‘A vida é um equilíbrio sutil entre as emoções e o intelecto’

P: Guruji, muitas vezes você esclareceu que o Mestre é a presença e não a entidade física, mas quando eu vejo você eu fico tão fascinado com a sua aparência, suas ações. Por favor me diga o que fazer?

Sri Sri: Apenas perceba que você aprecia o que tem. Você também é bonito. Há beleza dentro de cada um de nós. Todos nós temos todas essas virtudes dentro de nós. Algumas virtudes  já se manifestaram e outras irão logo se manifestar.

P: Guruji, você tem algum desejo não realizado?

Sri Sri: (Após uma pequena pausa) Sim, eu quero ver milhões de pessoas sorrindo e o término de todos estes conflitos do mundo. Não deve existir guerra. Guerra (WAR) em si significa Worst Act of  Reason – “pior ato da razão”. As pessoas que estão envolvidas com a guerra dão razões para justificar suas ações, mas na verdade este é o pior ato da razão. Há tanta violência doméstica no mundo atual. Tudo isto deve parar. Isso pode acontecer quando as pessoas tiverem mais compaixão e compreensão.

P: Para quebrar o ciclo de nascimento e morte temos de atingir mukti / libertação. Então por que os mestres iluminados reencarnam?

Sri Sri: Com um objetivo – para ajudar aqueles que precisam e, por outro lado, só para brincar.

P: Está certo orar para que a vida de uma pessoa com síndrome de Parkinson tenha um fim pacífico?

Sri Sri: Sempre que alguém sofre, as pessoas ao seu redor sofrem ainda mais do que este alguém. A família de uma criança deficiente mental sofre muito mais do que a própria criança. Essa criança está em um paradigma diferente da mente. A natureza dá força para suportar o sofrimento e seguir com força. Um animal só tem uma cauda pesada quando pode abaná-la. Basta imaginar um rato com o rabo de um elefante. A natureza é muito inteligente. Ela só lhe dá o problema com o qual você pode lidar.

P: Guruji, eu li em algum lugar que cantar OM não é bom para as mulheres. Por favor, explique.

Sri Sri: Talvez algum homem tenha escrito esse livro! (risos) Talvez eles tenham medo que as mulheres possam se tornar mais poderosas, inteligentes, independentes e mais fortes do que os homens. Tudo isso não é verdade. Na Idade Média, algumas pessoas espalharam esta mensagem com o motivo egoísta de manter o conhecimento apenas para si.

P: Caridade pode conceder libertação?

Sri Sri: A caridade purifica a riqueza. Ghee / manteiga clarificada purifica os alimentos. Conhecimento purifica o intelecto. Bhajan purifica a mente e o serviço purifica a ação.

P: Qual é a diferença entre auto-estima e ego? Dói quando alguém diz palavras duras para você. Isso é ego ou auto-estima?

Sri Sri: Ninguém pode tirar sua auto-estima. Se algo lhe incomoda, é devido ao ego ou a sua tolice. Quando alguém é cruel com você, é correto você se machucar, mas então você também deve saber como superar isso. É por causa do conhecimento que podemos superar a mágoa.

P: Se tudo está pré-definido, então qual é a necessidade do karma / ação?

Sri Sri: Nós não podemos viver sem carma. Tudo é pré-definido para um animal, mas não para um ser humano. Algumas coisas são pré-definidas e outras não. Se tudo fosse pré-definido, por que deveríamos fazer bhajans aqui? Então não seria diferente de sermos um animal. Os seres humanos têm responsabilidades a cumprir e os seres humanos assumem responsabilidades. Um animal não tem responsabilidade nem demanda. Os seres humanos têm liberdade, assim como um intelecto.

P: Qual é a diferença entre aceitar as pessoas como elas são e rotulá-las como estão?

Sri Sri: Você me diz a resposta. Se você realmente quer uma resposta, então sente e pense sobre isso. Se esta questão surgiu  na sua mente, a resposta também virá. Você tem alguma noção de aceitação e de rótulo em sua mente. É por isso que você usa duas palavras diferentes. Você não vai perguntar a diferença entre ‘Kela’ (banana em hindi) e ‘Banana’. Quando perguntamos sobre a diferença já sabemos qual é essa diferença. Você já sabe em sua mente e um pouco de introspecção lhe dará a resposta.

P: Eu vejo algumas imagens durante a meditação. Isso está bem?

Sri Sri: Não precisa prestar atenção a isso. É apenas uma experiência. Na Kriya ou meditação você pode ouvir algo, ver algumas imagens ou visões, mas tudo isto vem e vai. É uma forma de liberar o estresse.

P: Em um de seus livros  você disse que a religião é como a casca da banana e que a espiritualidade é a fruta de dentro. Isso quer dizer que um ser espiritual não tem nada a ver com a religião?

Sri Sri: A religião é inevitável. Você tem uma religião desde o nascimento. Seu nome só transmite a religião da qual você pertence. Seu nome, o casamento, tudo isso é parte da religião. Você não pode negar. Espiritualidade une todas as religiões. Esse é o valor central de todas as religiões.

P: Se um relacionamento não está indo bem, o que fazer?

Sri Sri: Bem, eu não sou um especialista para responder a isso. (Risos) Uma coisa que eu posso dizer é que você deve deixar uma certa margem num relacionamento. A força de um relacionamento reside na capacidade de acomodar as dificuldades. Seu modo de lidar com isto define suas competências. Caso contrário, como você pode saber o quão acomodado, compreensivo e atencioso você é? Estas virtudes só surgem quando você tem dificuldades. Veja a situação como uma oportunidade de aprender a se adaptar, acomodar, compreender e ser atencioso. Você deve tentar aprimorar seu caráter em vez de mudar a outra pessoa.

P: Guruji, até que ponto devemos manter um relacionamento? Quanto podemos nos curvar?

Sri Sri: Você não pode se curvar muito se a outra pessoa se tornar violenta, tirando vantagem de você. Então você tem que se levantar e dizer claramente. Lide com tudo isso usando o seu intelecto e não suas emoções. O conflito é sempre emocional. A resolução é intelectual. O conflito emocional não pode ser tratado com emoções. Da mesma forma um argumento intelectual não pode ser tratado com o intelecto. O lado emocional tem que ser considerado. Se você observar cuidadosamente, há um fluxo de emoções por trás de um argumento intelectual. A vida é um equilíbrio sutil entre as emoções e o intelecto. Quando usar o quê, é a verdadeira sabedoria. E como você obter essa sabedoria? A resposta é meditação, meditação e meditação.

P: Conte-nos algo sobre ‘pranayama nadi shodan “(narina suplente).

Sri Sri Ravi Shankar: Há 182,000 nadis/canais de energia no nosso corpo. Quando respiramos, eles são ativados e é por isso que estamos vivos. Quando respiramos pela narina esquerda, algumas nadis estão funcionando e outras funcionam quando respiramos pela narina direita. Então, quando alternamos a respiração através das narinas, algumas mudanças acontecem no corpo e no nosso sistema. Nosso sistema fica purificado. Energia nova se move no sistema e elimina o estresse. A narina esquerda ativa o funcionamento do cérebro direito e vice-versa. Então, quando alternamos nossa respiração, todas as ondas cerebrais ficam sincronizadas. Alterações bioquímicas acontecem no corpo. As glândulas endócrinas funcionar melhor e qualquer desequilíbrio no corpo é erradicado. Há muitos benefícios através do pranayama.

P: Guruji, os jornais atuais estão cheios de muita notícia vaga aqui e ali. Não podemos ter uma página inteira sobre o meio ambiente?

Sri Sr: Você escreve artigos? Quero que todos aqueles que têm boas habilidades de escrita sentem-se juntos e conversem. Vamos implementar isso. O Ashram do departamento de agricultura é muito bem sucedido no controle da poluição e purificação de água do esgoto. Usamos algumas técnicas antigas que foram esquecidos. É surpreendente ver os resultados que essas técnicas trazem. A água do esgoto é completamente purificada, pronta para beber, e o esgoto é transformado em adubo. Usando esse método podemos limpar todas as instalações de esgoto em todas as aldeias da Índia, sem produtos químicos. O Departamento de Agricultura também implantou um projeto em Nasik onde a vegetação foi cultivada usando água do mar. Então tudo isso é possível.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s