Meditação vai ajudá-lo a ir em frente apesar das falhas

H.H. Sri Sri Ravi Shankar inaugurou o MILK (Centro de Meditação e Inspiração para Vida e Bondade) no Instituto de Gerenciamento Grandes Lagos, em Chennai, na  Índia, em  26 de novembro de 2009.

Mais tarde, os alunos tiveram uma sessão interativa com Sri Sri. A seguir estão alguns dos extratos:

Enquanto dava uma olhada no plano proposto do centro de meditação no Instituto de Gerenciamento Grandes Lagos, Sri Sri disse, “Gerenciar é apenas seguir o que existe. Não é fazer algo novo, mas acompanhar o que já está aí”.

Sobre Vishnu shakti

“Vishnu somente descansa numa cobra, não tem que fazer muito. Brahma cuida do resto. Brahma faz a criação. Vishnu faz a manutenção ao passo que gerentes fazem tanto criação como manutenção.”

A juventude e uma mudança de paradigma

“A juventude tem uma grande oportunidade e pode criar um novo mundo porque o mundo agora procura uma mudança de paradigma. O mundo atualmente encara algum tipo de estagnação. É preciso uma mudança de paradigma e isto emergirá só da Índia.

A prosperidade monetária não uma é prosperidade real. Induzir a  vida, o espírito, o espírito de entusiasmo – isto é o que a Índia deu ao mundo.

Vida é entusiasmo, vida é amor, vida é compaixão, vida é criação e se estas coisas desaparecessem em você, então somente um cadáver sairia de você.”

Sri Sri colocou ênfase na necessidade de inovação e criatividade. Ele reforçou inculcar idéias criativas mais do que nos confinar a administrar o que já existe.

Uma família mundial

“O mundo inteiro é uma grande família – Vasudhaiva Kutumbakam. Nós nunca pensamos nesses termos como sendo diferentes. Acreditamos em Viswamanav. Aprendemos trabalho em equipe com o Japão, etiqueta com os britânicos, marketing com os americanos, habilidades técnicas com a Alemanha, e a Índia deu valores humanos ao mundo.

Vou contar-lhes uma anedota: “Pedi a todos meus devotos para fazer algo criativo, pois criatividade é uma reflexão da consciência. Três meses mais tarde, todos surgiram com alguns grandes projetos. Uma equipe surgiu com sorvete sem ovo e começou a provar que seu sorvete é o melhor do mundo. Semelhantemente, algumas outras equipes também começaram provando a mesma coisa. Uma senhora, que era muito frágil, veio com um projeto para fazer lenços. Ela relacionou 17 pontos sobre como este é o melhor do mundo. Todos pontos eram lógicos.”

“Veja, habilidades de marketing nos EUA são melhores que seus produtos. Nós, na Índia, temos grandes produtos mas carecemos de habilidades de marketing.”

Índia

Há 7 pontos de que a Índia pode se orgulhar e que não foram explorados ainda.

-Comida: Há muitas variedades de comida na Índia. Em Tripura, um lugarejo na Índia, tem mais de 200 variedades de comida. Indianos do norte não conhecem as espécies diferentes de pratos do sul da Índia. Mesmo os indianos do sul não conhecem os pratos da Índia do norte. Nós não nos vendemos adequadamente. Temos as maiores variedades possíveis no mundo, mas não nos projetamos.

-Turismo: Temos uma grande parte da história que não capitalizamos.

-Música e Dança: Há tantos tipos de danças e músicas que não projetamos até agora.

-Vestuário e Jóias: O vestuário indiano é apreciado no mundo todo. Não temos orgulho do que vestimos. Lugares como Tailândia e Indonésia são muito orgulhosos de seu vestuário e jóias. Nós não somos. Não sentimos bem sobre nós mesmos. Amor-próprio baixo diminui nossa atitude e cultura.

-Informática: Isto levará a Índia a novos patamares.

-Ayurveda: Há 280 tipos de flora e fauna disponíveis na Índia que não estão disponíveis em nenhum lugar no mundo. Não ligamos para isso. Isso será a medicina futura do século 21.

-Triphala: Os estrangeiros tomaram esta fórmula e a patentearam. Semelhantemente, coisas acontecem no mundo inteiro.

Valores espirituais indianos: O mercado de ioga é estimado em $27 bilhões só nos Estados Unidos. Os EUA dominam 99% deste mercado. Eles começaram preparando materiais para ioga que é um produto da Índia e nosso presente ao mundo. As pessoas são convidadas para fazer mantra e cantar em edifícios em Nova Iorque. Em toda a Índia, se alguém canta nos templos, nem ao menos olhamos para eles.

Perguntas & Respostas:

P: Temos que ser interdependentes e precisamos procurar interdependência?

Sri Sri: Você não tem que ser interdependente. É exatamente isso que você precisa compreender. A palavra “independente” é obsoleta. É da natureza que somos interdependentes. Temos uma natureza, um oceano, um ar, uma terra e todos são dependentes deles. As pessoas são uma! Somos interdependentes!

P: Por que meditamos com os olhos fechados mas temos que viver nossa vida com os olhos abertos? É possível fazer meditação com os olhos abertos?

Sri Sri: Essa é a segunda etapa. O primeiro passo é ir para onde a mente está envolvida – uma vez que os olhos estão fechados, uma vez que a mente está centrada – então você pode seguir com as outras formas também. Existem diferentes tipos de meditação, como a meditação andando. Cada ação sua vem de um estado meditativo.

P: Guruji, você disse que a vida é simples, mas porque ela fica tão complexa? É muito difícil tomar decisões. Por que não podemos evitar coisas complicadas?

Sri Sri: A vida é simples, mas as pessoas são complicadas. Por que não podemos evitar coisas complicadas? Temos muito tempo na vida, então complicamos as coisas.

A vida é muito simples e a vida é muito complicada! Ambas existem em função das circunstâncias e da nossa percepção naquele ponto do tempo. A vida é uma combinação de ambas.

P: De acordo com Raj Yoga, é dito que a prática da meditação é destinada a pessoas que estão reclusas e seguem uma abordagem rigorosa e definitiva para alcançar a salvação. Meditação é difícil para uma pessoa com muitas responsabilidades. Você disse que todos deveriam meditar. Quais são as implicações disso numa pessoa normal?

Sri Sri: Existem diferentes formas de Yoga. Raja Yoga é Yoga Real. Em algumas formas, eles passam muito tempo na prática. Algumas formas são para pessoas como o príncipe, que tem muitas responsabilidades, para que elas possam fazer a prática em um curto espaço de tempo. A meditação é útil para pessoas em todas as fases da vida.

P: Você tem destacado a importância da inovação e criatividade, mas com isto vem grande risco e incerteza. É só depois de inúmeras falhas que uma nova tecnologia ou produto de sucesso são desenvolvidos. Assim, como devemos lidar com falhas que vêm como um subproduto do esforço para a inovação? Como nos levantar após cada fracasso e reiniciar a viagem para descobrir algo novo?

Sri Sri: O fracasso é parte do processo. Meditação irá ajudá-lo a ir em frente apesar das falhas. Inovação sem falhas é possível se você é capaz de usar sua intuição perfeitamente. Ambos devem atuar perfeitamente para atingir nenhuma falha na inovação. Se a intuição não é proporcional, então a falha ocorre com mais freqüência.

P: No Bhagwad Gita, o Senhor Krishna diz que não devemos nos preocupar com o resultado do nosso trabalho. Mas se não pensarmos nos frutos que vem do nosso trabalho duro, então o que vai nos motivar a fazer esse trabalho duro?

Sri Sri: Não há nenhum controle sobre os frutos da ação. Se a atenção está apenas no resultado final, então você não pode executar nada.

Vejamos um corredor – se ele começa a olhar para trás, para quem está correndo, e não olha para o caminho que ele precisa correr, então, em última instância, ele vai perder, não importa quão bom o corredor ele seja. Você tem que seguir seu próprio caminho, para completar a corrida, caso você perca ou ganhe. O Senhor Krishna é totalmente prático em seus conselhos. O Senhor Krishna diz a Arjuna: Isso é complexo, mas estas são as maneiras de fazê-lo.

P: Há muitas práticas, muitos caminhos. Qual deles devo escolher?

Sri Sri: Ioga é tudo junto. Tudo vem junto com ela.

Sudarshan Kriya vai ajudar. Ela atende às mentes jovens de hoje que estão muito ocupadas com suas agendas e não podem trabalhar com muitas condições. Em pouco tempo, com experiências profundas e sem efeitos colaterais.

P: É bom praticar práticas religiosas? Agora estou no caminho da meditação e às vezes não desejo praticá-las.

Sri Sri: É uma questão de cultura. Isso cria uma atmosfera com uma sensação de alegria. Não há nada errado em festejar, fogos de artifício, etc. Práticas tradicionais ajudam e trazem um sentimento de pertencer à família e aos filhos.

Nas casas dos maoístas, não há imagens ou luzes. Quando as crianças crescem (em tal ambiente), elas crescem num grande vazio.

Na Rússia, não havia nenhuma religião por 40 anos. Destruíram as catedrais e construíram uma piscina sobre elas. Agora, depois dessa catástrofe, eles reconstruíram a igreja. Se as pessoas não praticam religião, elas começam a sentir o vácuo. E, finalmente, a religião ajuda-os a entender isso.

Para a espiritualidade não há necessidade de práticas religiosas.

P. Guruji, por que o idioma sânscrito que se originou na Índia encontra a sua segunda referência em Chicago? Este é ainda o caso?

Sri Sri: Você está respondendo a minha pergunta! Estamos dando a nossa posse do sânscrito…

Sabe, o Dr. B.R. Ambedkar pediu que o sânscrito fosse nosso idioma nacional. Ele foi seguido por Nasiruddhin Ahmed.

Malaiala contém 80% do sânscrito, Telugu 70%, Kannada 70%, Tâmil 30% e Hindi 80%. Mesmo muitas palavras em línguas estrangeiras são semelhantes ao sânscrito: Swasa – Sister, Irmã; Duhita – Daughter, Filha. No entanto, perdemos a ligação em algum lugar e não conseguimos estabelecer a reputação do sânscrito.

Você sabe como se diz chuva em italiano? Piyorja! A palavra em sânscrito é Parjanya. Elas são semelhantes em muitos aspectos.

P: Há algumas escolas de pensamento que dizem que devemos estar sempre cientes do que nossos concorrentes estão fazendo. Porque se não olhamos nossos concorrentes, seremos como um cavalo freado. Vamos acabar fazendo as melhores calculadoras do mundo quando o mundo já usa computadores. Então, como você concilia as duas escolas de pensamento?

Sri Sri: O desafio é lidar com as duas contradições – este é o trabalho dos jovens.

Vocês devem estar cientes dos concorrentes. Ao mesmo tempo, devem ter um olho de Arjuna. Estar ciente do que está acontecendo ao seu redor e ter perspicácia para alcançar a meta.

A ambição não levará a nada.

Melhore sua capacidade intuitiva, o entusiasmo, o relaxamento. Isso vai lhe dar tudo o que você precisa.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s