Somente a espiritualidade e o conhecimento podem trazer charme a sua vida.

Ashram de Bangalore, 10 de novembro de 2009.

P: Guruji, diga-nos onde você foi e, o que fez lá?

Sri Sri: Onde quer que eu vá, há Satsang, há celebração.

P: Estive apaixonado por uma garota pelos últimos quatro anos. Recentemente, ela terminou comigo por conta de alguns desentendimentos. Eu quero ela de volta, e não sei o que fazer.

Sri Sri: Basicamente você teve seu coração partido. Certo, então o que você quer? Você quer ela de volta, certo? Qual é a garantia de que se ela voltar para você, ela será feliz? Você sabe como conseguir o que quer? Você tem que chegar ao seu âmago. Tem que ficar calmo e se centrar. Quando você está febril, sua mente está agitada. Você perde todo o seu charme. Se não tiver charme, qual a garantia de que alguém ficará com você?  Você tem que tornar-se agradável, com charme, forte e sutil. Quem quer ficar com alguém que está infeliz, triste ou deprimido? Primeiro, livre-se de sua tristeza. Sacuda o passado, aceite as lições do passado e siga em frente. Você tem que tornar-se forte, sereno e calmo.

Somente quando você medita, faz o Pranayama, o Sudarshan Kriya e ioga você pode ter todos os quatro. Faça ioga e você verá a diferença imediatamente. Quando vem a diferença, seus desejos começarão a ser realizados. Quando você está desesperado, você só faz duas coisas: ou comete suicídio ou repousa no ioga. Somente a espiritualidade e o conhecimento podem  trazer o charme a sua vida. Um iogue é alguém que não apenas pode realizar os seus desejos, como também pode realizar desejos dos outros.

P: Guruji, eu queria compreender o que significa quando alguém diz que devemos doar nossas córneas e outros órgãos depois da morte. Como podemos fazer isso se este corpo, em si, não nos pertence?

Sri Sri: Não há problema em doar suas córneas ou órgãos. Depois que você se foi, perceba que eles não são mais seus, então deixe levarem o que quiserem.

Sabe, fora daqui as pessoas também planejam o que vão vestir depois que morrerem ou onde querem ser enterrados. Eles estão tão apegados a essas coisas, aos seus corpos.

O pensamento primitivo cria o medo. Não importa, doe o que quiser, já que não mais seu, então por que se preocupar e pensar tanto a respeito?

P: Guruji, tenho feito pranayama e meditação, mas não creio que estejam ajudando. Eu acho que estou perdendo tempo ao fazer isto porque ainda não me sinto capaz de estudar. Não me saí nem mesmo medianamente bem no meu último exame, então estaria eu perdendo meu tempo fazendo meditação?

Sri Sri: Às vezes você acha que tem muitos pensamentos. Se você quer que sua mente se aquiete, então você precisa fazer abhyasa (a prática) e vairagya (o desapego). Através da prática e do desapego você poderá meditar. Uma mente ávida demais mata o espírito. Escutar o conhecimento por 15 a 20 minutos diariamente e fazer as práticas vão assegurar que você consiga meditar.

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

