“O seu corpo pertence a esse mundo e o mundo cuidará dele, Você pertence ao Divino e o Divino cuidará de vocês”

Ashram Bangalore, 9 de Dezembro de 2009:

Aquele que é inerte não possui necessidades ou responsabilidade. Também aquele que é completamente iluminado não tem necessidades e responsabilidades. Entre estes dois, todos temos algumas necessidade e algumas responsabilidades. A questão é como você realiza suas necessidades e responsabilidades. Se você focar nas suas responsabilidades, suas necessidades serão satisfeitas. Mas quando suas necessidades são muitas e você somente se foca nelas, e não nas suas responsabilidades, então esse é o caminho para a inércia e a infelicidade. Quando você não toma responsabilidade, você fica infeliz, resmungando e reclamando.

Se você toma responsabilidade e suas necessidades são menores, tudo vem até você – entusiasmo, felicidade, criatividade. Chega uma época nas nossas vidas em que nos desfazemos de todas as nossas necessidades e responsabilidades. Mas para chegar a esse estado, precisamos ir passo a passo. Agora a pergunta aparece: mas e se a pessoa tem fome? Então, a pessoa tem que comer. Se a pessoa tem sedo, ela deve beber. Essas são todas necessidades físicas. O seu corpo pertence a essa sociedade/ esse mundo e o mundo/sociedade cuidará dele. Você pertence ao Divino e o Divino cuidará de você. De fato o Divino está cuidando de você. Faça essa distinção de que você é separado do seu corpo. Assim que fizer isso você verá que você é separado do seu corpo, que você pertence ao Divino. Seu sorriso se torna um traço permanente.

Então Sri Sri recebe perguntas da platéia.

P: Como elevar a receptividade?

Sri Sri: Se você está ouvindo mas a sua mente está em outro lugar então não há receptividade. Quando a sua mente está entupido com ambições demais, ele não ouve adequadamente quando o assunto não está relacionado à sua ambição. Mesmo que esteja relacionado, ele entra numa viagem sonhando acordado. Ele ouve uma frase e vai fazer uma viagem. Por exemplo, quando alguém tem a ambição de se tornar Primeiro Ministro e lhe dizem que ele tem toda possibilidade de se tornar primeiro ministro, a mente imediatamente começa a sonhar acordado. Então simplesmente ouça, só ouça.

Além disso, se a sua mente está presa em muitos pensamentos então a percepção também é baixa. Outra razão para manter a mente alerta é desarranjo de vata ou desequilíbrio de kapha. Quando a mente é bombardeada com estímulos sensoriais, então ela também não é muito receptiva. Já perceberam que depois de assistir um filme de três horas se alguém quer te dizer algo, você diz, “Me diga mas tarde.” O que fazer para aumentar a receptividade? Silêncio, Pranayama, alimentação adequada, menos ambições na mente, tudo ajudará. Se você gosta de um tópico/assunto, então você tende a ser mais receptivo a ele. Adolescentes em geral passam por uma fase difícil na vida quando têm que escolher uma matéria – Matemática, Engenharia Computacional etc e quando alguém é bom em todas essas matérias, isso cria ainda mais confusão.

P: Quem se entrega a quem em entrega absoluta?

Sri Sri: É você, você se entregando a si mesmo. Então você percebe que não há mais ninguém.

P: Se temos que escolher entre felicidade e iluminação, o que devemos escolher?

Sri Sri: Iluminação é a maior das felicidades. Porque ir atrás das menores alegrias quando a maior está lá? Não é fácil acreditar em Deus. Deus está lá: se você experimenta isto, então a mente se acalma. Então você descobre que somente Deus está lá e Eu não existe.

Inn ankhon mein ankh mila ke dekho to sahi, pyar dikhta hai ki nahi,

Ek kadam bada ke dekho to sahi, rasta milta hai ki nahi,

Hath batake dekho to sahi, kaam hota hai ki nahi,

Ek baar muskarake dekho to sahi, duniya apnati hai ke nahin,

Ek baar naam le ke dekho to sahi, jeevan safal hota hai ke nahi.

Quando estes olhos encontrarem os seus, você não terá um vislumbre do amor?

Dê um passo a frente, você não encontrará o caminho inteiro?

Estenda sua mão, você não descobrirá que o trabalho está feito?

Sorrie uma vez, o mundo não lhe fará seu?

Tome o nome uma vez, sua vida não estará completa?

P: Como sair de uma mente julgadora?

Sri Sri: Se você sabe que é julgador, você já está fora disso.

P: De que forma autodependência é diferente de desapaixonamento?

Sri Srir: De que forma esses dois termos são relacionados? (risos) Auto-dependência absoluta não é possível. Existe dependência mútua. Você depende de um alfaiate para suas roupas. Um fazendeiro é responsável pelas colheitas então você depende dele. Se você fica doente, você é levado a um médico então você também depende de um médico. Você depende dos seus professores por educação. Existe algum grau de dependência em tudo. A vida é assim. Mas também temos que dar um passo a frente. Até que sejamos úteis aos outros, a inquietação e tristeza continuam existindo. O que é dependência? Um dia a sua empregada não aparece e você não limpa a sua casa – então isso é dependência. Aquilo que puder fazer, continue fazendo. É importante que a auto-dependência não se torne auto-orgulho. “Eu nunca aceitarei a ajuda de ninguém e estarei sempre sozinho”.

Você é um cidadão responsável, você tem responsabilidade pela sua família, mas a sua responsabilidade é somente aquilo que você é capaz de fazer. Aquilo que você não pode fazer não é sua responsabilidade. Se você não é um médico, então sua responsabilidade é chamar um médico quando necessário, e não tratar o doente.

Aquilo que possamos fazer e possamos fazer com facilidade, é a nossa responsabilidade.

Quando a mente e o intelecto se expandem, você toma maiores responsabilidades e quando você toma mais responsabilidade, mais poder vem até você. A natureza te concede isso.

Já ouviram a história de ‘Prabhupaad’? Aos 75 anos, o seu guru lhe pediu para espalhar o nome do Senhor Krisna. Com essa idade, ele foi aos Estados Unidos. Ele ficou em um navio por mais de um mês. Ele viveu em situações tão difíceis, em ambientes muito frios, no porão de alguém, mas a sua convicção era tão grande que 1.000 pessoas começaram a fazer Kirtan/Satsang (canções devocionais) e cantando o nome do Senhor. Quando a sankalpa/intenção de alguém é tão forte, idade não importa. Se não, a juventude de 25-30 anos diz, “O sistema não é bom, nada acontece”. Ok então, continue sentado em casa. Tenha essa convicção de que Eu posso me elevar acima de qualquer situação e Eu vou me elevar acima de qualquer circunstância.

P: Guruji, Eu sonhei com você e senti como se você estivesse realmente lá. Você estava realmente lá no meu sonho?

Sri Sri: Isso também pode ser um sonho. Tem certeza que isso não é um sonho? (risos). Sempre que algo bom acontece, parece um sonho.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s