“Quando estamos aborrecidos, é uma oportunidade para nós sabermos o quanto crescemos em conhecimento…”

9 de outubro de 2009, Dresden

Após vários anos eu volto aqui, depois de seis ou sete anos, Dresden não é mais o mesmo lugar. Tanta transformação aconteceu aqui! Nós temos tudo, a raça humana, todo mundo muda. Você não é a mesma pessoa que era ontem. O que você era há dez meses atrás, você não é o mesmo hoje. Nós todos progredimos nos degraus da evolução. Nossos corpos mudam, mente muda, os sentimentos mudam, pensamentos mudam (olhando para a platéia) Alice muda! Mas tem uma coisa que não muda. Saber isto, reconhecer isto, se manter nisto é o que é espiritualidade. Para reconhecer a mudança, você precisa de algo que não mude. Apenas aquilo é eterno, estável. Para sentir estabilidade na vida, você precisa se segurar em algo que não mude. Porque apenas o que é eterno, o que é estável, pode trazer alivio, paz. Ninguém está interessado em paz temporária. Ok! Diga-me se você está interessado em 10 dias de paz? Não. Nós queremos paz permanente e estável. O conhecimento que te dá está paz, este amor que enleva o espírito, a isto eu chamo de espiritualidade.

Momentaneamente algumas nuvens podem vir. Seus sentimentos podem mudar, mas você ganha alguma estabilidade. Para esta estabilidade, veja a vida sob uma perspectiva mais ampla. Aprenda a relaxar, meditar alguns momentos todos os dias.

Estão todos aqui?

100%?

Agora estão aqui. Agora, quando eu faço esta pergunta, de repente a mente vem aqui? Não é? Você sabe que nós não aprendemos sobre a nossa respiração. A respiração tem tanto potencial de cura e meditação tem ainda mais.

P. O que você pensa sobre tempo? Os físicos modernos dizem que o tempo é evolutivo. Qual a sua experiência sobre tempo?

Sri Sri: Você sabe que a filosofia Vedanta tem dito isto há muito tempo. Tempo e mente são conectados. É impressionante ver a correlação entre tempo e mente. Nós temos um pequeno livreto sobre tempo.  Se você estiver interessado, pode lê-lo.

P. Como lidar com o medo?

Sri Sri: Pranayama ajudará. Sudarshan Kriya ajudará. Meditação ajudará. Dê seu medo para mim. Você voltará para casa com um sorriso.

P. De onde você consegue poder e idéias para tantos projetos difundidos? O que você faz quando não está se sentindo bem?

Sri Sri: Você sabe que todo o poder vem de apenas uma fonte. Tudo vem quando você está conectado com a fonte mais alta.

P. O que é essencial para os seres humanos?

Sri Sri: O que é essencial para os seres humanos é amor, e amor é a nossa própria natureza. Você só precisa relaxar um pouco. Se você está tenso, você é incapaz de perceber sua verdadeira natureza. Quando você está descansado, então você percebe o propósito da vida humana.

P. Você pode, por favor, falar sobre suicídio dos fazendeiros e comida geneticamente alterada?

Sri Sri: Suicídio dos fazendeiros é um grande problema nos países  em desenvolvimento. Algumas companhias, que estão produzindo comida geneticamente alterada, estão comprando sementes originais de fazendeiros pobres e queimando-as. O que é mais necessário hoje é educar os agricultores analfabetos. A Arte de Viver tem trabalhado em 520 vilarejos onde os fazendeiros estão recebendo a devida educação. Agora, em todos estes vilarejos, onde os voluntários trabalharam e educaram as pessoas, o suicídio parou completamente. Mas ainda há muito mais para ser feito. Nós precisamos trabalhar muito mais.

P. Quão longe pode uma pessoa violenta ir até que nós decidamos nos defender? Como separamos tolerância ou amor ou aceitação ou compreensão e auto-desafio?

Sri Sri: Tolerância não significa deixar qualquer um fazer um ato violento, mas violência não domina violência. Com sabedoria, sem ficar aborrecido, ou tenso, você deve terminar com a violência, do jeito que os médicos tratam os pacientes. Você sabe que o que nós fazemos é reagir à violência. Reação à violência não é bom, mas agir para prevenir violência é essencial.

P. Querido Guruji, e não sei se eu tomei a decisão certa. Eu tinha um relacionamento. Eu saí dele e depois o recomecei. Depois meu namorado fez o mesmo. É um novo começo? Eu tomei a decisão certa?

Sri Sri: Bem, o tempo lhe dirá. Você sabe que quando você está aborrecida, é uma oportunidade para nós sabermos o quanto crescemos em conhecimento. Quando nós assumimos a responsabilidade – eu fiz algo errado para alguém, então, 50% da tristeza diminui. Os outros 50% acaba quando você sabe que tudo mudará no futuro. Uma vez, um cavalheiro estava muito aborrecido com sua esposa. Quando lhe perguntaram porque ele estava aborrecido com a esposa, ele disse: “Por causa dela, porque eu a amo eu fico aborrecido com ela. Se eu não me importasse, porque eu brigaria com ela?” Você briga por que você tem um senso de propriedade, pertencimento. Por causa do senso de pertencimento, você briga e por causa do senso de pertencimento, você volta para junto. Não é? Mas há outras pessoas que você deve contatar, eu não sou experiente nisto.

P. Por que é diferente com você e outras pessoas?

Sri Sri: Eu não vejo nenhuma diferença. Se você acha algo, você deve me dizer. Talvez eu sempre me sinta em casa com todos, onde quer que eu vá, todo o tempo. Eu não tenho preocupações próprias. Eu não penso em mim mesmo. Talvez você também tenha pensado assim. Talvez não. Eu não tenho medo de ninguém. Eu sinto que qualquer pessoa, quer elas me conheçam ou não, pertencem a mim. Você pode também estar se sentindo assim. É você quem sabe. Não acha?

P. Como eu posso ser mais forte e mais comprometido com o caminho como você?

Sri Sri: Você já está comprometido. Não duvide de si mesmo. Você tem todas as virtudes. Na forma de semente, você tem tudo. Veja bem, um broto tem tudo que é necessário para ser uma flor. Apenas levará algum tempo. Todas as pétalas se abrirão e ele será uma flor plenamente desabrochada. Mesmo sendo um broto, tem tudo. Da mesma forma todo indivíduo é completo. Você precisa de um pouco de nutrição, um pouco de água. Então, saiba que você tem todas as virtudes dentro de você. Leva algum tempo. Faça pranayama, meditação e, em boa companhia, você verá acontecer mais rápido.

P. Eu vejo muita gente fumando e bebendo. O que eu faço?

Sri Sri: Eu também tenho a mesma pergunta! Educação, educação! Estas pessoas precisam vivenciar alegria mais elevada. Veja com Sudarshan kriya como rapidamente eles deixam o hábito. Nós faremos um programa para isto. Temos feito em alguns países e tem sido bem sucedido. 65% das pessoas ficam sem fumar. 30-35% voltam a fumar mas em quantidade reduzida. Antes fumavam 10 maços e agora fumam 2 maços.

P. Eu devo cancelar minha participação na Igreja? (eu pertenço a uma Igreja Católica).

Sri Sri: Você sabe que a escolha é sua. Você pode continuar a ser membro da Igreja, ou, se você não sente que pode participar, afaste-se. É sua própria escolha. Mas, se você é membro ou não, não é um grande problema. O que é mais importante é se você é um bom ser humano? Você é cheio de amor e compaixão? Você se interessa em ajudar os outros? Você está interessado em se conectar com os outros? Você pensa assim?

P. Como superar o medo de amor real e incondicional?

Sri Sri: Oh! Meditação. Quando você vai fundo em si mesmo, todos os tipos de medo desaparecem.

P. Como você sente que tem o campo energético e sabedoria?

Sri Sri: Bom! Esta é uma pergunta muito difícil. Você sabe que onde quer que eu vá, eu sinto que eu levo meu próprio campo energético.

P. Você pode, por favor, nos dizer a tradução dos mantras que estamos cantando?

Sri Sri: Mantras são apenas os sons, as vibrações. “OM NAMAH SHIVAYA”

Fala dos cinco elementos: terra, fogo, ar, água e espaço do qual somos feitos.

P. Você pode, por favor, nos dizer algo sobre a próxima transformação no mundo em 2012?

Sri Sri: Bons tempos. As pessoas serão  mais espirituais, mais amáveis, menos ambiciosas, com menos ódio e mais compreensíveis. Tudo é bom.  Tudo é verdadeiramente bom.

P. Que tal novos centros do Arte de Viver em Berlim e outros lugares?

Sri Sri: Bom, bom. Vocês se unem e fazem qualquer centro onde quiserem. Quanto mais pessoas vierem ao centro, elas se beneficiarão. É tudo que eu quero, todos serem felizes. Nós precisamos ter estes centros de felicidade onde as pessoas entram e saem felizes e pulando. Onde eles podem deixar todo seu estresse mental, tensão e mente pequena.

P. Por que é tão difícil para as pessoas entenderem umas às outras?

Sri Sri: Porque elas não entendem a si mesmas primeiro. Você não entende sua própria mente e tenta entender a dos outros. Isto fica muito difícil.

P. A homossexualidade é uma doença? Você pode, por favor, falar sobre isto?

Sri Sri: Em primeiro lugar, se você pensa que é uma doença, você já formou sua opinião. Tudo é uma inclinação filosófica da mente. Estas tendências podem sempre mudar porque tudo muda. Algumas pessoas que eu encontrei se tornaram homossexuais depois dos 40-50 anos e há outras que no começo eram homossexuais e depois eles tiveram família e filhos. Há todos os tipos de tendências no mundo. Nós não devemos discriminar ninguém por causa destas tendências. Nós devemos amar a todos, ajudar os outros a evoluírem em direção aos seus objetivos, seja quais forem os gols que eles determinaram para si mesmos. Você sabe que todas as necessidades do corpo são muito poucas, pequenas. Se você está preso às necessidades do corpo, nós esquecemos que somos algo maior, algo para o qual nós nascemos, a necessidade do espírito, a necessidade da alma. A necessidade espiritual de todos precisam ser realizadas. Infelizmente as pessoas estão emperradas em pequenas necessidades. Comida, entretenimento, companheirismo é o que os preocupa durante a vida e eles se esquecem do verdadeiro propósito da vida – se conectar com o ser universal. O verdadeiro propósito da vida é se conectar com o universo.

O texto acima é uma transcrição não editada do evento e poderá ser atualizado.

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

