‘Quando a ação e a meditação são balanceadas a vida floresce naturalmente’

O que Sri Sri disse hoje:

(Centro Internacional Arte de Viver, Bangalore, Índia), 20 de agosto:

P. Como viver sem expectativas?

Sri Sri: Se você souber que a alegria das expectativas é menor que a alegria inesperada, é suficiente. Você não deve tentar conseguir fazer isto, deve acontecer naturalmente.

P. O que é atma (alma)?

Sri Sri: Quem pergunta? Porque você tem vida, você está perguntando. Se você tem uma mente você esta fazendo está pergunta e se você tem um corpo, a mente pergunta.

De um jeito is neti neti (eu não sou o corpo, eu não sou a mente). De outro jeito é ‘eu sou tudo’ (eu sou a mente, eu sou o corpo, eu sou a força da vida). Atma (alma) é o oceano, a força da vida é a onda.

Quem fez este lindo corpo? A atma tem que criar, sustentar e destruir. Do mesmo jeito que a água vira vapor e forma a nuvem. A nuvem, então, dá a chuva. O poder de mover de uma forma para o amorfo está presente em todas as células.

P. Como obter moksha (libertação)?

Sri Sri: Através do conhecimento. Se existe escravidão, existe libertação. Para ser livre da ignorância você precisa de conhecimento. A mente deve voltar-se para dentro. O silêncio leva a mente para dentro de si mesma e ajuda a reconhecer ‘quem sou eu’.

P. Como obter silêncio?

Sri Sri: Esta é a razão de você ter vindo aqui. Com seu interesse crescendo o silêncio se aprofunda. Saber diferenciar o que é permanente e o que é mutante é viveka (discrição). Pensamentos são mutantes mas o conhecimento está conosco.

Numa loja, você compra uma vasilha. A vasilha é permanente mas o leite ou o arroz que você coloca na vasilha não o é. As casas ficarão, mas as pessoas mudam. As pessoas que construíram o templo Tanjore se foram, mas as pedras ficaram. Na nossa vida algumas coisas são permanentes – amor, vairagya (desapego) são assim. Conhecer esta diferença é viveka.

P. O que faz um hábito ser bom ou mau?

Sri Sri: Se você vir aqueles que fumam, são eles bem-aventurados? Não, mas se você disser para eles não fumarem, suas faces mostrarão raiva ou ódio. Não há alegria em fumar, mas há tristeza sem isso – este é um mau hábito.

As práticas que trazem esforço no curto prazo mas felicidade no longo prazo são boas praticas. Saber disto é viveka.

P. Dizem que as mulheres não podem estudar Vedas (escrituras). Por que é assim?

Sri Sri: Em um certo momento, pessoas egoístas disseram isto. Alguns Brahmins fizeram este erro. Mulheres de todas as castas podem estudar os Vedas. Mas você deve transmitir propriamente. Tradicionalmente, se os rituais que seguimos são úteis, então continue. Se são tolos, descarte-os.

P. Qual a importância do rangoli*?

Sri Sri: É nosso costume. Manter-se limpo, tomar banho e fazer um rangoli. Aqueles que vierem vê-lo, mesmo antes de entrarem na sua casa, eles vêm algo lindo. O ambiente fica lindo. Pequenas formigas e insetos desfrutam a comida que é usada para fazer rangoli. Olhem as vilas onde este costume não é praticado – as estradas ficam bagunçadas. Estes pequenos costumes energizam o corpo também.

P. Por que a disciplina é tão importante?

Sri Sri: Disciplina traz liberdade. Quando nós temos disciplina em algumas áreas, temos liberdade nelas também. Bhakti (devoção) é além disto, transcende. Você não precisa praticar disciplina onde há devoção. Você precisa de disciplina apenas para o que não é próximo ao seu coração. Você precisa de disciplina para se exercitar, mas não para jogar críquete. Quando nos temos a sankalpa (intenção) e o fazemos, isto é bom para a gente. Se não fizermos, nada acontece a Deus, nós apenas sentimos a fisgada às vezes.

P. Os mantras podem mudar o que os astrólogos prevêem?

Sri Sri: Mantras têm poder. É bom cantá-los. Isto não significa que o que os astrólogos dizem não é verdade. Nós devemos praticar dana (caridade), yagna (ritual védico) e boas vibrações vêm até nós.

P. O que é carma? Por que algumas pessoas são felizes, algumas são pobres, etc?

Sri Sri: Você entenderá a lei por traz de tudo, quando você explorar seu íntimo.

P. Como fazer com que está vida floresça?

Sri Sri: A vida floresce no descanso. Duas coisas são importantes na vida: quando nós estamos em Nivriti (meditação), nós temos que ver tudo OK e acreditamos que tudo está sendo feito por Deus e Ele está cuidando de tudo. Quando nos fazemos isto, força, sabedoria e devoção aumenta e Pravritti (ação) surge automaticamente. Quando nós chegamos a Pravritti e vemos erros em tudo, nós podemos corrigí-los mas se a tendência de achar erros fica para sempre, nós ficamos frustrados. Então, nós precisamos de um equilíbrio em ambos –‘está OK’ e ‘não está OK’. Nós também precisamos ter a força para corrigir o que não está OK.

Pravitti é saber que se não estiver correto, nós podemos e iremos corrigir. A crença que tudo está OK, estará OK no futuro e ‘eu estou OK do jeito que sou’ é Nivriti.

Quando Pravitti e Nivriti estão equilibrados, a vida floresce naturalmente.

P. Qual o objetivo dos sonhos?

Sri Sri: Há cinco tipos de sonhos:

  1. Sonhos nos quais experiências passadas se repetem na consciência.
  2. Os que mostram desejos e medos.
  3. Sonhos intuitivos – que prevêem o que vai acontecer.
  4. Sonhos que não são relacionados a você mas são ao lugar onde você está dormindo. Por exemplo, se você está dormindo na China você pode ter sonhos em chinês.
  5. Uma mistura de todos os outros tipos.

99% dos sonhos que você tem pertencem a quinta categoria, então é sábio não dar muita importância a eles. O sábio acredita que o próprio mundo é um sonho. Seja o que for que vivenciemos com os órgãos dos sentidos é a impressão do mundo em nós. O que fizemos há algumas horas é apenas um sonho no momento presente. Não há muita diferença entre a memória e um sonho.

*Rangoli- decoração colorida do chão, tradicional na Índia.

(Do escritório de Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s