‘Não lute com as emoções negativas e nem fique amigo delas’

O que Sri Sri disse hoje:

Índia (Centro Internacional da Arte de Viver, Bangalore), 2 de Setembro:

P. Eu tenho uma posição de elevada autoridade em meu estado e sou bem respeitado e conhecido. Quando eu vou a um outro lugar, às vezes eu me sinto menos importante. Eu tendo a questionar minha identidade. Como superar isso?

Sri Sri: Você deve saber como usar um terno – e também como retirá-lo! Todos são reis em seus territórios. Saiba permanecer em um estado de Akinchan – eu não sou ninguém. A jornada da vida é de  ‘eu sou alguém’ para ‘eu não sou ninguém’ e então ` eu sou todos’. Geralmente a jornada é de ‘eu sou algo’ a ‘eu não sou nada’ a  ‘eu sou algo’ outra vez! Sente no Satsang e deixe que sua identidade dissolva. Dissolver e perder a identidade é Samadhi, é divertido. Você percebera que  é imortal.

P. Qual é a sua visão para a Arte de Viver como organização?

Sri Sri: A espiritualidade é a linguagem da Nova Era. Você constrói sua própria visão. Eu pediria para você ser um drishta (aquele com a visão), você pode criar sua própria drishya (visão). O divino te dá o sono, você cria seu próprio sonho.

P. Numa escala de um a mil, se a pedra vale zero e seres humanos valem cem, em qual nível estão os seres restantes?

Sri Sri: Qual é a necessidade de qualificar? Tudo pertence a Um, e é parte d’Ele. Este Um tomou estas infinitas formas . Mesmo no zero ou no cem, há tudo. Até uma pedra tem  jadta (prana baixa) e chaitanya (consciência). Jad e chaitanya, ambos, estão fundidos em Brahma (criação). São parte de Brahma. O senhor Krishna diz no Bhagawad Geeta, “Este maya também vem de Mim, o mundo inteiro está em Mim, contudo em nada estou.” A filosofia do Bhagawad Geeta pode parecer confusa. Sem uma experiência verdadeira, a filosofia parecerá apenas princípios. Mergulhe profundamente dentro de si para a verdadeira experiência do Ser.

P. Como posso remover emoções negativas através do conhecimento? Se eu tento persistir, elas resistirão e se nada fizer, elas ainda assim permanecem.

Sri Sri: Não lute com as emoções negativas e nem faça delas suas amigas. Com yukti (habilidade), a respiração e a perspectiva correta, toda a negatividade pode ser removida. No Ashtavakra Geeta se diz: através da solução correta, supere a mente com a solução correta.

P. Na família de Shiva, cada vahaan (veículo – geralmente um animal associado com uma forma de Deus) é inimigo do outro no reino animal. Há um touro, um rato, um pavão etc. Contudo vivem juntos em paz. Por que é assim?

Sri Sri: O elemento pacifico, o Ser não dual que é Shiva reúne a todos e a tudo harmoniza.

P. O que significa o espírito de busca?

Sri Sri: Esta sua pergunta é um exemplo do espírito de busca. O que você esta perguntando é em si a resposta. É parecido com alguém perguntando o que é som?

(Do escritório da Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

