‘Meditação é a melhor forma de oração’

Índia (Centro Internacional Arte de Viver, Bangalore) 18 de setembro (véspera do festival de nove dias do Navratri*)

Há dois tipos de comportamento que nós devemos prestar atenção. Um é quando nós vamos para dentro de nós mesmo, nós dizemos que tudo está ok. Nem uma folhinha de grama se move sem a intervenção divina. Deus tem nos mantido assim, logo, que assim seja. Tudo está ok.

Está é o comportamento para quando você tem que ir em para dentro de você mesmo (nivriti).

Quando você tem que vir para fora e trabalhar (Pravritti), então você vê perfeição em todos os pequenos detalhes. Onde quer que você veja imperfeição, você deve prestar atenção para corrigí-la. Encontre meios de melhorar em todas as coisas.

Então, enquanto agimos, nós vemos onde nós podemos melhorar e o que podemos mudar. Quando nos recolhemos em meditação e dizemos que tudo é perfeito, só então podemos nos concentrar.

Usualmente, quando as pessoas fecham os olhos e se concentram, eles dizem: ‘isto não está ok, aquilo não está ok’ e encontram defeitos em tudo. Eles não podem nem meditar nem ficar quietos. E em atividade, as pessoas pensam que tudo está ok do jeito que está, por que devemos fazer algo? Então, ficamos perdidos.

Então, quando estamos agindo, nós vemos o que podemos fazer e quando nos recolhemos nós dizemos que está tudo ok. Este comportamento ajudará você a ir mais profundamente na meditação.

Eu não quero nada.

Eu não faço nada.

Eu não sou nada.

Estes são os princípios básicos da meditação. Nós temos que prestar atenção e eles.

Desta forma, Navratri começará amanhã. São nove dias e nove noites de conexão interna com a Divindade.

Nestes nove dias, vamos manter todas as coisas pequenas, os pequenos desejos, requisitos, as pequenas questões que nos incomodam – todas em um canto e apenas dizer ao Divino: ‘Que seja feita Sua vontade. Eu sou Vosso, que Sua vontade seja feita.’

Com esta convicção, enquanto você evolui, fazendo suas práticas, nada te faltará. Tudo que você precisa, virá para você naturalmente, espontaneamente.

Então, nós continuamos o nosso sadhana, nossas práticas com uma confiança de que seremos cuidados, que nós estamos protegidos.

Navrati é um tempo em que todos as nossas necessidades – físicas, mentais e espirituais, são cuidadas pelo Divino. Ao mesmo tempo, ajudem-se uns aos outros, ajude todas as pessoas que precisarem da sua ajuda. São nove noites, é muito auspicioso e enleva o espírito.

Yagyas (pujas) são feitos há milênios para trazer paz, prosperidade, dissolver os carmas negativos e enlevar o espírito humano. Tem sido praticado por um longo tempo.

É melhor evitar eventos sociais e comentários mundanos com as pessoas. Apenas seja você mesmo. Se você tiver que falar, apenas fale com sabedoria ou coisas essenciais. É melhor não se sentar para fofocar. Nestes poucos dias, o melhor é se manter na sabedoria Divina.

P. Uma vez você disse que fazendo seva todos os nossos problemas se resolvem. Eu tenho vindo aqui para fazer seva; os meus problemas se resolverão?

Sri Sri: Sim, definitivamente eles se resolverão. Para que todos nossos problemas se resolvam, duas coisas são necessárias: uma é nosso esforço (purushartha) e a outra é graça (krupa). Deus está dentro de nós. Nós somos a personificação da consciência absoluta (chaitanya swaroop). Não há nada nos separando. Está dentro de nós, no nosso formato. O que fazemos exteriormente, para fazer pooja, é para criar a atmosfera.  Mas o propósito de tudo isto é trazer a visão para o íntimo do ser.

P. Você pode explicar porque nós rezamos para Shiva, mesmo Shiva sendo chamado de destruidor?

Sri Sri: Shiva não é  apenas o destruidor; Shiva significa o transformador, a consciência que é advaita, que é não-dual, a consciência única, Mahadeva. O Shiva pooja-Rudrapooja é a mais antiga yagya que une todos os cinco elementos, através de cantoria e usando os cinco elementos. Esta cerimônia é feita para enlevar a consciência humana.

P. Qual o objetivo da nossa vida?

Sri Sri: Esta é uma pergunta que você deve ponderar a respeito. O que é que você quer? É uma pergunta muito importante. Pondere sua resposta – o que é que você precisa? Então, tudo que é importante na sua vida irá se destacar e o que não é importante, cairá.  Priorize, então, o que você considerar que é importante, várias vezes. Quando você ponderar e nada mais sobrar, então, você encontrará o seu objetivo. Até então, é bom você repetir o processo.

P. Eu não sei como rezar, eu entendo meditação mas eu não entendo oração. Como se reza?

Sri Sri: Meditação é a melhor forma de oração. Rezar é : ‘Oh Deus, dá-me isto, dá-me aquilo’  ou ‘Oh, eu sou muito agradecido porque você me deu isto ou aquilo.’

Mas meditação é apenas repousar e esta é a melhor forma de rezar. Rezar acontece quando você está totalmente desamparado ou quando está muito agradecido. Há duas situações na sua vida. Ou você está desamparado, quando não tem alternativa. Como quando você está com muita sede e precisa de água, você diz: por favor me dê alguma água. Por favor, ajude.

Pedir ajuda é uma forma de oração. Agradecer é outra forma. A terceira é apenas repousar, ficando quieto.

A terceira é a mais suprema forma de oração.

Você pode ficar agradecido por tudo o que você tem tido, esta é uma forma de oração. Você não precisa usar sentenças específicas ou frases ou versos para isto.

Os yagyas que têm sido feitos aqui não são apenas um tipo de oração. É uma técnica, um procedimento. Você não precisa entender o que os cantos significam. Os cantos, as vibrações têm impacto no nosso corpo todo, na mente e no meio ambiente. Esta é a coisa mais importante sobre os yagyas. Não é pedir a Deus por isto e aquilo. É apenas cantar estas shlokas. Ouvir os cantos é ainda mais benéfico. Você não precisa cantar com eles. Apenas ouvir, o som cria vibrações na consciência.

P. Onde estão Shiva e Shakti?

Sri Sri: Ambos estão entre nós. Você se localiza como se estivesse imerso num oceano de bem-aventurança, no oceano de energia cósmica, energia Divina, energia de Shiva, energia de Shakti. Isto é o que é meditação.

*Festival de nove noites de celebração da Divindade que penetra em tudo, na forma da Mãe Divina .

(Do escritório de Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

2 pensamentos sobre “‘Meditação é a melhor forma de oração’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s