Veja seu passado todo como um sonho e siga em frente em direção ao futuro

Ashram de Bangalore, 27 de novembro

P. Este é o meu décimo curso avançado. Mas eu ainda não sou capaz de me livrar do medo. Eu não sei o que fazer.

Sri Sri: Yogasana, faça mais yogasanas (prática das posturas de yoga). Yogasanas alongam seu sistema nervoso. O sistema endócrino também fica reforçado.

P. Você nos diz para aceitar as pessoas como elas são. Eu aceito as pessoas como elas são mas eu fico frustrado. Por favor me diga qual a receita para aceitação sem ficar irritado.

Sri Sri: Quando você sente raiva, você repara na sensação? Esqueça-se da outra pessoa. É a sensação que está te dando problemas. Quando você foca na sensação, ela se dissolve. Por que você prejudicará seu próprio sistema nervoso? Por que você prejudicará seu próprio lindo corpo porque alguém disse algo? Você sabe, 72 músculos ficam tensos quando você franze o cenho. Seu corpo fica um bagaço.

P. Eu fico preso nos meus problemas. Como eu saio deles?

Sri Sri: Quando você acha que seu problema é grande, você não está olhando para os problemas dos outros. Quando você compara seus problemas com os dos outros, seu problema fica pequeno.

P.Qual a diferença entre ser desapegado e estar em negação?

Sri Sri: Sempre que você ficar confuso analisando seus próprios sentimentos, eu lhe digo, deixe para lá. Várias vezes, você se aconselha e fica ainda mais confuso. O terapeuta diz: “Oh, na sua infância, a sua mãe não o levou à festa e por isto você sente esta raiva.” Eu lhe diria para ver seu passado todo como um sonho e siga em frente em direção ao futuro. Algo agradável aconteceu. Algo desagradável aconteceu. Ao escolher sua memória, você prejudica o momento presente também. Todo o passado não é nada além de memória. Algum impacto do passado pode continuar, mas os eventos não estão mais lá. Acorde. Se sacuda. Você vê os cachorros, filhotes e os gatos, como eles se sacodem quando se sujam? Eles se sacodem e seguem em frente. Então, se sacuda e siga em frente. Você salvará sua mente.

P. É certo se os pais de alguém não apreciem as virtudes de uma criança mas compare os deméritos da criança com as boas qualidades de outra criança?

Sri Sri: De vez em quando é ok. Quando a intenção é que os filhos aprendam, então está ok. Mas se acontece todo o tempo, então não está ok.

P. Pode uma graça mudar o destino?

Sri Sri: Sim, só assim será uma graça.

P. Guruji, eu tenho raiva e arrogância em mim. Quando tenho raiva, eu perco minha sensibilidade. Por favor, diga-me qual o remédio.

Sri Sri: Quando você está com raiva de si mesmo,você fica com raiva dos outros também. Quando você está com raiva dos outros, você fica com raiva de si mesmo por estar com raiva. É como uma pêndulo. Nós temos que parar com isto.

É ok ficar com raiva. Mas não fique com raiva porque você ficou com raiva. Algumas vezes você se sente bem, algumas vezes você se sente mal. A vida é como uma selva. Tem espinhos, flores, frutas, pavões, leões, tigres, tem de tudo. Tenha uma abordagem holística.

Apenas seja natural, tranqüilo, relaxe.  Receba as coisas como elas vierem e siga em frente. Não fique preso em um lugar. A mente nos aplica truques para nos fazer infelizes. Cante, medite, sirva. Nós temos que salvar nossa mente.

P. Por que uma situação simples pode parecer complicada depois?

Sri Sri: E daí? Depois, uma situação complicada pode começar a parecer simples. Toda complicação é um teste para sua habilidade. Quando você simplifica uma situação e é pego no senso de fazedor, ela se complica novamente de tal forma sua arrogância é testada. Quando você sente que qualquer coisa que aconteça é desejo do Divino, você fica livre da arrogância.

P. Desejos e ego estão me transtornando. O que fazer?

Sri Sri: Seja natural. Receba as coisas como elas vierem.

P. Por que eu brigo com a minha esposa apesar de amá-la?

Sri Sri: Quando alguém perguntou ao Mulá Naseeruddin porque ele brigava tanto com sua esposa, ele respondeu: “porque eu a amo muito. Eu brigo com alguém e amo outra pessoa? Não é assim! Eu faço tudo com a uma pessoa só.” Brigas são também parte da vida. Quando você foca muito um no outro, as brigas acontecem. Se vocês dois tiverem um objetivo em comum, de servir, de melhorar a sociedade, então as brigas não acontecem e o amor floresce e há muito trabalho para todos os casais. Na tradição hindu de casamento, há uma cerimônia chamada saptapadi, os sete passos, que os casais tem que dar juntos. Um destes passos (significando votos) é que o casal trabalhe junto para a melhoria da sociedade.

P. Guruji, eu não escrevo cartas para você porque eu tenho total fé que você resolveria meus problemas de todo o jeito. Muitas pessoas me pediram para escrever uma carta para você. Mas eu ainda não escrevi. Quando eu venho aqui para o curso avançado, muitas pessoas estavam escrevendo os seus aborrecimentos em cartas. Por favor me diga: eu devo escrever cartas ou não?

Sri Sri: Você deve agir do seu jeito e deixar que os outros ajam do jeito deles. Não é necessário que todos os caminhos sejam os mesmos.

P. Como superar a baixa autoestima?

Sri Sri: Vá trabalhar nos vilarejos e favelas, você terá sua autoestima de volta. Vá trabalhar por uma semana, dez dias, ou mesmo um fim de semana. Ensine algumas lições para as crianças de lá e veja como sua autoestima crescerá.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

