‘A mente não vagueia, ela está a procura de mais e mais. A sede por mais levará ao Ser Supremo.’

O que Sri Sri disse hoje:

Índia (Centro Internacional Arte de Viver, Bangalore), 28 de agosto:

P. Estou começando a experimentar a futilidade da existência. Por que eu estou aqui? Há confusão, o que devo fazer?

Sri Sri: Boa sorte! É boa sorte quando a identidade pequena se dissolve e se atinge a maior. Todos buscam prazer para a mente (mann), mas ter uma consciência prazerosa é algo diferente! Cada pequena parte do corpo está embebido de amenidades. Há uma diferença entre entretenimento e alegria. Entretenimento traz felicidade no curto prazo. Meditação penetra no corpo todo na forma de vibrações. Nós  assumimos que nossos gostos e padrões de pensamentos, desejos e frustrações são nossa identidade. Quando isto se desfaz,  começa-se a pensar “quem sou eu?” Isto é ok, é o primeiro passo. Todavia, você deve praticar Sadhana (práticas espirituais) e estudar. Satsang é muito importante. Todas as escrituras também explicam a importância do Satsang, de outra forma a mente tende a vagar e se perder em outras coisas.

P. Eu começo minhas práticas com entusiasmo mas logo ele amortece, algo me distrai. Por que acontece que mesmo sabendo o que é certo, não se faz?

Sri Sri: Por causa do rajogun, raiva e desejo aumentam. Quando o desejo aumenta, a vontade também aumenta.  Nós progredimos dois degraus para o sattva e então voltamos para atrás devido ao desequilíbrio no rajogun. Assim, mesmo enquanto estiver no caminho, uma pessoa tende a vagar ou a se distrair. Ahara Shuddho Sattva Shuddhi – nos estágios iniciais, um sadhak (buscador) tem que prestar atenção a natureza da comida que consome.

Também é importante ter-se isto no momento certo.  Para o Sage aperfeiçoado, não há necessidade disto. A consciência dele é intocada. A comida tende a influenciar a mente o corpo e o comportamento. Devido ao aumento do rajogun, vem a irritação e em seguida vem a raiva. Quando nós estamos no Satsang, sattva aumenta.

P. Com sua orientação, não há nenhuma discriminação com base em religião, mas por que há símbolos religiosos diferentes aqui (no salão de meditação Vishlakshi Mantap)?

Sri Sri: Eles estão nos pilares, não na mente e coração. Se alguém se diz hindu, jaina, etc, nós devemos dizer-lhe para pendurar no pilar e ser livre por dentro.

P. Durante a meditação, minha mente vagueia muito. Quando ela irá se acalmar?

Sri Sri: A mente não vagueia, ela está a procura de mais e mais. A sede por mais levará ao Ser Supremo. Um vislumbre do Ser é o suficiente para trazer de volta. Pelo menos você está consciente que a mente vagueia. Esta é uma grande coisa. Algumas vezes as pessoas nem isso sabem. Uma vez sabendo disto, significa que isto irá voltar. Os desejos te levam para longe do Ser. Pequenos desejos podem perturbar a meditação, diga-se a si mesmo que nesta hora “eu não quero nada.” O segundo é dizer para si mesmo “eu não faço nada.”

O terceiro sutra (princípio) é “eu não sou nada.” Não pense que você tem que meditar, apenas se sente e seja oco e vazio. Você não deve tentar nada. Estes 3 sutras são muito importantes.

(Do escritório de Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s