“O amor é o que não pode ser totalmente expressado ou escondido”

Ashram de Bangalore, 22 de novembro de 2009.

Se você ficar tentando expressá-lo, então ele se tornará apenas um som e o sentimento será perdido. Dizer “eu te amo” todos os dias e em todo momento, eventualmente se tornará “Eu não suporto você!”. Expressão demais estraga as coisas. Se você não expressa nada, isso também não é bom. Tem de haver moderação. É igual a uma semente. Ela não germina se você a espalhar na superfície nem se você a enterrar muito fundo. Ela tem de ser plantada na profundidade exata. Do mesmo modo, a moderação é necessária.

P: Qual é a importância do limão na limpeza da aura?

Sri Sri: Você já viu o suco de limão sob o microscópio? Ele se parece com os raios do sol. Quando você vê a vitamina C sob o microscópio, ela se parece com um girassol. Algumas substâncias como o sal, o limão, a pimenta, etc… têm o potencial de remover a negatividade. No ocidente, banhar-se no oceano para rejuvenescer-se e manter a saúde é popular. Os fardos, as preocupações na mente e as influências nocivas são reduzidas desta maneira. A fé também tem o seu papel aqui. Mesmo quando você toma um remédio comum, se você não acreditar no médico ou no medicamento, isso não o ajudará em nada.

P: Como se adquire a força (Shakti) e a devoção (Bhakti)?

Sri Sri: Com o descanso, você adquire devoção. Quando você emprega o esforço juntamente com o descanso, você adquire poder ou a força. Esforço e oração, os dois, seguem juntos.  Um é incompleto sem o outro. Para a completude de qualquer tarefa, os dois são necessários. Normalmente as mulheres apenas rezam e os homens apenas se esforçam, mas ambos devem fazer as duas coisas.

P: Não sei se devo dar mais importância à minha família ou à minha carreira.

Sri Sri: Você tem de se preocupar com sua carreira. Seus pais ficarão felizes se você tiver uma carreira. Se você não tem emprego e fica em casa, eles ficarão felizes? Não! Então elas (a família e a carreira) vem sempre juntas.

P: Nunca tive sucesso na vida. Eu me considero um peso nos ombros de meus pais.

Sri Sri: Afaste-se da preguiça e não seja tão exigente. Qualquer trabalho que você conseguir, segure-o e trabalhe nele. Não pense que está abaixo de sua dignidade. Não pense que você não tem sucesso. Todo trabalho traz consigo a honra e a dignidade.

P: Guruji, há muita confusão na minha família porque um membro segue a Arte de Viver e outro familiar segue uma outra linha espiritual, a cura prânica.

Sri Sri: Os dois devem permanecer em seu próprio caminho espiritual.

P: Durante a meditação, a mente divaga para muitos lugares. Uma vez você disse, “Deixe a mente ir para o lugar que deseja”. Isso significaria que eu e minha mente somos duas entidades diferentes? Se somos, então o que é a mente, e quem sou eu?

Sri Sri: Quando você tenta manter o controle de sua mente, ela corre para aqui e para ali. Quando você se torna consciente de que a mente divaga, você percebe que é maior que a mente. Quando você percebe que não é essa mente, não é esse corpo, não é nada mais, o que restar será o Eu. Conheça o seu Eu, reconheça o Eu Supremo. Daí você descobre que você é tudo. Você é a mente, os pensamentos, você é o mundo todo. Mas isso é o que ocorre no segundo nível. Quando você conhece o seu Eu, você conhece o Divino. Sarvam Kalvidam Brahma – Tudo é uma Só Divindade. Saiba isso, torne-se imerso neste conhecimento.

P: Guruji, uma vez você disse que os desejos vão e vêm. Aqueles que precisam ser preenchidos fica e os demais desaparecem. Mas e quanto àqueles desejos que ficam e não são preenchidos?

Sri Sri: Tenha paciência e perseverança.

P: Por que sou tão louco por estar aqui?

Sri Sri: Porque eu também sou assim. Somente um homem rico pode fazer os outros ricos. Somente um homem liberto pode trazer a liberdade aos outros. Uma pessoa em comunhão com o Divino também deixa os outros assim. Seja o que for que exista dentro de você, é o que os outros receberão e é isso que você observará nos outros.

P: O que é uma alma gêmea?

Sri Sri: Primeiro você encontra a sua alma, depois poderá descobrir sobre almas gêmeas.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

