Uma promessa feita na ignorância não tem importância

O que Sri Sri disse hoje:

“Uma promessa feita na ignorância não tem importância”

Índia, (Centro Internacional da Arte de Viver, Bangalore), 17 de agosto de 2009:

P: Qual é o benefício do Mantra japa?

Sri Sri: O Mantra japa definitivamente beneficia você. Mantra aumenta poder mental e energia. A semente do mantra “Omkar” é comum em todas as religiões indianas – seja no Jainismo, Budismo, Hinduismo, Zoroastrianismo ou Sikhismo. Você pode cantar Om Namah Shivaye.

P: O dever, seja pelos pais ou por Deus, é igual para todos. Mas por que apenas Brahmans usam Janeyu*?

Sri Sri: Janeyu era um símbolo representando que a pessoa tem três tipos de responsabilidade – pelos pais, pelo guru e pela sociedade. Janeyu era usada para lembrar a pessoa dos seus deveres. Então depois do casamento isso seria dobrado, simbolizando o dever pela esposa também. Assim é como era – isso servia para todos, seja Brahman ou Kshatriyas. Mas em algum momento esta prática foi interrompida. A pessoa deve manter viva a intenção de ter responsabilidade em seu coração, apenas usar janeyu não é suficiente.

P:  Guruji, você chega e muda toda a atmosfera. O que nós podemos fazer para alcançar o mesmo?

Sri Sri: É sua responsabilidade transformar a atmosfera onde quer que você vá. Você pode fazer isto também. Ao fazer meditação e práticas, nosso corpo produz tais vibrações para que todos ao nosso redor recebam o benefício, não apenas nós mesmos.

P: Krishna deve ter gasto três horas para dar o conhecimento do Bhagwad Geeta a Arjuna. O que os outros estavam fazendo enquanto isto?

Sri Sri: Dizem que recitar o Bhagwad Geeta demorou muito, mas o que Krishna contou a Arjuna enquanto passava o conhecimento de Geeta, ele não levou muito tempo para fazer isto. Ele transmitiu o conhecimento através da sua visão (drishti) e isto começou a se manifestar dentro de Arjuna. O tempo é ilimitado. Para lembrar o que você fez nos últimos cinco anos, você não levará cinco anos. Vai levar menos de meia hora.

Semelhantemente, não há tempo na consciência. O conhecimento em nossa consciência está além do tempo. Então para se lembrar disso, não precisa de tempo.

P: Como atingir o poder de visão que Sanjay teve no Mahabharata?

Sri Sri: Estando centrado. Quando você experimenta a profundidade da meditação, então você adquire conhecimento naturalmente. Não há esforço envolvido, nem precisa que as escrituras apodreçam.

P: Quanto devemos confiar numa pessoa? Se alguém perde sua confiança, o que fazer?

Sri Sri: Eduque-os e esqueça-se disto.

P: Fiz uma promessa a alguém mas agora sei que isto não estava certo. Como posso livrar-me de minha promessa?

Sri Sri: Se a promessa que você  fez dá paz a alguém, então você deve cumprí-la. Se ela causa dor a ambos, a você e a outra pessoa, então apenas siga adiante. Uma promessa feita na ignorância não tem importância.

P: Quando a Índia terá um bom governo e quando nós ficaremos livres do terrorismo?

Sri Sri: Todos vocês se interessam por isso. Normalmente as pessoas dizem que se você está no mundo espiritual, você não deve envolver-se com política de jeito nenhum, mas não é assim. Você deve trabalhar para oferecer justiça à sociedade. O ateísmo e o comunismo aumentaram em nosso país porque as pessoas espirituais não trabalharam contra a injustiça. Ficaram quietas. Portanto, as pessoas perderam sua fé. Em estados grandes como Tamil Nadu, o ateísmo se expande por causa da inércia por parte dos devotos. Muita injustiça aconteceu contra o dalits, mas as pessoas religiosas e espirituais não fizeram nada.

P: Em sânscrito, cada palavra tem o significado escondido em si mesma. Então qual é o significado de Akshar?

Sri Sri: Akshar significa algo que não pode ser destruído. O arroz também é chamado Akshat porque ele não pode ser destruído. Você come arroz e ele se transforma na energia vital que leva a jeev (ser), o que de novo leva à energia vital. Ele sempre está no corpo. Essa é a razão pela qual até mesmo um grão de arroz não é destruído. Em física, dizem que um átomo nunca pode ser destruído. Nossos antepassados trouxeram esta verdade à tona há milhões de anos atrás. Então eles disseram que nem um grão sequer é destruído. Ele pode perder sua forma, mas nunca é destruído. Shar significa destruição. Akshar significa o que não pode ser destruído. Como uma semente que nós semeamos e nunca é destruída – ela adquire formas diferentes e existe no espaço. Suas vibrações nunca são destruídas.

P: Como ser um instrumento da graça do Guru (Gurukripa)?

Sri Sri: Sendo mais agradecido. A pessoa que sempre reclama fica um pouco longe da Graça. Quando nós somos agradecidos por qualquer coisa que Deus nos deu, então nunca falta nada para nós e a graça continua eternamente.

P: Mesmo depois de fazer Seva, Sadhna e Satsang regularmente, por que a dúvida surge na mente?

Sri Sri: Nossa dúvida é sempre sobre uma coisa boa. Nós não duvidamos da desonestidade de ninguém, só de sua honestidade. Se alguém é honesto, nos perguntamos se ele é realmente honesto. Nós não perguntamos se ele é realmente desonesto! Nós não duvidamos de um ladrão, nós duvidamos de um homem bom. Então duvidamos da existência de Deus.

*Corda branca usada ao redor do corpo

(Do Escritório da Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s