. Nós lemos que Galileu foi quem disse que a Terra era redonda. Não. Nos tempos antigo dos Vedas eles já diziam isto.

Bhugola – Terra é esférica

Khagola – o universo é esférico.

E há milhões de universos. Há 14 planetas como a Terra na nossa Galáxia. Logo, este universo é gigantesco e  insondável. Tendo entendido isto, relaxe com paz no coração. Hoje à noite, eu irei para cama com um sorriso no rosto. Com um sentimento de contentamento. “Eu tenho tudo que eu preciso. Eu tenho comida suficiente, eu tive todo o prazer que o mundo pode me dar. Seja lá o que for necessário para meu corpo, a natureza me deu. Eu estou feliz. Se for necessário mais, a natureza me dará. Se este corpo precisar de algo mais, me será provido no futuro.” Com está fé e este entendimento, apenas repouse no seu Ser.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

