Onde há sede, água também será disponibilizada.

P: Guruji, alguma mensagem particular que você deseja nos dar, qualquer coisa?

Sri Sri: Tenham uma visão. Andem com confiança. Eu estou com vocês. Caminhem com esta visão na sua vida e compartilhe esta alegria com os outros. A felicidade que nós obtivemos, nós precisamos trazer esta alegria para as pessoas a nossa volta, vocês não acham? Quantos de vocês sentem que suas vidas se transformaram?

[Público: Sim]

É nosso dever compartilhar e divulgar a felicidade que nós obtivemos.

P. Guruji, eu fiz o curso há alguns dias e minha experiência foi impressionante. Eu sou de Dhanbad em Jharkhand e eu quero que várias pessoas de Dhanbad vivenciem isto. Eu desejo que você vá lá para falar com os jovens e guiá-los no caminho certo.

Sri Sri: Sim, é claro.  Você trabalhará lá.

P. Guruji, você me abençoa?

Sri Sri: Você tem muitas bênçãos. Uma chuva de bênçãos em abundância.

P. Guriji, eu te amo.

Sri Sri: Você não tem escolha.  Eu não te dou outra opção.

P. Guruji, por favor, leve-nos com você. Eu preciso ter uma longa conversa com você. Não é possível fazê-lo me um minuto. Nós temos que ir para a faculdade em 5 minutos. Por favor, faz algum milagre para que possamos passar o dia com você.

Sri Sri: Para onde levá-lo? Eu estou em todos os lugares. Eu fico indo e vindo. Você está estudando no momento. Faça seus estudos corretamente, ok?

P. Guruji, eu te amo e por favor fique comigo todo o tempo.

Sri Sri: É claro.

P. Guruji, quando você virá a minha casa? Eu quero fazer pudim de arroz (kheer) para você e servi-lo.

Sri Sri: Se você quer fazer um pedido, então faça um grande pedido. Este é apenas um pequeno pedido. Se muitas pessoas desejarem a mesma coisa, então eu terei que mudar meu nome para Ganesh. Então, faça o pedido que todos parem de beber álcool e drogas, e tenham interesse por meditação. Mais e mais pessoas andem no caminho espiritual e comecem a viver no conhecimento. Descarte seus pequenos desejos e comece a abençoar as pessoas com o desejo que seus trabalhos sejam feitos. Este conhecimento tem tamanho poder, que você pode fazer qualquer coisa neste mundo. Você começa com a força de vontade, poder da mente. Quantos de vocês já vivenciaram isto? Vê, várias pessoas tem esta experiência. Você sabe que subirá de sucesso em sucesso. Não há opção de descer.

P. Você pode nos falar algo sobre ego e entrega?

Sri Sri: Ego é algo que restringe seu florescimento. Ego é você não ter suficiente confiança em si mesmo. Ego é não querer ser um tolo. Quem não quer ser tolo acaba sendo tolo. Então, você não tem escolha. Você ou aceita que é um tolo e se torna sábio ou não aceita que é um tolo e vira um de verdade. O ego não gosta disto. Ele diz: ‘eu não sou um tolo. Eu sou alguém’. Tenta impressionar alguém e se torna um verdadeiro tolo. Entendeu? Autoconfiança e o que te dá conforto. Um sentimento caseiro, simples, um senso de naturalidade com todo mundo. Senso de pertencimento com todos. E não se importando de ser um….

[Público: Tolo.]

P. Guruji, há alguma mensagem especial para nós?

Sri Sri: A mensagem especial é que você é muito especial. Todos vocês. Quando eu digo você, não é para uma pessoa só, mas pra nós. Todos vocês são muito especiais.

P: Um marido pode jejuar por uma uma boa esposa no Karva Choth (festival hindu)?

Sri Sri: Quando você faz jejum, todo o seu corpo se limpa. As toxinas são removidas do seu corpo e sua mente fica mais aguçada. Assim, qualquer desejo, qualquer meta que você tenha na mente, se realiza. Isto é a fé, uma lei e também tem base científica. Mas junto com jejuar, você precisa reforçar a determinação na mente. Assim, durante este dia, você deve ter apenas um pensamento na sua mente, que coisa boa aconteça para sua esposa. Nos tempos antigos, as pessoas costumavam jejuar com apenas este desejo. É tudo o poder da mente. É isto. Mas se sua mente está em algum outro lugar e você não come, então não haverá muito benefício. Sim, mas a máquina (corpo) ganha um pequeno descanso. O fígado fica funcionando 24/7. Então, este é um jeito de dar-lhe um descanso. Ok?

P:O que é sattva e qual sua contribuição nas nossas vidas?

Sri Sri: Sattva significa aquilo que traz harmonia, aquilo que faz você feliz, aquilo que faz você entusiástico, aquilo que traz conhecimento. Isto tudo é sattva.

Rajas faz você ir muito acima ou muito para baixo. Ou você fica muito excitado e sente que nem consegue segurar esta excitação ou fica muito para baixo. Isto são rajas.

Tamas é quando você se sente tão preguiçoso e tão negativo que você não quer fazer nada. Você não gosta de ninguém. Isto é tamogun. Então, quando você sente tamogun, levante-se e comece a trabalhar, então rajogun virá. Então, quando você estiver muito ativo, eu diria apenas para se recostar e relaxar, então você chegará a sattva. Assim, antes da meditação, faça algum exercício. Quando você o faz, o desassossego ou rajas dentro de você, se acalma. Então, você é capaz de meditar. Isto não aconteceu com vocês hoje? [Público: Sim]. Quantos desfrutaram da meditação? Levante a mão. [Várias pessoas levantam as mãos]. Vocês meditaram aproximadamente 20 minutos.

P. Como podemos superar os nossos sentidos?

Sri Sri: Vocês estavam agora sentados em meditação? Seus olhos estavam fechados? Vocês tinham algum desejo além do de ouvir minha voz? Isto significa que de um jeito, os ouvidos estavam fechados. A boca também estava fechada? Vocês não falavam nada? Então, todos os sentidos estavam abafados, só então você é capaz de meditar. Meditação aconteceu, sim? Quando você dorme 6 a 8 horas, você permanece nos seus sentidos ou em não-sentido.Vocês está entendendo? Então, descanse. Fique satisfeito na sua mente. Seja feliz. E quando você estiver em estado de amor divino, nada vai aborrecê-lo. Veja, durante as provas, a luxúria não te perturba. Quando te perturba? Quando você não tem nada para fazer, quando você se senta desocupado, não é?

P. Isto é para a juventude do Yes!+. Que seva/serviço pode ser dado para os jovens do Yes!+? Nós dizemos a eles para organizarem cursos e trazer conhecimento para mais pessoas. Isto é suficiente ou há mais alguma coisa que posse ser feita?

Sri Sri: Você sabe que pode fazer estas coisas.  Acelere, e principalmente sugira às pessoas a fazerem mais meditação e cursos.

P. Como tomar as decisões mais importantes na vida, as decisões que mudem sua vida inteira?

Sri Sri: Até agora quais foram todas as decisões você tomou? Você está feliz com estas decisões?

[Resposta: um pouco sim, um pouco não.]

Então, a vida continuará assim, entendeu? Algumas vezes você toma boas decisões, então você vê o lado positivo. Veja, tudo tem um lado positivo e tudo têm seus lapsos. Então, se você focar apenas nos lapsos, então todas as decisões que você tomar, você se arrependerá. Mas se você vir o lado positivo, você ficará feliz e contente. E quando mais feliz e contente você estiver, mais coisas assim acontecerão na sua vida.  Entendeu?

P. Eu não consigo as coisas com facilidade na vida. Recentemente, meu caso estava evoluindo e foi recusado.

Sri Sri: Ouça, você criou esta noção na sua cabeça, que você não consegue as coisas na vida com facilidade. Quem te disse isto? Primeiro, remova este rótulo da sua mente, ok? Seja lá o que você quiser, você pede e segue em frente com confiança, ok? Não pense que você sempre falha, que suas coisas começam ao acaso. Isto está errado. Não acontece deste jeito. Todos enfrentam problemas inicialmente. Nunca aconteceu de ninguém enfrentar nenhum problema inicialmente, e nunca acontecerá deste jeito.

P. Eu fiz o curso básico há 4 dias. De alguma forma eu consegui ter coragem para fazer esta pergunta. Eu nunca ouvi você antes. Mas neste momento eu estou sentindo algumas vibrações. É diferente. Não sei se eu sou capaz de expressar isto ou não. Eu quero perguntar, qual é a essência, o poder em você?

Sri Sri: Não tenho a menor idéia.

P: Como nos libertamos de carma ruim de vidas passadas?

Sri Sri sings “Paap kya punya kya to bhulade, kal kal kal ki chinta mitade”.

Esqueça-se do que é carma ruim, do que é bom carma, liberte-se das preocupações com o amanhã. Não há nada melhor que Pranayama, que pode te libertar de suas impressões passadas. Seva, satsang e sadhana. (Serviço, dança e celebração e práticas espirituais).

P. Eu tenho ouvido suas palestras e lido seus textos de conhecimento. Agora eu quero atingir o nível onde eu seja capaz de viver este conhecimento, ser sensível como você, sendo capaz de escutar as dores das plantas também. Eu também quero atingir este nível.

Sri Sri: OK, onde há sede, água também será disponibilizada. E se você tem conflitos na sua mente, não se preocupe. Os conflitos na mente não estão reduzindo? Isto continuará a acontecer. Aumente o nível de Sattva em você e os conflitos não permanecerão com você, por muito tempo.

P: Eu não sou capaz de manter nenhum trabalho que faço. O que devo fazer?

Sri Sri: Seja qual for o trabalho que você faz você não é capaz de mantê-lo por muito tempo. Você não precisa mantê-lo por muito tempo. Você o mantém por algum tempo ao menos? Algum tempo? Bom. Então, aos poucos aumente esta permanência um pouco mais tempo, um pouco mais tempo, um pouco mais tempo.

P. Algumas vezes eu fico confuso se é minha mente ou se é meu verdadeiro ser. Como eu posso esclarecer qual é qual?

Sri Sri: Você sabe que as dúvidas sempre vêm quando algo é positivo. Você sabia disto?  Quantos de vocês não sabem? Levantem as mãos. Você sabe se alguém lhe diz: “eu te amo muito”. Você diz: “verdade?”mas se alguém lhe diz: “eu te odeio”, você nunca diz: “verdade?”, correto? E similarmente, você duvida das suas capacidades; você nunca duvida das suas fraquezas. Se alguém lhe pergunta se você é feliz, você diz: “oh, eu não tenho certeza!”.  Mas você tem certeza sobre sua depressão. Correto? Então, é por isso que nossas dúvidas são sempre sobre algo que é positivo. Nós duvidamos da honestidade de alguém, nós nunca duvidamos da desonestidade de alguém.

P. O que você quer dizer por ateu?

Sri Sri: Ateu? Você sabe que é muito difícil ser um ateu. Porque um ateu diz: “eu não acredito em nada”. Se ele

Realmente não acredita em nada, então ele não deve acreditar nas palavras que ele está dizendo. “Digo, eu não acredito em nada exceto em mim mesmo.” É isto que ele deveria dizer. E pergunte-lhe: você realmente acredita em tudo o que diz? Então, isto significa que você estagnou. Você não está progredindo. Porque quando você progride na vida, tudo muda. Então, é extremamente difícil ser um ateu. Se você é um ateu, você deve dizer: eu não acredito em nada, o que significa que nem na palavra que você fala você acredita. Entendeu?

P. Guruji,  no seu conhecimento semanal você tem dito para nunca termos ambição. Você pode comentar sobre isto?

Sri Sri: Eu não disse assim. Seja ambicioso, mas não seja super ambicioso.

(Do escritório de Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

