Satsang, meditação e pranayama são os melhores presentes para você

Ashram de Bangalore (Índia)

12 de novembro de 2009

O segundo dia do programa avançado de meditação em canará1 teve canções de profundo significado sendo cantadas no satsang. Um participante tinha composto uma canção baseada na sabedoria aprendida no dia anterior.  A canção era uma declaração ao belo “eu não sei” e a percepção da mente tola que pensa que sabe.

Sri Sri: Sabe, quando se aceita que se é tolo, na verdade se é inteligente. O verdadeiro tolo não reconhece sua tolice. Nós estamos num universo cheio de segredos. Nós estamos flutuando num oceano de segredos infinitos. Há infinitos segredos em cada átomo. A ciência tenta descobrir e revelar estes segredos mas a tentativa é como tentar descobrir um oceano num pequeno barco. Tão pequeno e há tanto para descobrir, que é impossível. E quando a ciência tenta descobrir um segredo, outros dez surgem. Nenhum cientista pode dizer “eu sei todos os segredos do universo”. Ninguém pode dizer isto. Quanto mais a ciência descobre, mais descobre que muito mais é desconhecido, é segredo. Então, ame o segredo! Honre o segredo! Isto é Chidambara rahasya. Há segredos infinitos na consciência. Você não pode entender todos eles. O céu é infinito. Como o céu, os segredos são infinitos. Nossos ancestrais honravam o segredo. Um mantra é mantido em segredo quando nós queremos fazer japa (canto). O que você mantém em segredo, cresce. Nós não expressamos nosso amor, nós não dizemos “eu te amo” todos os dias. Quando estamos profundamente apaixonados, apenas uma olhar é suficiente. Algumas vezes, se o dissermos muitas vezes, o amor diminui. Se você não se expressa, também não adianta. Há o jeito apropriado de expressar suas experiências na vida. Deve ser como plantar uma semente. Ela deve ser plantada a alguns centímetros de profundidade, não na superfície nem muito profundo. Assim, o relacionamento dura toda a vida. Nenhuma criança diz para a mãe “eu te amo” todo o tempo – é mostrado através das ações. Um iogue sempre faz as coisas com moderação- nem muito trabalho nem muito sono. Nem muita comida nem muito jejum é favorável. Não é uma solução favorável. Se você não come por dias ou faz coisas desse tipo, é tanto uma tortura para seu corpo quanto para sua alma. Então, tenha moderação em sua comida, interações e fala. Então o yoga siddhi (estado de perfeição) é obtido e todas as tristezas desaparecem.

Então, para ficar livre da tristeza, continue e fazer seu sadhana e meditação.  Meditação acontece. Nós não temos que fazer esforço. E a solução para se libertar de qualquer obstáculo para meditar é sentar-se naquele belo espaço do “eu não sei”.

No templo Chidambaram, há uma tela e atrás há apenas uma parede. Parece que você está se curvando para uma parede, mas há um significado mais profundo por trás.  Significa akasha tattva (o princípio do espaço). Quando você move a tela, o espaço é revelado. Quando você remove o véu de ilusões e desejos, você percebe o vasto infinito espaço interno. Por alguns momentos sua mente se livra dos pensamentos. Você percebe que há alguns segredos sobre os quais temos um pequeno vislumbre como num flash e esta experiência traz transformação na vida.

P. Como você vai além do carma? Quando ele começa e quando termina?

Sri Sri: Quando começou o mundo?

Público: Eu não sei!

Sri Sri: Quando o mundo terminará?

Público: Eu não sei!

Sri Sri: Esta questão é também assim. Nós não sabemos quando o ciclo de carma começou. Nós não sabemos o começo, mas as sementes do carma podem ser queimadas no fogo do conhecimento.

P. Guruji, porque nós temos que sofrer por nossas impressões passadas, se no presente somos inocentes?

Sri Sri: Se você plantar um coqueiro em três anos você desfrutará do coco. Você coloca dinheiro no banco e o espera de volta com juros, não é? Você concordaria se o banco dissesse para se esquecer porque foi há muitos anos que você depositou o dinheiro? Você só quer os frutos favoráveis! Nós precisamos perceber, aceitar nossos erros e seguir em frente. Então, a intensidade do carma diminui. Pedir perdão por todos os erros feitos consciente ou inconscientemente faz parte dos nossos pujas também.

P. Guruji, há tantos líderes espirituais! Nós temos que visitar a todos e ler todos os ensinamentos?

Sri Sri: Respeite e honre a todos. Siga um caminho. Suponha que você encontre quatro gurus e receba quatro mantras e técnicas. É como tentar atingir seu destino em quatro barcos diferentes ao mesmo tempo! Você não chegará a lugar nenhum.  Se você tinha um guru antes e veio aqui agora, saiba que ele te mandou para cá. Até mesmo dizer “todos os gurus” é errado. E todos os mestres querem apenas sua felicidade. Quando você quer cavar um poço, se você cavar dois metros em dez lugares diferentes, você não achará água. Você precisa ir mais fundo só em um lugar. Não há necessidade de ir a todos os lugares. Quando você tem fé em um caminho e segue em frente, você chegará ao seu destino.

P. Como eu me liberto das fraquezas? Fazer puja ajuda?

Sri Sri: Satsang, meditação e pranayama é o melhor presente para você. Cantar os mantras e fazer pujas tem seu lugar. Não se preocupe muito com isso. Medite e faça um pouco de puja. Não abandone completamente nem  exagere.

P. Como eu vejo Deus?

Sri Sri: Você viu a brisa? Mesmo assim você sabe que ela está lá. Você pode sentí-la. Similarmente, você não pode ver Deus mas seu coração sente a presença, o prana (força da vida).

P. Guruji, você tem dito para amarmos o segredo, mas eu me sinto curioso em saber!

Sri Sri: Curiosidade é natural. Ela aguça o intelecto. Amar o segredo refina o nível do sentimento. A vida é um equilíbrio entre intelecto e sentimento.

P. Tecnologia e ciência têm avançado tanto, quando a espiritualidade crescerá?

Sri Sri: Já está acontecendo. Tantos de vocês estão aqui. Em nosso país, ciência e espiritualidade não estão em conflito. Eles se complementam. Ambos são necessários. Bhava (nível do coração) e buddhi (nível da cabeça) são ambos necessários. Quando você vê TV, ver e ouvir são importantes.

P. Guruji, quando eu ouço que o mundo acabará em 2012, acho que é uma benção disfarçada para mim porque eu sou capaz de parar minha correria e realmente olho para mim mesmo e faço as coisas que eu quero fazer. Posso trazer algum sossego para minha mente.

Sri Sri: Pralaya (dissolução) pode acontecer a qualquer momento. Milhares de buracos negros podem engolir sistemas solares, o sol está cuidadosamente se movendo entre eles. Se dissolução vai acontecer ou não, você deve manter sua calma e trabalhar para defender a justiça e a verdade sem ficar preso a desejos e aversões. Faça o que puder.

1Canará ou canarês ou canadá, em inglês Kannada, é uma das principais línguas dravídicas do sul da Índia e uma das mais antigas do país.

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s