“A Forma e o nome não são a verdade, o Tattva é a verdade”

Ashram de Bangalore, 15 de novembro, 2009:

P: Guruji, por que às vezes você responde determinadas perguntas e às vezes você não responde?

Sri Sri: Há o momento e o lugar certo para cada resposta. Se perguntas são feitas na hora errada, o silêncio é a resposta.

P: Que tipo de siddhis (poderes) são necessários para saber o que ocorre em outros lugares?

Sri Sri: Um pessoa comum, através da espiritualidade pode saber o que acontece em todos os lugares. A Mansik Shakti (força da mente) é o bastante. Quando você coloca sua atenção em algum lugar, você consegue saber o que acontece ali. Pratique e verá que é fácil.

P: Quando sentamos para meditar, às vezes somos incomodados por outras pessoas. Se somos tímidos, eles se aproveitam disso. Como lidar com esta situação?

Sri Sri: Apenas ignore; você verá que tudo se acalmará por conta própria. Se ficar acima dos limites, você também pode rugir. Um leão se senta simplesmente, não ruge o tempo todo. Por dentro deve estar sereno, por fora, você pode rugir. Para rugir, você precisa de força interior.

P: Como reconhecemos que alguém é o seu guru de verdade? E como sabemos se alguém é um discípulo verdadeiro?

Sri Sri: Eu não testo ninguém, nem deixo ninguém me testar. Se alguém me perguntar, eu direi “Não!” e seguirei meu caminho. O divino na verdade não testa ninguém. Achamos que somos pessoas muito boas e quando as dificuldades aparecem, achamos que o Divino está nos testando. Não é por causa de nossa bondade que nos metemos em problemas, é por causa de nossa tolice.  Algumas coisas são o seu karma. Algumas dificuldades lhe ensinam lições. Olhe para trás e veja todos aqueles problemas que enfrentou. Você verá que ficou mais forte. É isso que você deve reconhecer.

P: Qual é o sinal do início da sabedoria?

Sri Sri: O Prasanna chitta (um agradável estado mental) é o sinal. A amizade, a precaução, a intuição, sua mente no momento presente… estes são os sinais de sabedoria.

P: Qual é a verdade por trás deste universo? Seria tudo uma ilusão?

Sri Sri: Este universo vem de um princípio imutável. O Vedanta também diz o mesmo. Tudo o que você vê sendo criado são bonecas em estilo Maya num show de laser. O que você vê não é a verdade. A forma e o nome não são a verdade, o Tattva (o princípio) é a verdade. O vaso não é a verdade, o barro é a verdade.

O mesmo brahma tattva (o princípio Infinito, Supremo e eterno) é a árvore, a grama, a pedra e tudo o mais na criação. Brahmatatvamasi bhavayatmane, ou seja, “tudo vem desse Brahman. Esta é a verdade mais pura. O conhecimento da verdade, de que esta criação vem de Brahman, vem através da meditação, ou  de Sarvam kalvidam Brahma.

P: Como alguém conquista os seus Siddhis (poderes)? Como uma pessoa seria afetada ao esforçar-se pelos Siddhis?

Sri Sri: Um Sadhak, ou buscador, conquistará muitos Siddhis em seu caminho. No entanto, se você usá-los mal ou começar a correr atrás deles, você se perderá. Somente quando estiver estabelecido, você poderá receber o conhecimento verdadeiro. Aquele que sabe nunca perde sua equanimidade.

A tradição dos Mestres (os parampara) é muito importante. Se qualquer um mover-se para fora do pampara, pode ser bom por algum tempo, mas então vem a angústia. Um saddhak deve ficar em sintonia com o pampara. O sinal de um devoto e de um buscador é escolher o que é melhor e não tentar achar as coisas negativas nos outros.  Mas se alguém trapaceia, usa os poderes incorretamente, eles sofrem as consequências. Isto não deve nos deter do caminho. Mova-se pelo caminho do conhecimento .

P: Qual é o objetivo final da meditação?

Sri Sri: Um agradável e sereno estado de espírito. Um vida abençoada sem sofrimento.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.

Aquilo que você não pode rejeitar/renunciar é Beleza.

Aquilo que você não pode evitar é a Verdade.”

~ Sri Sri

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s