‘Quando você está cheio de amor Divino, não há desejo de liberação nem tristeza devido à ligação.’

Índia (Centro Internacional Arte de Viver, Bangalore) 26 de agosto:

P. As mulheres foram barradas do conhecimento de Yoga e Mantra no passado. Mesmo hoje, algumas instituições continuam com este costume. Qual a razão por traz disto?

Sri Sri: Não é claro onde exatamente está prática foi descontinuada. Na Índia antiga de muito tempo as mulheres usavam Janeyu. As deusas Parvati e Gardi usam. Está também ns escrituras. Em algum momento a corrente se quebrou, mas será revivida.

P. Mesmo depois de ouvir a sabedoria, se o apego a uma pessoa surge e ele não é realizado terei que ter outro nascimento?

Sri Sri: O apego é liberado com kripa (graça), kaal (tempo) e seva (serviço).

Assuma que você já teve graça e dê prioridade ao tempo e serviço. Não é que todos os apegos e desejos serão realizados. Qualquer um que seja necessário e bom para você, lhe será dado. Aquele que não for importante, for uma ilusão da mente, será descartado – esta deve ser sua prece.

P. Como aumentar a seva bhav (intenção de servir)?

Sri Sri: Não tente aumentar seva bhav. Nós assumimos que nos falta disposição para o serviço e queremos aumentá-la. Mas isto não acontece! Por isso assumimos que temos seva bhav em abundância. O que pára você de fazer seva é a preguiça. Você pode se livrar da preguiça dando importância à dieta correta e algum exercício. Fazer seva sozinho pode ser difícil, então faça-o em grupo. Por isto diz-se: “Ekastapasvi, dhwiradhyayi” – quando você tiver que fazer adhyayan (estudo), faça-o em grupo. Quando você faz tapas (penitência), faça-o sozinho. Da mesma forma, quando você fizer seva, faça em grupo. Isto leva a um maior entusiasmo e menos cansaço.

P. Como obter mukti (liberação) enquanto se vive em casa?

Sri Sri: Até enquanto se vive em casa, o desejo de liberação cresce, certo? Se o desejo está lá, então a liberação não está longe. Usualmente, quando nós ficamos cansados de algo, queremos nos libertar. Quando se está cheio do amor divino, não há desejo de liberação nem tristeza, devido à ligação.

(Do escritório de Sua Santidade Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s