‘Se alguém te prejudicou, modifique-o’

O que Sri Sri disse hoje

Índia (Centro Internacional Arte de Viver, Bangalore, 5 de setembro

P. Se um político no poder é corrupto e causa sofrimento para várias pessoas, é correto rezar para que ele morra?

Sri Sri: Reze para o sadbuddhi dele (bom senso) e se não melhorar, reze para que ele seja removido de sua posição de poder. Em vários templos, você verá rakshasas (demônios) esculpidos na entrada. Ainda assim, o lugar deles do lado de fora ou sob os pés de Deus. Se eles se sentam no trono principal, então há problema.

P. Quando eu não consigo ver você ou perco o Sudarshan Kriya ou satsang eu fico muito aborrecido. Eu estou ficando apegado a você ou à Arte de Viver?

Sri Sri: Este apego é bom.

P. Diz-se que a inspiração para uma ação vem da consciência e também que uma ação é inspirada por samskaras (impressões passadas). Qual dos dois é verdade?

Sri Sri: Ambos são verdade em níveis diferentes. Uma ação cria uma impressão associada na mente (samskara) e com a samskara, a Consciência Suprema é vivida. Então pense no que fazer e no que não fazer.

P. Por que a vingança é ruim quando a natureza também dá para todo ser humano o resultado das próprias ações dessas pessoas?

Sri Sri: O sentimento de vingança não é para seres humanos, é animalesco. O sentimento de se vingar perturba fortemente. Até que você alcance, você fica no inferno. O próprio pensamento de vingança te coloca no inferno. Você sofre e os outros também sofrem, não há ganho para ninguém. Educar os outros é importante. Se alguém te prejudicou, explique-lhe e o modifique. De outra forma, você não conseguirá melhorar a situação. Todavia, mantenha-se acautelado. Se alguém te trai, isto mostra sua ignorância. Nós podemos ser inteligentes e dar conhecimento para os outros. Quando o pensamento de vingança vier, pense no quanto ele pode te prejudicar e olhe o que você tem a ganhar.

(Do escritório de Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s