‘Censura é como você chama a crítica que você não pode aceitar’

P: Quando e como será a Índia totalmente evoluída?

Sri Sri: Quando os jovens como você começarem a pensar no que você pode fazer.

P: Guruji, se alguém me critica e esta certo, está ok. Mas se não é verdade, eu não sou capaz de aceitar a crítica e perco meu equilíbrio. Por favor me aconselhe.

Sri Sri: Censura é como você chama a crítica que você não pode aceitar. Como você lida com a censura? Com paciência. É necessária uma enorme paciência e fé que a verdade sempre triunfará, as coisas melhorarão.

P: Eu vejo várias mudanças sutis em mim mas as pessoas em minha volta, não veem.

Sri Sri: Você vê mudanças em si mesmo, e isto é suficiente. Os outros não veem porque eles estão presos na mente deles mesmos. Com paciência, expresse-se melhor. Muitas vezes nossas ações não estão alinhadas com nossos sentimentos. A ação exterior pode ser grosseria, mas você pode não se sentir grosseiro por dentro. Seus sentimentos mudaram mas suas ações e expressões não mudaram. Na maioria dos casos é isto que acontece. Você, então, precisa mudar um pouco sua atitude.

P: Como alguém pode ser amigável e centrado?

Sri Sri: Quando você não espera nada dos seus amigos, você será centrado. Sabe, quando você é amigo, algum tipo de expectativa existe, você gosta de ser amigável. Pare de gostar de ser amigável. Mas seja amigável porque está é sua natureza. Então, você será centrado.

P: Liderança feminina nos vilarejos.

Sri Sri: A liderança feminina nos vilarejos é uma habilidade. A transformação não acontecerá da noite para o dia. Gradualmente acontecerá e é importante que você continue a trabalhar por isso.

P: Como educar aquelas pessoas que desenvolveram um desgosto pela espiritualidade?

Sri Sri: Você é solteiro ou casado? (risos). Se você é solteiro, então você não terá problema (mais risos).

Se seu cônjuge é contra você estar no caminho espiritual, então você deve aplicar uma solução indireta. Através de um amigo íntimo do seu cônjuge, você pode chegar até seu cônjuge. Quando vier deles, seu cônjuge ouvirá.

Para outros, você deve continuar a ensiná-los. Compartilhe seu conhecimento com eles. Em inglês tem um ditado que diz “familiaridade gera desdém” mas no nosso caso é falta de familiaridade que gera desdém porque eles não sabem. Então, ensine-os!

Também, a doutrina maoísta e de esquerda tornou várias pessoas contra espiritualidade. Dentro do Nepal também há tanta gente contra espiritualidade. Dos 600 distritos da Índia, 212 não foram tocados pelo Arte de Viver. Quando nós os alcançarmos, uma reviravolta total acontecerá. Houve um incidente quando uma guerrilha maoísta atacou um dos nossos professores num Satsang (canção e celebração) num vilarejo em Jharkhand. Eles vieram e viram as pessoas cantando tão felizes, que eles se juntaram a elas. Mais tarde, eles insistiram que o professor fizesse um Satsang para eles também.

A história de Angulimaala da vida de Buda não é apenas uma história  e uma mitologia. Está acontecendo agora, aqui, hoje. Onde todas as legislações e dinheiro não funcionam, o que funciona é Amor.

P: Há morte para Atman?

Sri Sri: Quando você desliga a televisão você vê as ondas ou não? Você não vê as ondas, mas elas estão lá. Do mesmo jeito a vida está sempre lá. Jeeva atman é eterna. Vista ou não vista, manifesta ou não manifesta é uma questão diferente.

P: Como decidir a quem elogiar?

Sri Sri: É bom elogiar os tolos e o inteligente não precisa ser elogiado. Ele trabalhará de qualquer forma.

P: Luta de montagem em Maharashtra, Bangladesh, Paquistão….  Meu coração chora vendo tudo isto. Às vezes, tenho medo.

Sri Sri: Quando você vê tudo isto, você sente dor no seu coração. A dor deve estar lá. Quando a dor está lá, você dá um passo. De outra forma, você fica sentado até sua casa pegar fogo.

Observe como Mahatma Gandhi orientou naqueles dias. Deste jeito, você também terá idéias na sua mente em como ir adiante. Todos devem se sacrificar um pouco. Devemos fazer qualquer coisa que pudermos. Você sente medo às vezes, está bem. Acontece às vezes, não é? Faça meditação, pranayama e você se livrará dele.

P: Como me livrar da culpa e arrependimento?

Sri Sri: Quando você vem aqui, você começa uma vida nova. A velha pessoa morreu – é uma vida nova, um novo ser humano. Você ainda quer carregar o fardo da velha pedra com você? Em tempos antigos havia uma tradição. Quando alguém vinha até o Guru, o nome dele mudava, para lembrá-los que agora eles tinham uma nova vida.

P: O que uma criança deve fazer para se tornar um cidadão ideal?

Sri Sri: Mantenha os olhos e ouvidos abertos. Conheça suas raízes. Aprofunde suas raízes e amplie sua visão.

P: Questão do meio ambiente

Sri Sri: O meio ambiente é verdadeiramente uma questão muito séria. Vocês todos devem plantar árvores, usar menos refrigeração e se tornarem vegetarianos. Sabe, os cientistas dizem que se em todo o mundo acabarem com os matadouros, todo o efeito estufa se resolve. Um matadouro é equivalente a cortar 500 árvores porque ele emite muito metano. A quantidade de alimento usado para um animal pode alimentar 400 pessoas. SEJA VEGETARIANO: Fique saudável e salve o planeta. É simples assim.

P: Como eu posso entrar na política? É apenas para os ricos ou aqueles com experiência?

Sri Sri: Não é o caso. É tudo a respeito das pessoas. As pessoas vêm primeiro. Vire um bom assistente social e as pessoas automaticamente votarão em você. Primeiro você tem que trabalhar no meio das pessoas. Eu conheço alguém que trabalhou muito para a melhoria dos vilarejos e as pessoas dos vilarejos não somente votaram nele como também lhe deram 10 rúpias por pessoa para as eleições.

P: A sensação de desamparo é um sinal de fraqueza ou de força?

Sri Sri: A sensação de desamparo é obviamente um sinal de fraqueza, mas se desta sensação uma oração surgir dentro de você, então uma desconhecida, não vista e irrefutável força virá para você. Mas você não pode se forçar a sentir desamparo ou a rezar. Isso vem automaticamente.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s