‘Aceite a vida em sua totalidade, esta é a maneira de estar centrado’

O que Sri Sri disse hoje

India (Centro Internacional da Arte de Viver, Bangalore), 9 de Setembro:

P: Se alguém não é um Brahman, poderia fazer Upnayana* e obteria reconhecimento social?

Sri Sri: Sim.

P: Diz-se que sadhana e meditação influenciam a mente. O alimento, igualmente, tem um efeito na mente?

Sri Sri: Sim, o alimento tem um impacto na mente. Diz-se ‘jaisa ann waisa mann’, assim como é o alimento, também é a mente. O alimento influencia sua mente, pensamentos e comportamento.

P: Qual é a origem do OM?

Sri Sri: O OM é a origem de tudo mais.

P: Como eu posso  me amar e me respeitar? E quebrar um padrão que esta em mim desde que eu tinha sete anos?

Sri Sri: Esqueça isso, tome-o como certo. E assim será. Se você tentar se amar, estaria com problemas. Quanto mais esforço você faz, mais tempo leva para que você perceba isso. Então, acredite que todas as pessoas realmente se amam e você também se ama.  Você é amor. O amor não é um ato, ele é um substantivo.

P: Por que é tão simples ser complicado?

Sri Sri: Se você pensa que é tão simples ser complicado, então é complicado ser simples! Então você pode facilmente aceitar que a vida é uma mistura de complicação e de simplicidade. E se você não quer fazer somente coisas simples todo tempo em sua vida, e quer fazer algo complicado também, então, você faz algo que é tão complicado e que lhe tornara simples.

P: Consumir alimento não-vegetariano é um pecado?

Sri Sri: Comer alimento não-vegetariano não é sáttvico. De modo que o que não é sáttvico não lhe dá  felicidade e nem lhe dá  conhecimento ou iluminação. O progresso avançado na jornada espiritual estará em risco pelo consumo de uma dieta não-vegetariana.

P: Qual é a dieta ideal para  o pessoal das forças armadas? Hoje o álcool e o não-vegetarianismo são predominantes em quase toda parte.

Sri Sri: Não, você pode evitá-los. Cada vez mais pessoas estão tornando-se vegetarianas e abstêmias no mundo de hoje. Houve uma época em que o alimento vegetariano raramente estava disponível nos campus das faculdades fora da Índia. Hoje o vegetarianismo está em toda parte. As pessoas estão recorrendo ao vegetarianismo por razões da saúde,  para evitar o risco de câncer e de muitas outras doenças. Assim o vegetarianismo tornou-se muito mais popular e vai se tornar ainda mais nos anos por vir.

P: Na conversa sobre Ganesha, você não falou sobre riddhi e  siddhi. Você poderia falar agora?

Sri Sri: Riddi e  siddhi vêm com  a divindade. São parte dela. Mesmo que você não queira os siddhis, eles virão. O mesmo acontece com riddhi. Riddhi significa abundância, vários tipos de abundância e esplendor.

P: Marido e a mulher realmente foram feitos um para o outro? Como isto é possível?

Sri Sri: Eu não estou qualificado a falar disso. Você deve perguntar a eles (aqueles que são casados). Acontece assim, quando estão apaixonados, sentem que foram feitos um para outro. Quando tem problemas então querem saber se sua união realmente foi criada no céu ou no inferno.

P: Eu estou sempre me perguntando, como você parece perpetuamente tão renovado e tão encantador?

Sri Sri: Bom. Continue querendo saber. A curiosidade dentro dos olhos de qualquer um já é a maravilha. As crianças são tão bonitas, você sabe por que? Porque têm ‘maravilha’ em seus olhos. Maravilhadas.  Sendo assim estou feliz que você está mantendo essa maravilha em seus olhos e se fazendo muito mais bonita, muito mais encantadora. Todos

deveriam querer saber sobre algo ou sobre o outro. A maravilha indica Vida. Quando você perde toda a maravilha em sua vida, torna-se muito inerte, maçante e sem-vida. Maravilhar-se é sinal de vida. E é por isso que a natureza criou tantas coisas para nos maravilhar e fazer a vida fantástica!

P: O que significam os símbolos nos pilares

(no Vishalakshi Mantap) – Salão de Meditação no Ashram?

Sri Sri: Todos os símbolos são dos vários credos existentes no mundo. Vê-se o OM, o som universal primordial. Abaixo dele vê-se o DharmaChakra do Budismo. Então vê-se na segunda coluna, a Cruz, o símbolo do Cristianismo e então a Pena, que é o símbolo da crença do nativo americano. Então vê-se a mão, que é o sinal do Jainismo. Abaixo estão o Turbante e a Espada, que são os símbolos do Sikhismo. Então temos a Concha e o Disco, que são símbolos do Vaishnavismo uma linha do Hinduismo. Abaixo temos o Shintoismo e Taoismo. Ai temos o Islamismo. Abaixo do Islamismo, do Taoismo, o Ying e o Yang. Então temos símbolos de outras crenças nativas. Na extremidade baixa temos o judaísmo e abaixo deste, o símbolo do fogo  Zoroastriano. Assim, quase todos os credos do mundo estão representados aqui.

P: Mesmo que eu faça sadhana regularmente, muitas vezes fico agitado com as coisas. Como tratar desta agitação?

Sri Sri: Ficar agitado para livrar-se da agitação vai se transformar num grande obstáculo. Quando se sentir agitado, aceite a agitação. Aceitar a própria agitação trará um efeito calmante. Ao contrario, ficar agitado para livrar-se da agitação, trará uma reação em cadeia de agitação. Aceite a vida em sua totalidade esta é a maneira de estar centrado. Uma vez que você está centrado, você é a fonte da criatividade. Você será a fonte de felicidade, de alegria e de amor.

P: Como reagir em uma situação onde se vê injustiça sendo feita às pessoas a nossa volta ou a  nós mesmos?

Sri Sri: Quando vir injustiça, você deve se posicionar contra ela. E se posicione com habilidade, não seja insensato. É preciso ter habilidade, poder e apoio para se posicionar e precisa se unir quando se posicionarem contra a injustiça.

P: No livro ‘Celebrando o Silêncio’ você mencionou que anuvrat pode até ajudar a livrar-nos dos apegos e das complicações. Explique por favor.

Sri Sri: Anuvrat significa fazer um vrat (promessa), mesmo que seja uma promessa pequena. Com promessas bem pequenas podemos nos mover em direção a Sadhana importantes. Estes são passos. Dando passos bem pequenos, nós recebemos força na vida.

P: Porque algumas pessoas ainda vivem com ódio e ego, mesmo depois de fazerem o curso da Arte de Viver? Como lhes ensinar a linguagem do amor?

Sri Sri: Traga-os ao satsang repetidas vezes. Às vezes, mesmo tendo boas intenções na mente, a pessoa tende a cair por causa das companhias (que escolhem). Isto se chama sanghdosh. As pessoas são boas e desejam escolher o caminho certo, mas devido à más companhias não são capazes de implementar seus bons pensamentos. Assim, o satsang é muito eficaz e vital. Inspire os outros e traga-os para o satsang. Da mesma maneira que as pessoas empurram as outras a cometerem atos errados, também às vezes precisamos puxar as pessoas para o bem.

P: Nós desejamos os prazeres dos sentidos, do ganho pessoal e do poder. Os desejos desaparecem  um de cada vez ou todos juntos?

Sri Sri: Às vezes os desejos dissolvem um de cada vez, às vezes todos juntos. Assim que o anurag (devoção) surge na vida, tudo mais se dissolve. Quando há amor e devoção você verá que toda a negatividade se remove sozinha. Quando há um aumento de satva na vida, apegos e aversões devido a rajoguna e tamguna removem-se sozinhos. Para alguns, acontece lenta e gradualmente, alguns submetem-se à infelicidade extrema e ali (os apegos e aversoes) caem. Deixam-nos cair por causa da infelicidade.

P: Há técnicas diferentes para conseguir siddhis diferentes (perfeições/poderes)?

Sri Sri: Ek hi saadhe sab sadhe, sab saadhe sab jaaye, se você seguir uma coisa conseguirá tudo, mas se você quer tudo, não conseguirá nada.

P: A atmosfera do Ashram é muito bonita. É fácil praticar seva, satsang e sadhana aqui, mas difícil no mundo exterior. Eu receberei mais mérito aplicando o conhecimento no mundo exterior?

Sri Sri: Sim, é valido. Eu igualmente tenho o hábito de ensinar o Gita nos campos de batalha. Onde quer que haja guerra, Gita é ensinado. Sim, é fácil aplicar o conhecimento aqui. Você começa aqui, então onde quer que você sente pode meditar e onde quer que você medite poderá, você mesmo,  criar tal atmosfera (como a do Ashram).

*Cerimônia de discussão sagrada

(Do escritório de Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s