Sábios celebram a diversidade, os tolos lutam contra ela

Melbourne, 4 de dezembro de 2009:

Abaixo há um resumo da interação entre Sri Sri e jovens da Austrália

Sri Sri: Há um ditado antigo: o primeiro sinal de inteligência é não abrir a boca! Tendo perdido esta oportunidade, então você não deve dizer nada a não ser que seja perguntado.

Eu gostaria de abrir a sessão e pedir-lhes para perguntar qualquer coisa – e nós seguimos a partir daí.

P. Porque há diferenças entre as religiões?

Sri Sri: Religiões têm três componentes: símbolos, costumes e tradições, e valores. No que diz respeito a valores, não há diferença, porque todas falam sobre unicidade. Costumes e símbolos são todos muito diferentes; eles têm que ser. Isto é o que faz o mundo lindo, porque Deus não gosta de uniformes! A natureza foi criada com tamanha diversidade – tantas flores, animais, pessoas. Diversidade é a linguagem de Deus. Na Índia, Deus pode ter vários nomes e formas e todos eles apontam para uma Divindade. Assim, de uma forma, há diferença e de outra forma há unidade. Sábios celebram a diversidade, os tolos lutam contra ela.

P. Quais são os três valores mais importantes?

Sri Sri: Você quer limitar a três? Um senso de pertencimento com o mundo todo. Você tem que tomar esta atitude, sentir que você é parte de todo o mundo e que todo o mundo é parte de você.

Compromisso para qualquer coisa que você assumir, e uma integridade dentro de você que lhe diz para assumí-los até o fim.

O terceiro valor é viver no momento presente, não se prendendo ao passado e tendo problemas na sua própria mente. Você sabe quantos problemas nós criamos para os outros quando nós nos prendemos ao passado?

P. Como um jovem maneja os altos de baixos da vida?

Sri Sri: Eu mesmo sou um jovem! A vida é uma mistura de tudo: fracassos e sucessos – eles se complementam. Se você fracassar, então você sabe o valor do sucesso, é um degrau.

Você precisa seguir em frente: pergunte a si mesmo, o que eu aprendi sobre o passado e, depois, qual a minha visão do futuro?

Isto o manterá seguindo em frente. Para isto, você precisa de presença da mente e para isto, você precisa se livrar do estresse.

Você é o jogador, não o títere. Se você for o títere, alguém está movendo você, e você não tem controle. Você tem que ser o jogador e ter o poder, e isto é como os programas do Arte da Viver podem ajudá-lo.

P. Como você se desliga do passado, após aprender as lições que ele tem a oferecer?

Sri Sri: As lições são um fenômeno automático, o que você vivenciou no passado. Viver no passado significa plagiar o passado. A vida tem muito mais para oferecer-lhe.

P. Qual o papel da dor e do sofrimento na vida?

Sri Sri: A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.

P. Eu acho o passado muito dolorido.

Sri Sri: o passado deve ser visto como destino. Se você pensar que você tinha uma escolha no passado, vai estragar o presente sentindo arrependimento. O arrependimento contínuo do passado cria uma série de toxinas no corpo, o futuro não é brilhante.

O passado é destino, acabado. E o futuro é sua liberdade. Nos nossos ensinamentos, nós temos carma e purushata – o que você precisa fazer. Veja o passado como destino e o futuro como livre arbítrio, e viva no momento presente.

Ou faça do passado o livre arbítrio e o futuro como seu destino e plagie no momento presente! (o público ri)

P. Como praticar compaixão e imparcialidade?

Sri Sri: Quando você é imparcial na sua mente, a compaixão simplesmente flui. Quando você sente pertencimento com todos, a despeito da sua classe, nível econômico, intelecto, se você se conecta, a compaixão flui. Você pode ser qualquer um – chinês, africano – coloque-se no lugar do outro, encenando papéis diferentes, e então, de repente, você sente que você está preso em ser alguém, e então, você verá que é muito mais universal.

P. Como ser altruísta?

Sri Sri: Qual o propósito do egoísmo? Querer ser feliz. Como você pode ser feliz quando sua própria família não o é? Para que você seja feliz, você precisa que as pessoas a sua volta sejam felizes. Se sua felicidade inclui a todos os demais, então você pode ser egoísta! Seja egoísta, mas expanda seu egoísmo o máximo que puder! Não vá a extremos – apenas veja a sua capacidade de expandir sua família.

Imagine que seu vizinho se comporta muito egoistamente. Você gostaria de ficar próximo a ele? Ele toca música alta, então você toca música alta. Não haverá calma. Você espera consideração, cooperação. Mas como você pode esperar que alguém entregue para você o que você não quer entregar para eles?

P. Como eu faço caridade?

Sri Sri: Três quartos pode ser dado para seus filhos, e um quarto para a criança da casa ao lado. Sua primeira obrigação é de alimentar seus filhos. Como eles dizem, há o suficiente para as necessidades do mundo de hoje, mas não para a ambição de um só. O nosso centro em Bangalore é cercado de vilarejos. A não ser que os vilarejos sejam mantidos limpos, nós não podemos manter o centro limpo e puro. Assim, eu disse que nós precisamos construir banheiros individuais para cada família, e ajudá-los a limpar os vilarejos. A administração do nosso centro disse que estamos sempre com poucos quartos sobrando no nosso centro, que nós devemos construir mais quartos ao invés de gastar recursos limpando os vilarejos em volta. E eu disse, o número de quartos nunca será suficiente, o número de pessoas visitando nosso centro está sempre crescendo. Nós não podemos esperar que nossas necessidades sejam satisfeitas e então, um dia, começar a trabalhar nos vilarejos.

Nós não podemos esperar que todas as necessidades da sua família sejam atendidas para, então, servir. Tem que ser simultâneo.

P. O homem comum pode alcançar espiritualidade?

Sri Sri: Apenas o homem comum pode atingir espiritualidade! Se alguém pensa que eles são muito especiais, eles não podem!

P.Quais as três principais coisas que levaram ao sucesso do Arte de Viver?

Sri Sri: Sinceridade de propósito, atitude inclusiva (todos são incluídos, ninguém fica de fora, senso de pertencimento) e a graça de Deus!

P. Qual era seu propósito no início da organização?

Sri Sri: Ver um sorriso em todos os rostos. Eu não podia agüentar ver lágrimas correndo nos rostos de alguém.

P. As decisões que os líderes mundiais tomam tem um grande impacto em nós enquanto o trabalho que fazemos individualmente impacta apenas em outros indivíduos…

Sri Sri: Primeiro, você não deve pensar que os políticos são uma espécime especial, eles são um dentre nós. Muitas vezes, eles se sentem desamparados. Ele querem mudar a sociedade, melhorar a economia, mas se sentem abandonados. Qualquer político sensato quer ver a violência fora da sociedade, mas eles sentem que suas mãos estão amarradas. Tem que vir da sociedade. Você pode pensar que o outro é poderoso, mas na verdade, é o esforço coletivo de todos que faz a sociedade se mover – e entidades não governamentais, líderes religiosos, organizações baseadas na fé, têm um papel importante em trazer inspiração, força interna. Os quatro pilares da sociedade – política, negócios, sociedade civil e organizações baseadas na fé – têm que trabalhar em uníssono. O Fórum Econômico Mundial reconheceu a necessidade de todos se unirem, e também a ONU, e por isto eles fizeram uma convenção de líderes religiosos. Todos têm um papel para tocar, e temos que tocá-los no mesmo ritmo.

Nós precisamos espiritualizar a política, para diminuir a corrupção. Nós precisamos secularizar a religião, para diminuir o extremismo e o terrorismo. Muito pensam que apenas eles vão para o paraíso – eu lhes digo, eles fazem a vida para todos um inferno! É sobre isto que é espiritualidade – quando você vê o mundo todo como parte de você e você como parte e todos. Há este senso de sacrifício. Gandhi era o exemplo perfeito de ser espiritual na política. Ele era profundamente espiritual, acreditava na verdade e não-violência.

Finalmente, nós precisamos socializar os negócios, assumir RSC (responsabilidade social corporativa).

Com estas coisas, a sociedade encontrará um novo nível de compreensão.

P. Bomba jogada em Hiroshima, etc… As maiores atrocidades resultam de decisões feitas por políticos…

Sri Sri: Os políticos precisam ser espirituais. Quando você tem compaixão e cuidado, você não faria isto. Gandhi nunca teria feito uma coisa destas. Algumas vezes as pessoas ficam cegas à razão, mas eles não tomariam medidas extremas a não ser que fossem absolutamente inevitáveis.

Há um ditado em sânscrito – primeiro com paz, depois com perdão e então com compaixão. Se nada funcionar, finalmente, pegue o bastão.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s