Sanyas é se estabelecer no Ser

Ashram de Bangalore, 11 de dezembro

P. Das duas opções que tinha para fazer seva ou participar do satsang com você, eu escolhi o satsang.  Mas agora minha consciência está me incomodando. O que eu devia ter escolhido?

Sri Sri: Se você tem responsabilidade de fazer seva, então você vem ao satsang, de tal forma que quando você ficar cansado de fazer seva, você pode se energizar.

P. Eu sou bom academicamente, mas não sou bem sucedido na minha carreira. Eu não sou capaz de sustentar minha família financeiramente. Eu me sinto desprezível. Por favor, me ajuda.

Sri Sri: Expire o sentimento de se sentir desprezível. Medite e não seja tão duro consigo mesmo.

P. O que é desapego? Você precisa ser um sanyasi para ser desapegado?

Sri Sri: Desapego acontece naturalmente. Quando você cresce, sua mente não se prende a pequenas coisas, como você era muito apegado ao seu pirulito quando você era pequeno. Ainda assim, quando você vai para o colégio ou faculdade, este apego naturalmente passa. Semelhantemente com brinquedos ou mesmo amigos. Quando você cresce, você ainda terá amigos, mas você fica superior ao entrelaçamento. Semelhante os casos entre mãe e filho. Naturalmente o entrelaçamento começa a deixá-lo. Se desapego não acontecer, você sentirá tristeza. Você entra no ciclo de tristeza pensando – “Oh, eu fiz tanto, eu fiz tanto pelos meus filhos e veja o que eles estão fazendo agora.” “Todas as  responsabilidade eu deveria fazer, eu cumpri. Não há nenhum restrição para os outros”, sentimento dos seus filhos. Nós não podemos pedir a ninguém a expressar seus sentimentos por força. Os sentimentos naturalmente surgem nos corações das pessoas, sejam quais forem estes sentimentos. Sentimentos não pedem permissão para surgirem. Mas se você vive com conhecimento, os sentimentos negativos são quase insignificantes. Também, os sentimentos positivos existem não como desejos, mas amor.

As pessoas dizem que sábio é aquele que mata os sentimentos das pessoas. Não. Não é assim. Sadbhav, sentimentos santos, continuam a existir. Senhor Krishna também disse no Bhagwad Geeta “Aquele que não é ligado a mim – a Consciência, Ser Superior – nem tem intelecto nem sentimento. Sem sentimentos e intelecto não há dúvida sobre paz e felicidade.

Transformar desejos e aversões em amor é desapego.

Senhor Shankaracharya também disse que não há felicidade no mundo que não pode ser recebida através do desapego.

Desapego não significa ir para floresta. Tem sido interpretado tão erradamente. Bem aventurança e felicidade existem no desapego.

Do mesmo jeito que a o lótus mora na água mas não se molha, enquanto se vive em sociedade, não se deve deixar a sociedade entrar na mente. Os pássaros voam sobre você e está ok, mas não os deixem fazer um ninho na sua cabeça. Sanyas (um asceta) é se estabelecer no Ser. Aquele que é inabalável por qualquer coisa é um sanyasi. Sanyas é 100% desapego e 100% bem aventurança e não tem nenhuma exigência. É muito bom se sanyas acontece depois do quarto ashram, o vanprasth ashram. Tanta satisfação na mente que “ninguém é meu próprio” e “ninguém é o outro” ou “todo mundo é meu próprio” ou ainda “este corpo não é meu” é estado de sanyas. Total felicidade na mente é sanyas. Deixar as roupas e ir para florestas não é sanyas.

P. Devemos seguir os personagens e jogo dos deuses?

Sri Sri: Há uma história em cada personagem. Deve-se seguir o personagem de Deus como o personagem de Sri Rama mas o jogo do Senhor Krishna não é para ser seguido. Jogo de Deus não é compreensível.

Faça como Sri Rama fez, mas faça como o Senhor Krishna disse, não o que ele fez. Se você seguir o Senhor Krishna e fizer tudo que Ele fez, você acabará na cadeia, então você atinge seu lugar de nascimento. (público ri). Quando você ouve o jogo do Senhor, seu coração fica alegre. É tudo jogo do Senhor apenas.

P. Eles dizem que gatos são mais ferozes que tigres. Estou me referindo às mulheres. As mulheres nos dias de hoje não são abertas a aceitar a as opiniões dos homens. Eu tenho preocupação com a espécie masculina.

Sri Sri: Você quer dizer que devemos começar um seminário para fortalecer os homens. (risos). Talvez!

P. O que pode ser feito pela paz entre Israel e Palestina?

Sri Sri: Nós todos temos que trabalhar por ela. Quando todos nós trabalhamos juntos para unir as pessoas, esquecer o passado e fazer as pessoas viverem no presente, nós teremos os vínculos ligados muito em breve. O Arte de Viver já começou alguns programas na Palestina. Mas se o governo gastasse ao menos 1% do orçamento militar educando as pessoas, em celebrações inter-fé e inter-culturais e cuidar de reduzir as distâncias, todos estes conflitos se resolveriam.  ONGs podem fazer um trabalho limitado.

Talvez a visão limitada dos políticos esteja fazendo os conflitos crescerem. A não que ser nossos políticos fiquem mais espirituais como Mahatma Gandhi, nosso mundo não terá um futuro brilhante.

P. Guruji,como cuidar da mente destroçada da pessoa depois da morte prematura de um ente querido?

Sri Sri: A mente destroçada lhes dará coragem porque a alma que partiu lhe dará poder. Você sabe, nós devemos parar de ter pena das pessoas assim como de nós mesmos. Não deve haver nem auto-piedade nem pena dos outros. Você apenas deve saber que a natureza nos dá poder. O Divino está com você e está lhe dando poder para aguentar a dor.

P. Você vê alguma era de ouro se aproximando?

Sri Sri: No mundo, o que é bom está vindo. Sempre há o amanhecer acontecendo em algum lugar, há sempre amanhecer durante 24 horas neste planeta. Há sempre um por do sol acontecendo e há 24 horas de por do sol no planeta.

P. Guruji, por favor comente sobre: “aja, não reaja.”

Sri Sri: É muito simples. Quando você reage, o que acontece? Você se arrepende depois. A reação acontece através de uma explosão emocional.

Quando alguém diz algo que você não gosta, suas emoções se incham. Qualquer coisa que você fizer num estado emocionalmente perturbado, você se arrependerá depois. Quando as emoções estão no pico, o intelecto fica no plano de fundo.

Suas ações vêm do intelecto e suas reações vêm das suas emoções.

P. Eu me sinto mais conectado às pessoas do Arte de Viver, mas eu sinto desconexão das pessoas no meu trabalho e mesmo em casa. Eu me sinto fraco desta forma.

Sri Sri: Por que você pensa que é fraco? Acorde e veja que você tem toda a força. Você deveria fazer DSN (Divya Samaj ka Nirman – um dos programas do Arte de Viver que ajuda o indivíduo a superar barreiras e limitações). Não há fora, não há outro. Arte de Viver lhe ensina que o mundo todo é sua família.

O ashram é sua casa, e, é claro, aqui as pessoas são cor-de-rosa, mas em todo lugar você não pode esperar a mesma atmosfera. Você pode encontrar crítica forte no trabalho.

Você precisa fazer a meditação chegar às pessoas. Mas qual o primeiro princípio do Arte de Viver? Aceitar as pessoas e situações como elas são. Se você não aprende o primeiro princípio, você não pode dizer que está fazendo Arte de Viver.

P. Uma vez você disse que você existe em mais de um lugar num momento. Por favor, elabore.

Sri Sri: Há um elemento em cada um de nós. Há uma Divindade em todos.

P. Qual carma dá liberação do ciclo de nascimento e morte?

Sri Sri: Você está no lugar certo.

P: Guruji, se as almas são imortais, isto significa que há um número finito de almas no planeta?

Sri Sri: Você viu aqueles painéis de propaganda? Há tantas luzes lá mas nem todas são acesas ao mesmo tempo. Algumas vezes alguns padrões de luzes estão acesos no painel e em alguns momentos há outros padrões. O mesmo com as almas. Tudo depende de quais almas se exibem num momento.

P. Entre meditação e oração, o que é preferível?

Sri Sri: Meditação é a melhor forma de oração. Na oração você está pedindo por alguma coisa. Na meditação você está dizendo: “eu estou pronto para ouvir.” Imagine se alguém apenas fica fazendo pedidos e não está pronta para ouvi-lo. Você  não fica frustrado? Do mesmo jeito, Deus também fica frustrado mas quando você se senta para meditação, pronto para ouvi-Lo, Ele confere todos os favores para você.

P. O que é kundalini shakti?

Sri Sri: Nós falamos sobre isto no curso avançado. Há sete chacras no corpo. Quando a energia acha seu caminho através destes sete chacras, emoções diferentes surgem. Quando a energia se expressa completamente através destes sete chacras, uma tal perfeição é obtida que seus desejos são atingidos até mesmo antes deles surgirem.

P. Eu parei de beber depois do curso do Arte de Viver. Se eu encontrar meus antigos amigos que ainda têm estes tipos de hábitos, ele irão sentir minha energia positiva?

Sri Sri: Não se preocupe. Enquanto você permanecer firme no conhecimento e Sadhana – você pode ajudá-los a deixar todos os tipos de hábitos negativos.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

