Tenha um coração puro, então tudo na criação será significativo para você

Ashram de Bangalore, Índia, 14 de novembro de 2009: Terceiro dia do curso avançado Kannada.

P: Gostaria de fazer algumas reformas e mudanças na minha aldeia. No entanto, sempre me deparo com muitos obstáculos e isso me frustra. O que devo fazer?

Sri Sri: Sanghe shakti kaliyuge. Uma ou duas pessoas sozinhas não podem mudar nada. É preciso unir forças. Para isto, o conhecimento deve aflorar. Então traga as pessoas para programas como este. Una as pessoas e faça este trabalho. Às vezes fracassamos no que fazemos e quando o fracasso se repete podemos perder a coragem.

Quando queremos fazer mudanças, ainda que falhemos 10 vezes, devemos seguir adiante. Temos que ser muito fortes.

Saiba que você nunca estará sozinho. Venha conosco e trabalhe para aumentar a consciência na sociedade. Faça satsangs. Eu o guiarei constantemente.

P: Quando meditamos, por que levamos nossa atenção para diferentes partes do corpo quando temos que ir além do nível do corpo?

Sri Sri: Quando queremos construir um edifício alto, a fundação deve ser profunda suficientemente. A corda do arco é esticada para trás quando a flecha tem que ir longe. Então para transcender a mente, levamos nossa atenção ao nosso corpo e assim compreendemos que estamos além do corpo.

P: Há tantos problemas no mundo. Não é melhor se tivermos o poder de saber sobre eles onde quer que estejamos, para que possamos fazer alguma coisa para ajudar?

Sri Sri: Você tem visto muita televisão? Por que você quer saber sobre todos os problemas? Se você conhece os problemas ou não, meditação e Satsang vão trazer a transformação. Saber não é grande coisa. Onde você coloca sua atenção, você adquire conhecimento. Se você tiver o poder você não vai querer usá-lo. Um acadêmico não carrega todos seus livros na cabeça o tempo todo. Ele refere-se a eles apenas quando é necessário. Da mesma maneira a consciência sabe – quando é necessário, ela sabe.

Alguns carmas têm que ser experimentados. Os efeitos de alguns podem ser reduzidos através de upayas (soluções).

P: Qual é a importância de curvar-se até os pés na Índia?

Sri Sri: Apenas na Índia, os pés têm muita importância. As pernas o levam adiante. Nossa energia pode ser transmitida pelas mãos e pelos pés. A energia ou vibrações são absorvidas pela cabeça. Esta transmissão pode acontecer simplesmente pela visão também. Apenas estando na presença é suficiente para absorver a energia Divina.

P: Guruji, você diz que culpar-se não é bom. Mas eu sinto que às vezes isto é bom porque traz perfeição.

Sri Sri: Se você sente que está se aperfeiçoando ao culpar-se, então faça isto. Mas se você continuar se culpando, então isto não é perfeição. Além disto, assegure-se de que você não culpa os outros! Não tente fazer os outros perfeitos.

Todos nós temos qualidades divinas. Quando tentamos ressaltar as qualidades dos outros e eles não querem isto, então para que serve isto? É como insistir em ajudar uma senhora a atravessar a rua quando ela não quer fazer isto. Qualquer trabalho que fizer, faça com boas intenções. Nenhuma maldição pode afetá-lo se o seu coração é puro. Se o seu coração é impuro então seguramente ele sofrerá uma influência.

P: Qual é a importância de usar sal para nazar utarna (uma tradição na Índia onde um punhado de sal é jogado ao redor da pessoa para retirar os efeitos do mau olhado)?

Sri Sri: Os defeitos em nossa aura podem ser limpos com sal. No Ocidente as pessoas tomam banhos de sal. Os sentimentos dos outros podem afetar nossa aura. Em vez de preocupar-se com a influência, somente use o sal. Cada substância tem sua própria aura. As pessoas relaxam no mar por causa do sal na água. O sal remove as toxinas do corpo e da mente. Mas se você ingerir sal demais você terá pressão alta, e se você banhar-se todo dia em sal a sua pele será afetada. Então faça tudo com moderação. Athi savatra varjayeth.

P: Qual é a importância dos búzios? Eles são usados em todo puja, celebração ou grande acontecimento.

Sri Sri: Antigamente as pessoas começaram guerras ao jogar búzios. A água dos búzios é usada junto com músicas ligadas a mantras. Há vibrações definidas para cada objeto. Os búzios são símbolos de prosperidade. Shankhabasma (cinzas dos búzios) é muito boa para saúde. Traz força para o corpo.

Nesta criação cada folha da grama tem importância. Bilva, parijata, neem – todos têm sua importância. Mais que tudo isto, você é muito importante. Sua consciência é importante. Você dá importância à aparência exterior e enche sua casa de lixo, então nada tem utilidade. Então  primeiro tenha um coração puro e tudo na criação será significativo para você.

P: Você pode falar da importância de vaastu?

Sri Sri: Tudo na criação tem certas vibrações. Este mundo é um oceano de vibrações. Cada ser tem vibrações definidas. Os deuses são todos retratados andando em diferentes vahanas (animais como veículos). Isto indica as vibrações específicas dos deuses. Os elefantes atraem, dos cosmos, as vibrações específicas de Ganesha. Os tigres, as vibrações de Devi; os pavões atraem as vibrações do Senhor Subramanya. Mas não se preocupe com nada disto. Somente diga Om Namah Shivaya. Todas as correções em Vaastu serão feitas.

P: Aprender música tradicional nos faz espirituais?

Sri Sri: Música é chamada de ioga laya. Bhakti é diferente. A música como música sem dedicação não é tão útil. Só uma parte do seu cérebro se desenvolve. A personalidade total não se desenvolve. Gyana (conhecimento), gaana (música), dhyana (meditação) – todos são necessários. Gyana nutre o cérebro esquerdo. Gaana nutre o cérebro direito. Dhyana nutre ambos os lados. Todas três atividades são essenciais.

P: Por que a vida humana é considerada a mais alta de todas as formas de vida?

Sri Sri: Porque você pode fazer estas perguntas e entender as respostas. Se você não pergunta nem entende, você não é melhor do que qualquer outro animal ou espécie.

P: Apesar de meditar, ainda fico zangado e tenso. O que devo fazer?

Sri Sri: Agora você está tenso, mas isto passa, certo? Raiva, tensão – muitas pessoas nem sabem que são assim! Ao menos você sabe. Num pano limpo branco vemos uma pequena partícula de pó. Quando a mente está clara, vemos pouca raiva ou tensão também. Lentamente você verá que nada o afeta. Alguns meses ou anos de prática e você verá que nada pode tocá-lo.

P: Qual é seu conselho sobre Fatwa – contra educação para mulheres?

Sri Sri: Isto é ignorância. Fatwa contra a ida de mulheres para a escola é anti-progresso.

As mulheres devem ter direitos iguais aos homens. Isso é o simbolismo de Ardhanaareshvara- metade Shiva e metade Shakti. As mulheres não devem ser tratadas como segunda classe, terceira classe, nem como servas.

Há um ditado que você não pode cantar Vandemataram porque ele elogia a terra como sendo uma mãe – pessoas não escutam mais este ditado.

As mulheres devem ter todos direitos. Elas devem ter poderes e se manifestar em tudo. Devemos ter uma lei comum. Os políticos continuam dividindo a sociedade para gozar privilégios, votar. Eles não querem que a educação alcance as pessoas pobres para que eles possam ditar as ordens. Esta é uma mente podre. Temos que seguir adiante e educar a população. O analfabetismo é a razão pela qual pessoas erradas entram na política.

“Aquilo que você não pode expressar é Amor.

Aquilo que você não pode rejeitar/renunciar é Beleza.

Aquilo que você não pode evitar é a Verdade.”

~ Sri Sri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s