Música e harmonia limpam as emoções, enriquecem o coração

Ashram de Bangalore, 17 de novembro de 2009:

Todo dia você deve meditar. Você escova seus dentes, toma banho para manter seu corpo limpo. Semelhantemente, você deve escutar um pouquinho de conhecimento e meditar. Limpar a inteligência ocorre com conhecimento – o conhecimento que lhe diz que tudo é transitório. Música e harmonia limpam as emoções e enriquecem o coração. Ao doar, o coração torna-se puro. Com conhecimento e meditação, tudo torna-se puro.

P: Guruji, quando alguém morre, por que dizemos que Ram naam satya hai [Ram (a divindade interior) é a verdade]?

Sri Sri: Quando alguém morre você compreende que esta é a verdade. Um dia todos vão morrer. Quando você está vivo você não compreende a verdade. Você é levado por coisas indesejáveis.

A verdade é algo que você não pode evitar.

A beleza é algo que não pode ser renunciado.

O amor é algo que não pode ser expresso.

Estas três coisas são mais do que necessárias para lembrar, para digerir.

P: Em que consiste um yagya?

Sri Sri: Em todo yagya existe dhyan (meditação), daan (doação), gyan (conhecimento) e gaan (música). Gaan nutre o cérebro direito. Gyan nutre o cérebro esquerdo e dhyan nutre ambos. A pessoa cresce devido a yagya.

P: Guruji, quais qualidades devemos procurar quando escolhemos nosso parceiro de vida?

Sri Sri: Bem, (sorrindo) eu não tenho experiência nisto! Pergunte a quem tem experiência. E você pode obter mais ajuda no departamento matrimonial!

Sabe por que eles dizem que os casamentos são feitos no céu? É porque a escolha já foi feita por você. Você apenas tem que consumá-la e seguir adiante. Você é livre de escolhas. Vá em frente com o que você tem ao seu lado.

Sabe, a melhor coisa é não focar nas desvantagens. Foque no positivo. Num relacionamento, se ambas as pessoas têm seu foco na espiritualidade, então elas seguirão em frente juntas como linhas paralelas se movem, sem se chocarem, para a infinidade. No momento que elas mudam seu foco e focam uma na outra, haverá choques. Então é muito importante que ambas estejam no caminho espiritual.

P: Guruji, como foi feito o Vishalakshi Mantap (sala de meditação em cinco níveis, no formato de lótus, no ashram de Bangalore)?

Sri Sri: Manuji (um devoto) disse, “Guruji, devemos ter uma sala onde as pessoas possam meditar. Então eu fiz um desenho e a sala foi construída. Antes, não havia nenhuma sala. Ashtavakra (comentários do Sri de Sri sobre o Ashtavakra Geeta) aconteciam sob um telhado de palha, onde vazava água de chuva. Mas quando inauguramos o Vishalakshi Mantap, a sala já era pequena demais! Muitas pessoas vieram. Sabe, quando as pessoas meditam juntas, então a energia irradia no mundo.

P: Guruji, qual é o segredo deste lugar?

Sri Sri (sorrindo) : O segredo está aqui (apontando para seu coração).

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.

Aquilo que você não pode rejeitar/renunciar é Beleza.

Aquilo que você não pode evitar é a Verdade.”

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s