‘Até que o amor seja transformado em devocão, não há satisfação’

O que Sri Sri disse hoje

‘Até que o amor seja transformado em devocão, não há satisfação’

Índia, Centro Internacional da Arte de Viver, Bangalore, 14 de agosto de 2009

Está página de conhecimento foi dada por ocasião do Janmashtami (Festival celebrando o nascimento do Senhor Krishna)

Estamos celebrando o 5.139o aniversário do Senhor Krishna. Ele viveu por 125 anos.  Krishna não é uma vyakti (pessoa) mas shakti (energia). Krishna diz: ‘As pessoas pensam que eu estou na forma humana, mas eu sou ananta shakti (a energia que não tem fim).  Aqueles que Me vêem nos outros e os outros em Mim nunca estão longe de mim.  Eu estarei sempre com eles.”

Todos os navarasas estavam presentes em Krishna. Krishna era poorna kala avataran (a encarnação completa).

Krishna é a consciência. O propósito da celebração é para se conscientizar que Krishna está em mim e não diferente.

No Bhagwat Geeta, Senhor Krishna diz, “A pessoa que vê todos em Mim e Me vê em todos, para essa pessoa, Eu nunca estarei escondido e ele nunca estará longe de mim.”

A vida do Senhor Krishna tem todos os nove rasas (sabores). Por exemplo, ele foi malcriado como uma criança, um guerreiro, a alegria personificada e uma fonte de conhecimento. Ele era um perfeito amigo e guru. Nunca houve nem nunca haverá um amigo como Krishna.

Despertar o Krishna na nossa consciência, é o jeito certo de celebrar Janmashtami. ‘Krishna não está longe de mim, nem separado de mim, ele está dentro de mim’: este sentimento irá encher sua vida com Krishna.

Para entender Krishna, transforme-se em Radha ou Arjuna ou Uddhava. Três tipos de pessoa procuram refúgio em Deus. O amante, o extremamente infeliz e o sábio. Uddhava era sábio, Arjuna o extremamente infeliz e Radha era amor. Logo, todos eram bons. Arjuna não era triste por si mesmo, mas pelo mundo todo. Fica entristecido pela humanidade é o dharma (obrigação) de um humano. Então, quando esta dor pela humanidade desperta no coração e você não souber o que fazer e o que não fazer – então sua vida estará cheia de Krishna.

No campo de batalha, Krishna diz a Arjuna para se tornar um Yogi. Krishna também se apresenta como Yogeshwar (Deus da Yoga).  Siga o que Krishna disse: “Veja todos em Mim e Me veja em todos” e torne-se um yogi.

Não tenha medo de nada e seja útil para todos. Krishna nunca ralhou com Arjuna, ele não o fez se sentir culpado. Ele sempre incentivou Arjuna. Ele lembrou Arjuna que todas as virtudes já estavam dentro dele. Ele não precisava trabalhar para obtê-las.

Krishna nasceu à meia-noite, quando todos dormiam. Quando todos os sentidos dormem, o conhecimento de si próprio acorda. Isto deve ser interpretado espiritualmente. Deh (corpo) é Devaki*, Prana (enegia vital) é Vasudev*.  Quando o corpo e a energia vital se unem, então a bem-aventurança que nasce desta união se chama Nandlala**. Quando Krishna nasceu, todos os guardas dormiram. Os guardas representam os sentidos e a bem-aventurança é além dos sentidos. A prisão representa o corpo e o rio Yamuna, amor. O rio Yamuna subiu para tocar nos pés do pequeno Krishna. Isto significa que o amor era tão intenso que não conseguia se conter de tocar os pés do Senhor.  Até que o amor se transforme em devoção, não há satisfação.  Então, quando o amor acontece com uma coisa, pessoa ou situação, não é completo. Todavia, amor atinge o pico quando vive o toque do Divino.

A história tem uma fantástico significado por trás. Por isso nossos ancestrais não restringiam a história no tempo e lugar – é um permanente contínuo fluxo, acontece diariamente. Esta é a essência de Bhagwat.

*Devaki, Vasudev – os pais de Krishna.

**Nandlala – outro nome para Krishna

(Do escritório de Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s