Não importa quanta escuridão exista, ela não afeta a Luz

P: Se uma pessoa tem dois Gurus espirituais, a qual ela deve seguir?

Sri Sri: Se você está confuso, por que você está me envolvendo nesta confusão?! (Risos). Não importa o que eu digo, sua mente ainda estará em conflito. Se eu disser para você seguir o outro Guru, você diria que eu lhe rejeitei. Se eu disser para você me seguir, mesmo assim você perguntaria por que eu lhe pedi para deixar o outro. Veja um em todos e todos em um (aplausos). O Guru que você teve anteriormente lhe preparou para estar aqui. Você decide. Você está satisfeito por estar aqui? Está centrado? Está estabelecido em seu Ser? Respeite todos os caminhos mas comprometa-se a um caminho. Desse modo você não ficará confuso. Você chegou a este caminho, fique nele. Seja brincalhão, seja feliz; veja se seu sorriso aumenta. Se isso não acontecer, até mesmo eu lhe direi para ir para outro lugar. (Aplausos).

P: Vairaghya (desapaixonamento), Moksha (liberação) & Siddhi – Isto é escapismo ou o caminho para iluminação?

Sri Sri: O caminho da iluminação é liberdade/liberação. Querer liberdade não é escapismo. A liberdade permitirá que você cumpra seu dever sinceramente.

P: Qual é o meu dever como ser humano?

Sri Sri: Por que você faz esta pergunta? Depois você vai me perguntar se você é um ser humano ou um rato! (Risos).

O dever é o que instiga você, o que pede por ação. Quando você não o faz, você se sente insatisfeito. Seus sentimentos e a sociedade lhe dirão qual é o seu dever.

P: Se ser vegetariano está prescrito na Espiritualidade, de acordo com a Bíblia, Jesus não era vegetariano! Como reconcilio os dois?

Sri Sri: Eu realmente não posso comentar sobre isso. Há um livro completo sobre cristianismo, O Evangelho de Tomás, a favor do vegetarianismo. O Evangelho de Tomás também fala sobre Pranayama. A bíblia foi escrita décadas depois de Jesus, então o que deve ser considerado autêntico está também em questão.

Considere as coisas boas das escrituras. Não há nenhuma menção à TV ou a aviões na Bíblia. Ninguém pergunta por que eu devo usá-los. Há certas coisas não mencionadas na Bíblia mas que, sendo boas para você, você faz.

O conhecimento é tanto antigo quanto moderno. Respeite conhecimento antigo e aceite conhecimento moderno.

A ciência moderna diz que vegetarianismo é a melhor prática de alimentação. Então vire vegetariano. Isso é bom por vários lados – tanto para você quanto para o planeta. Então aceite e reconheça esta sabedoria.

P: Guruji, meu irmão começou a escrever um livro mas morreu há 10 anos. Por favor, abençoe-me para que eu complete o livro.

Sri Sri: (Guruji deu bênçãos e disse que cada ser humano é um livro em si mesmo – uma novela. Se eles estão no caminho espiritual, haverá um final feliz. Se não, haverá uma tragédia.)

Numa biblioteca temos todos os livros – o mundo inteiro é uma biblioteca. A corrida humana é parte desta biblioteca. Há apenas um único autor para todos estes livros e Ele comanda o mercado e ninguém o toma dele! Apenas alguns, que estão acordados, veem que estas são todas histórias.

Alguns Bhaktas (devotos) reconhecem isto e se alegram. E você é um dentre esses poucos. Se você pensa que não é, vire um agora mesmo. Você é um membro eterno desta biblioteca.

P: Como sei se estou progredindo no caminho espiritual?

Sri Sri: Sua dúvida em si prova que você progride no caminho. Se não houvesse nenhum progresso, você teria dito isto com convicção – eu realmente não fiz nenhum progresso.

P: Desta vez, você veio depois de 5000 anos. Você me levará com você ou eu terei que esperar mais 5000 anos?

Sri Sri: Qual é a pergunta? Isso é mais uma imaginação, não é? Então você tem planos para voltar? (Risos). Ok, vamos ver, ajustaremos nossos tempos (Mais risos).

Uma vida não é suficiente? Não é suficiente apenas voltar no mesmo tempo. Você deve estar ciente também do Mestre.

P: É correto dizer que, se você tem Guru numa vida, você terá o mesmo Guru em todas as outras vidas?

Sri Sri: Você quer deixar o trabalho do Guru incompleto nesta vida? Quer ficar preso nesta vida e deixar o conhecimento restante para a próxima vida? Então você não precisa de um Guru nesta vida!

P: Por que a verdade é sempre testada?

Sri Sri: Porque mentiras não resistem a uma prova. Quem não estudou não vai fazer o exame. Quem se preparou para o IAS fará o exame. Quando você tiver confiança que irá passar, prosperar, então estará pronto para fazer a prova.

O que emerge com sucesso após passar pelas provas e julgamentos é a verdade.

P: Nós relacionamos ego com ser. Seria ego quando Krishna, Jesus e outros mestres pediram que as pessoas se rendessem somente a eles?

Sri Sri: O ego quer que os outros pensem muito de você, adorem você. Se alguém diz alguma coisa, veja de onde as palavras vêm. Procure pelo espaço de onde essas palavras vêm. O discurso deles não teve origem na mente pequena, mas em algum outro espaço. Jesus disse: eu sou o único caminho. Estas palavras são de um espaço diferente – uma voz interior, voz divina.

A maneira como uma mãe diz a seu filho: “faça como eu falo!” – isso não é ego, mas sentido de pertencer.

A maneira como um professor diz a um aluno: “faça o que eu falo!” – isso não é ego.

Ego é artificial. Ego é quando você quer esconder seu erro. Sendo um livro aberto, você pode interagir com pessoas com uma mente / coração abertos. Caso, enquanto trabalham juntos, você sinta que se tornou egoísta, então não tente se livrar do ego.

Dizer: ‘retiro meu ego’, faz seu ego maior. Também nem tente mantê-lo. Ser natural é o único jeito.

Sri Sri conta uma história…..

Sri Sri: Se nos encontramos uma vez, nunca mais somos separados. Há muito tempo, a cerca de 30 anos, eu viajava de Dharwad a Delhi – uma viagem de 24 horas. Em nosso compartimento havia um rapaz. Conversamos um com o outro. Então 20 anos mais tarde ele encontrou-se comigo nos Jardins de Vrindavan.

Ele era muçulmano e já tinha se casado e tido filhos também. Ele veio a mim e disse:  “Encontrei-o num trem há 30 anos. Depois daquele dia toda minha vida mudou. Lembro-me de você todos os dias e esperava encontrá-lo outra vez. Por favor abençoe minha esposa e filhos.”

A conexão existe na mente todos os dias. Há pessoas do Irã, Iraque e Mongólia que eu nem sequer conheço, mas que dirão como o Guruji é próximo a elas.

Se há distância na mente, então há distância mesmo quando se vive na mesma casa. Nem mesmo uma distância de 1000 milhas importa.

P: Às vezes perguntas surgem em minha mente e são respondidas quando sento-me em meditação. No entanto, às vezes, eu não recebo nenhuma resposta. Isso ocorre por que não há conexão?

Sri Sri: Não há conexão?! Quer dizer que você não recebe o sinal? (Grande risada).

Caso isso só ocorra algumas vezes, está ok. Talvez  seja uma pergunta difícil e eu não tenha uma resposta! Talvez seja por essa razão que a conexão fique quebrada! (Grande risada)

P: Não é importante controlar a população e a  inflação neste país? Como podemos fazer isso?

Sri Sri: Para controlar a inflação, não deve haver desperdício. Mais pessoas devem se interessar pela agricultura. Você não deve desperdiçar comida. Mantenha em casa apenas a quantidade que necessita. Deixe o hábito de guardar verduras para os próximos dias. Antigamente, as pessoas comiam alimento fresco. Mas agora, por causa das geladeiras, as pessoas começaram a armazenar alimento nelas. Sabia que a geladeira causou inflação? (Risada). Mude este hábito da geladeira e prefira o fresco, fresco.

Para a população, isso tem um lado positivo. É devido ao tamanho da nossa população que nossa cultura e herança sobreviveram. O grande número populacional da Índia é uma bênção.

Em outros lugares menos populosos, como Austrália e Inglaterra, a cultura está sendo erradicada. A população regional é insignificante lá. Nem mesmo 200 anos de regime britânico podem destruir nossa cultura. A razão principal para isto é a população.

P: Você sempre diz que nós devemos render nossa tristeza a você, mas sinto-me culpado em dar todas minhas preocupações e problemas a você.

Sri Sri: Você sabe que qualquer desperdício dado a Dharti ma (Mãe Terra) é devolvido a nós como estrume e flores! Então, se a Mãe Terra pega seu lixo, eu sou menos que isso? (Som de risada e aplauso).

Temos o poder de transformar todas suas tristezas em felicidade e alegria. Não importa quanta escuridão exista, ela não afeta a Luz. Quando você vem ao ashram, você já não se sente bem? (Um sonoro SIM!).

Devotos: Nós sabemos que você é a Luz, Guruji!

© Fundação Arte de Viver

Um pensamento sobre “Não importa quanta escuridão exista, ela não afeta a Luz

Deixe um comentário

